A Volkswagen anunciou hoje formalmente o lançamento do ID.Buzz, versão elétrica de sua famosa Kombi. Já era sabido que o veículo estava em produção e fotos chegaram a ser vazadas, mas a montadora só revelou o modelo agora.
Produzido com a plataforma Modular Electric Drive Kit (MEB), de propriedade da Volks, o veículo estará disponível em duas versões: ID.Buzz, para transporte de pessoas, e ID.Cargo, para cargas. Produzidos na fábrica alemã de Hanover, os dois modelos chegam ao mercado europeu a partir do final de setembro, com pré-vendas começando em maio.
O Buzz tem lugar para cinco pessoas e carrega um volume de 1.121 litros (mesmo com todo mundo a bordo). Baixando os assentos traseiros, a capacidade aumenta para 2.205 litros. O Cargo leva duas pessoas e um volume de 3,9 m3.


Ambos vêm equipados com uma bateria de 77 kWh que alimenta um motor de 150 kW, o qual tem tração traseira. Em carregadores rápidos de corrente direta (DC), a bateria sobe de 5% a 80% de carga em 30 minutos. O carro também oferece carga bidirecional, tecnologia também chamada de “vehicle to home”, que permite que a carga da bateria seja direcionada para a rede domiciliar em casos de emergência, como apagões. Para usar o recurso, é preciso uma wallbox bidirecional especial. A autonomia dos veículos não foi divulgada.
Mas a característica mais interessante do ID.Buzz é que ele vem equipado com um sistema de direção autônoma de nível 4 (o nível máximo é 6). O recurso é fruto de uma parceria com a Moia, empresa que desenvolve sistemas autônomos. A montadora espera que, no futuro, o ID.Buzz possa ser usado para serviços de mobilidade autônoma, inclusive com viagens solicitadas via app (robotáxis).
Os recursos tecnológicos também incluem o Car2X, um sistema que recebe e compartilha informações de outros carros para detectar perigos na estrutura da via, o Front Assist, que é uma função de frenagem emergencial, e o Lane Assist, que ajuda o motorista a se manter na faixa correta. Entre os opcionais, temos o Travel Assist com dados de enxame, que permite direção parcialmente autônoma e troca de faixa assistida em estradas, e a Memory Function, que permite o estacionamento automático em uma rota previamente salva.


No que diz respeito ao visual, o carro mantém o desenho em V da parte frontal e apresenta pouca distância entre a cabine e os faróis, mantendo o charme do desenho original da Kombi dos anos 50. O veículo estará disponível em sete cores diferentes e quatro combinações de duas cores.
As dimensões são 4.712 mm de comprimento, 1.937 mm de altura (com um milímetro a mais para o Cargo) e 1.985 mm de largura, o que é mais do que o T6, atual modelo de linha das variantes a combustão. Os modelos também apresentam um coeficiente de arrasto de 0,285 (Buzz) e 0,29 (Cargo), o que diminui o consumo de energia.
Além de ser totalmente elétrico, o carro também possui o forro dos assentos, o revestimento do teto e o painel feitos de materiais recicláveis, incluindo plástico retirado do mar e plástico de garrafas PET. A Volkswagen pretende diminuir em 40% suas emissões até 2030 e se tornar neutra até 2050.
Fonte: Automotive Business