Corolla Cross será o Toyota brasileiro mais exportado, vai para 22 países

Corolla Cross será o Toyota brasileiro mais exportado, vai para 22 países
O Toyota Corolla Cross tailandês: Brasil será polo de exportação do SUV na América Latina

SUV que começa a ser produzido no Brasil será vendido em boa parte da América Latina e Caribe (PEDRO KUTNEY, AB)

O Corolla Cross, SUV médio-compacto que começou este mês a ser produzido comercialmente em Sorocaba (SP), será o Toyota brasileiro mais exportado de todos os tempos, chegando a 22 países da América Latina e do Caribe. As vendas do modelo no Brasil serão iniciadas oficialmente em 25 de março e alguns embarques para mercados externos já foram feitos.

Masahiro Inoue, CEO da Toyota Latin America, afirmou que o projeto de produzir o Corolla Cross no Brasil desde o início levou em consideração a exportação do modelo para todos os mercados da região. Com isso, o País será o maior polo de produção do SUV no mundo, à frente da Tailândia e de Taiwan, os únicos dois países asiáticos onde ele também é fabricado no momento.

“O Corolla Cross não é produzido na América do Norte ou no Japão, a América Latina será o maior mercado e polo de produção do modelo em todo o mundo. Nossa intensão é desenvolver e fabricar no Brasil produtos para exportação”, disse Masahiro Inoue.

Com isso, o novo SUV vai superar em larga medida o desempenho internacional de sua versão sedã produzida em Indaiatuba (SP) desde o fim dos anos 1990, o Corolla, que atualmente é exportado do Brasil para apenas cinco países: Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e poucas unidades para o Peru.

Atravessar o oceano e exportar o Corolla Cross brasileiro a outros mercados fora da América Latina “é um sonho”, diz Inoue, que admite ser “difícil de alcançar no momento”. Segundo o executivo, os custos de produção mais elevados no Brasil tornam quase impossível a concorrência com as duas fábricas asiáticas onde o modelo é feito.

Mas Inoue destaca que a América Latina é estratégica para a Toyota no mundo, porque é uma das poucas regiões ainda com espaço para aumentar o índice de motorização da população e os meios de mobilidade: “Essa é uma combinação rara hoje no mundo, onde a maior parte dos mercados está saturada. Se olhar para o mundo, o Brasil é um dos poucos que tem potencial para crescer muito, por isso a produção de veículos não vai acabar nunca aqui, e se o País trabalhar sua competitividade pode se tornar um polo de exportação”, avalia.

Fonte: Automotive Business

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