CONAREM realiza estudo de mercado do setor de retíficas

Dados mostram que empresas do setor possuem, em média, mais de 30 anos e que um terço das empresas entrevistadas atua com injeção mecânica e eletrônica
CONAREM realiza estudo de mercado do setor de retíficas

O CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas, faz estudo para traçar o perfil das retíficas no Brasil. A iniciativa da entidade tem como objetivo levar cada vez mais informações aos retificadores para que possam comparar com os resultados médios do mercado e, assim, utilizarem no planejamento de seus negócios. “O estudo, que teve a participação de cerca de 100 retíficas de 16 estados, mostra considerada ideal para efeitos estatísticos, foi custeado pela entidade e realizado com total confidencialidade em todos os processos”, informa José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM.

Os dados apurados pela empresa MDC sobre o perfil das empresas revelam que a média de tempo de atuação das retíficas no mercado é de 33,8 anos. Analisando os serviços prestados, todas as retíficas declararam que montam motores. “Um ponto fundamental, pois além de agregar qualidade ao conjunto, a retífica amplia e até dobra o faturamento do motor, resultando em maior lucro operacional”, comenta Laguna.

Além disso, o presidente da entidade destaca também que um terço das empresas atua com injeção mecânica e eletrônica, 24% recuperam turbos compressores, 16% prestam serviços elétricos e 13% trabalham com freios e suspensão. “Números que confirmam que muitas retíficas abrem outras frentes, vendendo serviços complementares para ampliar o valor do tíquete médio por veículo”, afirma. Outro dado que mostra que as retíficas buscam agregar valor é que 72% delas participam da Rede União Nacional de Peças.

O estudo também revela que as empresas com gestão profissional apresentam uma diferença de mais de 33% entre o faturamento médio comparado com as retíficas familiares e de mais de 129% com as empresas de gestão individual. “As empresas que possuem gestão profissional faturam mais que as de gestão familiar e individual”, ressalta.

O Informativo Integração Nº 18 contém mais detalhes sobre o perfil do negócio, como comercialização de peças, indicadores financeiros e econômicos, e pode ser acessado no site do CONAREM (https://www.conarem.com.br/integracao-informativo-conarem/integracao-informativo-ano-18-n-05/).

Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retíficas, o Conarem incorporou as principais associações estaduais e tornou-se uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento organizado e sustentado do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor. 

Mais informações
Verso Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
http://versoassessoriadeimprensa.com.br/
https://www.facebook.com/verso.assessoria

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO