A Cofap amplia o catálogo de bandejas de suspensão, com o lançamento de 16 códigos para o mercado de reposição. As peças são destinadas a modelos das marcas Audi, Chery, Fiat, Ford, Honda e Hyundai.
Também conhecido como braço oscilante, esse componente trabalha em conjunto com as molas helicoidais e os amortecedores, conectando a roda ao chassi do veículo e permitindo que ela se mova para cima ou para baixo ao passar por lombadas, buracos ou irregularidades do piso. As bandejas também recebem os pontos de fixação inferiores das molas helicoidais e dos amortecedores e, consequentemente, auxiliam no contato adequado dos pneus com o solo – condição fundamental para garantir a dirigibilidade do veículo, com estabilidade e segurança.
Disponíveis com ou sem pivô, as bandejas de suspensão Cofap podem ser fundidas, forjadas ou em alumínio, de acordo com os padrões do equipamento original de cada veículo, e ainda contam com a certificação Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que atesta a qualidade e a confiabilidade das peças.
Confira os novos códigos e suas aplicações:
- BJC01078M (Audi A1, fabricados de 2011 a 2017 – posição: dianteira direita)
- BJC01079M (Audi A1, produzidos entre os anos de 2011 a 2017 – posição: dianteira esquerda)
- BJC03066M (Fiat Pulse, que saíram da linha de montagem a partir de 2021 e Fastback, produzidos a partir de 2022 – posição: dianteira direita)
- BJC03067M (Fiat Pulse, fabricados a partir de 2021 e Fastback, que saíram da linha de montagem de 2022 em diante – posição: dianteira esquerda)
- BJC03068M (Fiat Pulse, produzidos a partir de 2021 e Fastback, fabricados a partir de 2022, com pivô – posição: dianteira direita)
- BJC03069M (Fiat Pulse, que saíram da linha de montagem de 2021 em diante e Fastback, produzidos a partir de 2022, com pivô – posição: dianteira esquerda)
- BJC10038M (Honda CR-V, fabricados no período de 2018 a 202 – posição: dianteira direita)
- BJC10039M (Honda CR-V, que saíram da linha de montagem entre os anos de 2018 a 2022 – posição: dianteira esquerda)
- BJC10040M (Honda CR-V, produzidos de 2015 a 2017 – posição: dianteira direita)
- BJC10041M (Honda CR-V, fabricados entre 2015 a 2017 – posição: dianteira esquerda)
- BJC08156M (Ford Ranger, produzidos entre 1998 a 2011, com pivô – posição: inferior dianteira direita)
- BJC08157M (Ford Ranger, fabricados no período de 1998 a 2011, com pivô – posição inferior dianteira esquerda)
- BJC32034M (Hyundai Azera, que saíram da linha de montagem entre 2008 e 2011, com pivô – posição: dianteira direita)
- BJC32035M (Hyundai Azera, fabricados entre 2008 e 2011, com pivô – posição: dianteira esquerda)
- BJC51002M (Chery Tiggo 5x/7x produzidos a partir de 2019, com pivô – posição: dianteira direita)
- BJC51003 (Chery Tiggo 5x/7x fabricados a partir de 2019, com pivô – posição: dianteira esquerda).
Troca das bandejas
Com o passar do tempo, os componentes contidos nas bandejas, como bucha e pivô, sofrem desgaste natural, já que são constantemente submetidos a esforços provocados pelos obstáculos na pista e, também, devido aos movimentos causados pelas acelerações e frenagens. Por isso, os motoristas devem sempre fazer a revisão periódica numa oficina de confiança. Bandejas de suspensão com folgas nas buchas ou nos pivôs provocam o desalinhamento do veículo e, consequentemente, o desgaste prematuro nos pneus, além do evidente prejuízo nas condições de dirigibilidade e segurança.
A troca deve ser feita quando a estrutura da peça estiver empenada, fora de esquadro, amassada, trincada ou se houver alguma deformação no alojamento das buchas. Caso seja necessária substituí-la, é fundamental optar por produtos de procedência como os da Cofap.
Mais informações sobre os produtos podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br. Outro canal é o serviço de atendimento ao consumidor: 0800-0194054.