Como fazer a troca segura de rolamentos de roda em comerciais pesados

Itens estão sujeitos a desgastes naturais e sua substituição deve ser feita ao menor sinal de avaria
Como fazer a troca segura de rolamentos de roda em comerciais pesados

Os rolamentos de roda são considerados peças de segurança e devem ser projetados para uma vida útil longa . Ou seja : alta quilometragem com a menor necessidade possível de manutenção. Apesar disso, eles estão sujeitos a desgastes naturais e sua substituição deve ser feita ao menor sinal de avaria, como também preventivamente nos planos de manutenção de cada empresa.

Para manutenções rápidas e profissionais de rolamentos de roda em comerciais pesados, a Schaeffler desenvolveu o FAG RIU, sigla para Repair Insert Unit, ou Rolamentos Compactos para Reparo de Cubos de Roda. Essa solução exclusiva simplifica o trabalho do reparador e permite uma manutenção segura porque minimiza os danos indiretos relacionados à instalação, prologando assim a vida útil do conjunto.

Afinal, o que é FAG RIU?

O FAG RIU é composto por uma unidade de rolamento de roda pré-montada, com dois rolamentos de rolos cônicos permanentemente lubrificados e vedados que se ligam por meio de um anel de segurança. A função desse anel é justamente garantir que os rolamentos não sofram danos durante sua montagem no cubo de roda e se mantenham na posição correta ao longo dos serviços de manutenção no sistema de freio.

Como proporcionar uma montagem segura

As características do FAG RIU contribuem para que seja possível evitar erros comuns durante a montagem desde o início. Exemplos? A lubrificação incorreta do rolamento ou a contaminação por impurezas durante o manuseio ou a instalação.

Uma vez que contém um lubrificante especial para veículos comerciais, o FAG RIU já está vedado contra a contaminação. Na prática, mais de 55% das falhas de um rolamento podem ser atribuídas à lubrificação inadequada e mais de 20% delas ocorrem devido à contaminação causada por vedação ineficiente.

Todas as versões do FAG RIU são fornecidas com ferramentas de pressão que facilitam o trabalho de montagem nas oficinas. Mesmo porque a montagem inadequada pode provocar avaria prematura do rolamento de roda. Esse risco é eliminado quando são usadas as ferramentas corretas e são seguidas todas as instruções. Como resultado, os frotistas poupam tempo durante a manutenção.

Utilização múltipla para mais economia e praticidade

A vantagem da FAG é que ela oferece ao mercado uma grande variedade de modelos compatíveis com os principais fabricantes de caminhões e de eixos.

O RIU possui utilização múltipla, o que reduz os custos de logística e diminui a necessidade de espaço de armazenamento. Com apenas três modelos, é possível reparar mais de 20 cubos de mais de 700 tipos de veículos diferentes. O resultado? Mais economia e praticidade.

Para saber mais sobre os produtos Schaeffler, acesse nosso portal de conteúdo técnico www.repxpert.com.br. O site reúne em um só local atualizações de produtos, vídeos com dicas rápidas de instalação, além de novidades da Schaeffler. São diversos conteúdos de especialista para especialista.

Fonte: Schaeffler

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO