Condição do fluido de freio interfere no funcionamento das peças do sistema

Fluido de freio, quando contaminado ou fora da especificação, pode comprometer o cilindro mestre e provocar perda da eficiência da frenagem
Condição do fluido de freio interfere no funcionamento das peças do sistema

O cilindro mestre tem como função transmitir a pressão hidráulica dos freios para as rodas, um item fundamental para o funcionamento da frenagem. Por isso, motoristas devem ter atenção não só na hora da manutenção, mas também no dia a dia ao usar o veículo. “Uma das causas de comprometimento do cilindro mestre e perda de eficiência do sistema de freio está relacionada ao fluido de freio contaminado ou uso de fluido não especificado”, alerta Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.

Segundo Marchiniak, é fundamental verificar o estado do fluido de freio em toda a revisão do sistema, bem como o período indicado para a troca. Caso ele esteja contaminado, além da perda de eficiência do freio, pode danificar outros componentes do sistema, como o cilindro mestre. “Se precisar substitui-lo, observe sempre a especificação para cada veículo no manual do proprietário”, complementa.

A Controil possui 66 anos de história e conta com amplo portfólio de cilindros mestre, fabricados dentro das normas internacionais de qualidade, com borracha de fabricação própria, perfeito acabamento e sem rugosidades. Seus produtos estão sempre em evolução constante. Para atender os novos sistemas de freio que contam com tecnologias ABS, ESP e EBD, recentemente, lançou nova geração de cilindros mestre.

Sobre a Controil – Fabricante de componentes para freios hidráulicos e polímeros com atuação em OE e no mercado de reposição, a Controil, uma marca Frasle Mobility, tem 66 anos de atuação. Possui planta fabril em São Leopoldo-RS, com padrão de qualidade de excelência e tecnologia de ponta em processos de manufatura, com certificações ISO 9001/2000 e IATF 16949.

Líder no mercado nas linhas de cilindro mestre e servo freio, a Controil produz também cilindro de roda, cilindro de embreagem, kits de reparo, além de mangueiras injetadas e materiais de borracha para vedação, reunindo o portfólio mais completo em seu segmento de negócio.

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO