Por Vitor Matsubara
O controle de estabilidade precisa equipar todos os carros novos produzidos no Brasil ou importados para cá desde o dia 1º de janeiro de 2024.
Atualmente, apenas alguns modelos vendidos no país não saem de fábrica com o item. Para resolver essa situação, o site “Motor1” aponta duas saídas: a maioria deles deve ganhar o equipamento, que já é oferecido em versões mais caras, enquanto outros (como o Peugeot 2008) podem ser descontinuados.
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Além do equipamento, as luzes diurnas de condução, alerta de uso do cinto de segurança e alerta de frenagem de emergência também passam a ser mandatórios.
No caso das luzes de condução diurna (também conhecidas pela sigla “DRL”), não há necessidade de ser em LED, desde que o sistema halógeno seja mais forte do que uma luz de posição. Já o alerta de frenagem é o sistema que liga o pisca-alerta ou aciona as luzes de freio para informar o motorista que vem atrás sobre a frenagem.
Na homologação de veículos, há mudanças nas regras de testes de impacto com a obrigatoriedade da realização do impacto lateral. Essa alteração, porém, atinge apenas novos projetos, com exceção de veículos com capacidade superior a oito passageiros ou com mais de 3,5 toneladas, que não precisam atender todas as normas em 2024