Com desconto no IPVA e demanda em alta, aluguel de carros vai crescer em 2022

Abla, entidade que representa as locadoras de veículos, está otimista para os próximos meses (Vitor Matsubara)
Com desconto no IPVA e demanda em alta, aluguel de carros vai crescer em 2022

O ano de 2022 deve ser bastante positivo para as locadoras de carros. É o que afirma a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). “Deixaremos para trás a fase de retração, sendo que o ano de 2021 já foi melhor que 2020”, afirmou o diretor da entidade, Daniel Huss.

Segundo ele, a alta na demanda por locações deve impulsionar o setor. Além disso, o Estado de São Paulo, grande mercado do segmento, definiu redução da alíquota do IPVA (que caiu de 4% para 1%) para os veículos licenciados pelas locadoras – o que deve servir de impulso extra ao segmento.

Huss classifica a mudança “como uma vitória”, ainda que a nova alíquota tenha sido aprovada inicialmente para o período de 2022 a 2024.

“É importante dar atenção constante à manutenção do IPVA em 1% em São Paulo. Trata-se de um direito das locadoras, na medida em que isso nos equipara aos demais estados, trazendo avanços na competitividade”, disse.

Benefícios para o Estado

Huss diz que a alíquota reduzida vai trazer benefícios à economia de São Paulo. “O IPVA de 1% vai estimular que mais carros sejam faturados, licenciados, locados e vendidos, trazendo incremento à arrecadação do ICMS no Estado de SP”, afirmou.

Atualmente, apesar da escassez de veículos novos no mercado paulista e do aumento dos preços dos modelos 0km, Daniel confia que o setor encerrará este ano com faturamento e frota total de veículos próximos aos índices verificados antes da pandemia.

Entretanto, questionada pela reportagem de Automotive Business, a entidade preferiu não realizar uma projeção.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO