Com o nome Drive Plus, Nexus apresenta marca própria no Brasil

Já consolidada na Europa, aqui o portfólio inicial da Drive Plus contempla bombas d’água, lubrificantes e fluidos de freio (Por Karin Fuchs)
Com o nome Drive Plus, Nexus apresenta marca própria no Brasil

A Nexus Automotive International é um ITG, International Trading Group, um acelerador de negócios que intermedia as relações comerciais entre fabricantes e distribuidores. Fundada na Suíça em 2014, a Nexus teve a SK Automotive como seu primeiro membro no Brasil neste mesmo ano. Atualmente são 17 distribuidores (membros), e no início de 2022 lançou a sua marca própria no Brasil, a Drive Plus, já consagrada globalmente, mas com fornecedores locais.

Aqui no Brasil o projeto começou há quatro anos, quando Fernando Passos assumiu o cargo de diretor da Nexus Automotive International para a América Latina; ele já atuou como General Manager South America da Valeo.

Fernando Passos, diretor da NEXUS Automotive International para a América Latina

“Inicialmente, tentamos importar produtos de fornecedores já homologados, mas não conseguimos tirar o projeto do papel. Finalmente em 2021, fechamos um projeto com a Nexus Automotive Internacional para desenvolver fornecedores locais e hoje temos parcerias com fabricantes de bombas d’água, fluidos de freio e lubrificantes. Em janeiro deste ano. fizemos o lançamento de bombas d’água e lubrificantes e, em julho, lançamos fluidos de freio. Quando conseguimos tropicalizar o projeto, ele saiu do papel pela viabilidade logística e econômica”, explica.

Também o site da Drive Plus foi tropicalizado para Drive Plus Brasil (www.driveplusbrasil.com), e Passos diz que o objetivo é ampliar o portfólio, de acordo com as demandas dos associados. “A ideia é ampliarmos o projeto para novas linhas de produtos, a exemplo do que temos na Europa. Já iniciamos o processo de divulgação da marca, e pretendemos massificar a comunicação”.

De largada, o portfólio de bombas d’água tem 26 partner numbers e chegará a 50 referências, em breve. “Começamos com os itens que mais vendem, das curvas AA e A, e incrementaremos o portfólio mediante o que a demanda solicitar. Estamos buscando fazer algo com “pés no chão”, crescendo gradativamente e sustentando esse crescimento. É um projeto de longo prazo”, afirma.

Critérios

Como o modelo de negócio da Nexus Automotive International envolve parceiros fabricantes, Passos conta que tem sido muito criterioso com as linhas de produto da marca Drive Plus, justamente para não haver grandes conflitos. “Procuramos ser bastante criteriosos com as linhas que estamos escolhendo para lançarmos aqui, justamente para causar o mínimo impacto possível com as parcerias que já temos estabelecidas. Existe um critério quando falamos em desenvolvimento de produtos para que a gente respeite os nossos parceiros”.

Modelo de negócio

Hoje, a distribuição da marca Drive Plus é feita exclusivamente pelos membros da Nexus Automotive Internacional, tanto no Brasil como o exterior.

No intuito de otimizar a parte de custos, a Drive Plus não tem estrutura física, um CD para abastecer os associados. “A negociação é feita por mim em nome dos 17 membros. Fechada a negociação, a logística de entrega é do fornecedor diretamente para o cliente, justamente para não gerarmos mais um elo na cadeia. Não temos nenhum tipo de operação física. Na Europa é um pouco diferente, mas aqui não faria sentido a Nexus ser um intermediário físico nesse processo”.

Movimentação

Em 2021, o faturamento dos 17 membros da Nexus Automotive International foi de R$ 12 bilhões. Passos ilustra que o modelo é bem fragmentando, tanto que o distribuidor com a maior participação deteve menos de 20% do total. “Temos especialistas de vários segmentos e a constituição deste grupo é bastante heterogênea, justamente para não sermos muito dependentes de nenhuma linha e de nenhum distribuidor. Isso nos ajuda quando vamos lançar algum projeto, pois se temos a aderência de quatro ou cinco distribuidores, conseguimos tirá-lo do papel. O foco não é colocar mais gente, mas sim trabalhar bem. O meu escopo não é só Brasil, onde temos 17 membros, mas toda a América Latina, onde temos mais de 40 membros”.

Como dito no início, a Nexus Automotive Internacional é uma aceleradora de negócios, que intermedia a relação comercial entre fornecedores parceiros e os seus membros. “A nossa diferença, como um ITG, International Trading Group, de um grupo de compras, é que as relações comerciais entre fábricas e distribuidores são mantidas. Somos um intermediário paralelo e há um sistema de bonificação que é colocado em prática, a partir do momento que há alguma venda de um fornecedor parceiro para um distribuidor, mas completamente independente do que cada fábrica negocia com cada um dos membros”.

Membros

Auto Americano, Barros, Bezerra Oliveira, Castrillon, Comando, Comdip, Compel, Cyro Cavalcanti, Fortbras, Grupo PMZ, MercadoCar, Millano, Odapel, Pemaza, Scherer, SK Automotive e Toli.

Fonte: Balcão Automotivo

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO