Como o Fiat Fastback tentará enfrentar dois VW de uma vez só


Apesar de o estilo SUV cupê sugerir uma rivalidade direta com o Nivus, modelo chegará com porte e preço para roubar clientes do T-Cross (Por Leonardo Felix)
Como o Fiat Fastback tentará enfrentar dois VW de uma vez só

A BMW descobriu uma nova mina de ouro ao lançar, em 2007, o X6, um SUV cupê grandalhão derivado do X5. Usava a mesma estrutura do irmão, só que com espaço interno e porta-malas menores, por causa do caimento do teto. Ainda assim, cobrava mais caro por conta do estilo inovador, e muita gente resolveu pagar.

Tal onda se perpetuou entre as marcas premium. A própria BMW expandiu o conceito para um modelo um pouco menor, o X4, enquanto a Mercedes-Benz lançou uma linha “Coupé” dedicada a SUVs e a Audi expandiu a linha de produtos “Sportback” aos utilitários esportivos. Até a Volvo entrou na jogada, com os produtos da família “C”, como o C40.

Faltava a moda pegar entre as marcas generalistas, inclusive no Brasil. A Renault teve uma oportunidade única de inaugurar a tendência anos atrás, com o médio Arkana, como já contei nesta outra coluna. O bonde passou, os franceses ficaram para trás e foi a Volkswagen, em uma manobra ainda mais ousada, com o compacto Nivus, que resolveu bancar a aposta.

Fiat Fastback mantém a rivalidade com a VW

Quem acompanha a indústria automobilística mais de perto sabe o quanto Fiat e VW costumam se perseguir feito gato e rato em nosso mercado. Tudo que uma faz a outra faz ou pelo menos tenta fazer também. Por exemplo, o Mobi só existe por causa do extinto Up!, e o mesmo vale para o Argo com relação à sexta geração do Polo.

No caminho inverso, a marca alemã criou o Taos para brigar com o Jeep Compass e, desde 2018, namora o segmento de picapes intermediárias com a Tarok, uma possível futura rival – embora cada vez menos materializável, aparentemente – da Toro.

Pois as duas rivais mais uma vez vêm se empurrando mutuamente a dois novos e quase inexplorados filões de mercado. Sim, porque só a existência do Nivus explica o lançamento, em setembro deste ano, do Fastback, inédito SUV cupê também compacto desenvolvido pela Fiat. 


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Na contramão, a VW prepara para 2025 a chegada do VW246 ou A0 SUV, um utilitário esportivo menor do que Nivus e T-Cross, nascido para enfrentar mais “ombro a ombro” o Pulse. Mas aqui é que vem a tentativa de pulo do gato da Stellantis, porque a Fiat usará dois produtos para enfrentar não dois, mas sim três de sua principal concorrente.

Ao usar a base estrutural do sedã Cronos – a fabricante chamará a plataforma de MLA e dirá que são carros totalmente diferentes, mas sim, o Fastback herdará praticamente toda a carroceria do três-volumes -, o Fastback deve passar dos 4,35 metros de comprimento, cerca de 10 cm a mais que o Nivus e seus 4,26 m.

Largura, altura, entre-eixos e balanço dianteiro serão praticamente os mesmos do Pulse, mas a traseira enorme conferirá ao Fastback um status pretensamente superior. Além disso, o SUV cupê da Fiat usará motores 1.0 e 1.3 turboflex, e não apenas 1.0, e terá mimos como console central elevado e freio de estacionamento eletrônico.

Portanto, sua faixa de preços e seu objetivo servirão para roubar clientes não apenas do Nivus, mas também – e principalmente – do T-Cross.

Perfil acupezado vai convencer o mercado?

Nos primeiros teasers, é notório como a Fiat aproveitou o desenho dos faróis do Pulse e tentou emular uma silhueta de BMW X4, ao mesmo tempo em que a traseira tem desenho inspirado no Fastback Concept, um protótipo de porte bem maior apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.

Daqui a dois anos e meio, quando o VW246 chegar, enfrentará o Pulse 1.3 no “mano a mano”. Já o Nivus seguirá emparelhado ao Pulse Turbo 200 e às versões de entrada do Fastback, enquanto as opções mais caras deste último rivalizarão com o T-Cross. Vai dar certo? Descobriremos daqui a algum tempo. 

Fato é que esta será mais uma forma contundente de descobrirmos quanto o brasileiro está disposto a pagar para ter um SUV de marca generalista ainda mais caro em sua garagem, só por causa do caimento do teto.

Leonardo Felix é jornalista especializado na área automobilística há 10 anos. Com passagens por UOL Carros, Quatro Rodas e, agora, como editor-chefe da Mobiauto, adora analisar e apurar os movimentos das fabricantes instaladas no país para antecipar tendências e futuros lançamentos.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business

Fonte: Automotive Business

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