Cofap oferece amortecedores para motos no mercado de reposição

Marelli Cofap Aftermarket mantém sucessão regular de lançamentos de produtos para o mercado duas rodas
Cofap oferece amortecedores para motos no mercado de reposição

As fabricantes de motocicletas produziram, no Brasil, cerca de 1,2 milhão de unidades nos dez primeiros meses deste ano. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume é 19,3% maior que o registrado no mesmo período de 2021 (1.005.014 unidades). Esse também é o melhor resultado para os dez primeiros meses do ano desde 2014, quando foram produzidas 1,3 milhão de motocicletas. Como se não bastasse, o acumulado de 2022, de janeiro a outubro, superou o total de 2021, que foi de 1.195.149 unidades. A estimativa para este ano é que a produção supere 1,4 milhão de motocicletas.

Diante desse cenário, a Marelli Cofap Aftermarket, maior empresa do segmento de reposição do Brasil, mantém uma sucessão regular de lançamentos de produtos para o mercado duas rodas a fim de atender da melhor maneira possível as demandas desse segmento.

Recentemente, a marca Cofap anunciou o lançamento de mais um modelo de amortecedor para a Yamaha Fazer 250 (2018/…), o MSC42008, com a tecnologia monotubular, reforçando seu compromisso de sempre oferecer o mais completo catálogo no mercado de reposição.

A principal função do amortecedor é controlar os movimentos de subida e descida da suspensão, mantendo o pneu em contato com o solo. A peça faz a conexão entre a balança oscilante e o chassi, sendo responsável pelo conforto e estabilidade da moto e pela segurança do motociclista.

A força da marca Cofap

Para o segmento de duas rodas, a marca Cofap disponibiliza o mais completo portfólio de amortecedores do mercado, com a mesma confiabilidade do produto original. São mais de 60 códigos que atendem vários modelos de diversas montadoras como Dafra, Haojue, Harley Davidson, Honda, Kawasaki, Shineray, Suzuki e Yamaha, com cobertura de 97% da frota circulante.

Para garantir qualidade, durabilidade e segurança, enfim, confiança, que se tornaram referência no mercado de reposição, os amortecedores Cofap são desenvolvidos de acordo com parâmetros e especificações dos produtos genuínos, ao contrário de outras marcas que produzem amortecedores mais econômicos, com tecnologia diferente daquela que vem de fábrica ou até com menor número de componentes internos. Além disso, graças ao seu know how, adquirido em mais de 70 anos de fornecimento de amortecedores para a indústria automotiva, o produto Cofap garante a melhor experiência de condução para os motociclistas.

Os amortecedores de suspensão podem ser bi tubulares (compostos por dois tubos, um tubo reservatório e um tubo de pressão, montados um dentro do outro), sendo usados geralmente aos pares; ou monotubulares (compostos por apenas um tubo, que contém dois compartimentos, reservatório e de pressão, separados por um pistão flutuante), sendo que neste caso é aplicada uma única peça na suspensão traseira das motos.

A tecnologia mais comum é a bi tubular, como vemos nas motos de baixa cilindrada. Possui uma válvula de compressão (que controla a passagem do óleo entre o tubo reservatório e o tubo de pressão), contribuindo com a mola para amenizar o fechamento da suspensão, e uma válvula de tração (que controla o movimento de abertura da suspensão), proporcionando mais estabilidade e conforto, tanto para alta como para baixa velocidade. Vale destacar que algumas marcas substituem a válvula de compressão por um simples orifício no tubo de pressão, o que limita significativamente o desempenho do amortecedor. Além disso, o projeto permite a circulação de uma quantidade maior de óleo com a consequente melhoria da dissipação de calor, com ganhos na eficiência, na performance e na durabilidade da peça graças à menor perda de óleo por evaporação e manutenção do índice de viscosidade mais adequado ao projeto da moto.

Atualmente, as motos esportivas e as crossover ou off road utilizam apenas um amortecedor (conhecido como monoshock), na suspensão traseira. Esse amortecedor pode ser bi tubular ou monotubular, cuja tecnologia proporciona maior eficiência no controle do movimento da suspensão traseira. Aqui, vale comentar que a Cofap desenvolve, também, amortecedores com a tecnologia monotubular para motos que utilizam, originalmente, a tecnologia bi tubular. Com isso, a marca oferece um produto com tecnologia mais avançada que o próprio produto original para o mercado de reposição.

Você sabia?

Uma curiosidade verificada pelas nossas equipes de campo é o aproveitamento de amortecedores de uma aplicação em outra. Por exemplo, amortecedor de uma moto 150 cilindradas numa moto de 190 cilindradas. Há casos em que a peça pode ser montada, já que o dimensional e as fixações são similares, porém a força do amortecedor é bem diferente, o que pode colocar a condução da moto em risco. Essa prática ocorre na tentativa de baratear a manutenção da moto, já que o amortecedor da moto 150 pode ser mais barato do que o da 190, mas não é recomendado por não atender o projeto original da moto.

De olho na manutenção

Com o tempo, o amortecedor, como qualquer componente mecânico sujeito a grandes esforços, sofre desgaste natural, o que pode comprometer o seu funcionamento. Alguns sinais, como vazamentos ou perda de ação, indicam que é hora de procurar um mecânico de confiança para verificação e avaliação dos amortecedores. A utilização de amortecedores sem ação de amortecimento pode prejudicar a dirigibilidade da motocicleta, aumentando os riscos de acidentes.

Mais informações sobre os produtos Cofap podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br. Mais informações e esclarecimentos de dúvidas podem ser obtidos pelo atendimento ao consumidor: 0800-0194054.

Fonte: Assessoria Marelli

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO