“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Conheça fornecedores do novo Jeep Commander

08/10/2021

Maior e mais sofisticado SUV de sete assentos já projetado e produzido no Brasil tem nacionalização em torno de 70% Pedro Kutney, AB)

Terceiro Jeep produzido no Brasil, na fábrica de Goiana (PE), o Commander é também o maior e mais sofisticado deles, e primeiro veículo da marca desenvolvido no País. Assim como os irmãos menores Renegade e Compass, o novo modelo é construído sobre a plataforma Small Wide do Grupo Stellantis, mas com uma carroceria bem maior, que tem três fileiras de assentos para abrigar até sete ocupantes. 

A produção começou em agosto e as primeiras unidades do Commander serão entregues aos compradores no mercado brasileiro a partir do fim de outubro, em 2022 serão iniciadas as exportações para outros países latino-americanos. Ainda não foi definido se outros mercados fora da região vão receber o modelo.

O SUV de grande porte oferece os mesmos dois tipos de powertrain do Compass: o recém-lançado motor T270 produzido pela Stellantis em Betim (MG), 1.3 turboflex de 185 cv com etanol, tração 4×2 com transmissão automática Aisin de seis marchas; ou o 4×4 turbodiesel T380 de 2 litros e 170 cv com câmbio automático de nove velocidades da ZF, ambos importados, mas o Commander já usa o propulsor diesel com tecnologia mais avançada, Euro 6, de controle de emissões de poluentes.

> Baixe aqui o arquivo em PDF do Raio-X novo Jeep Commander

Com plataforma e motorização iguais, o Commander compartilha muitos componentes e fornecedores com os outros Jeep produzidos na mesma fábrica pernambucana. O novo SUV brasileiro já nasce com índice de nacionalização de componentes em torno de 70%, reunindo no projeto diversos fabricantes de componentes instalados no País, tanto dentro do Polo Automotivo Jeep em Goiana como também fora do complexo. 

Desenvolvido no Brasil, o Commander agrega algumas das principais tecnologias globais de segurança, conectividade e conforto. São apenas duas versões (Limited e Overland) muito completas, que saem de fábrica com sistemas como 7 airbags, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa, leitura de placas de velocidade, estacionamento semiautônomo (park assist), controles de estabilidade e de tração, faróis full LED, quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas integrada à plataforma Adventure Intelligence, carregador de celular por indução, bancos dianteiros com ajustes elétricos e abertura elétrica do porta-malas.

Mais aguardado lançamento da marca Jeep este ano, com nível de localização que estimula e traz escala para a cadeia nacional de fornecedores da indústria automotiva, o Commander é o veículo retratado na mais recente edição do Raio-X, levantamento periódico exclusivo realizado pela consultoria IHS Markit em parceria com Automotive Business. O estudo lista 55 fornecedores instalados no Brasil de 61 componentes, sistemas e insumos para produzir o SUV.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?