“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Cinto conectado da ZF aprimora posição do ocupante no assento

07/08/2023

Versão avançada do tensor ativo do cinto de segurança da ZF tem a capacidade de colocar os ocupantes em uma posição de assento mais segura antes da frenagem de emergência, mesmo que a parte superior do corpo esteja distante do encosto do banco

A proteção dos ocupantes em um veículo começa com a posição de assento correta e um cinto de segurança ajustado corretamente. Usando os sensores do veículo, o novo cinto de segurança conectado da ZF pode mudar ativamente os ocupantes para uma posição de assento otimizada antes de uma possível colisão. Se o sistema for alertado sobre uma situação potencialmente perigosa, o cinto desloca o ocupante no assento, o que pode aumentar a funcionalidade do sistema de retenção. O coração do sistema é o tensor de cinto eletromecânico ACR8, que também pode reduzir a folga do cinto ou alertar o motorista vibrando sua correia. 

Os dois sistemas de segurança, o cinto de segurança e o airbag, funcionam ‘de mãos dadas’ como forma de proteção: o cinto de segurança, inicialmente, retém a parte superior do corpo, mas nos milissegundos após o impacto ele a libera de maneira definida na direção do airbag até que a bolsa de ar atinja o ocupante. Se o cinto não tiver essas reservas, por exemplo, porque a parte superior do corpo já estava muito inclinada para a frente antes ou durante a colisão, isso pode aumentar a probabilidade de lesões. É aí que entra a ideia de reposicionamento.

Reposicionamento reforça segurança e aproveita ao máximo os segundos antes do acidente

Assim que o cinto de segurança é afivelado, o ACR8 reduz ativamente qualquer folga percebida do cinto, ou seja, ele aperta o cinto uma vez de maneira definida para que ele se encaixe perfeitamente no ocupante. Se os sensores do veículo detectarem uma situação crítica de direção que possa levar a uma frenagem brusca ou possivelmente a uma colisão, o sistema de cinto de segurança pode usar os segundos antes do acidente para aumentar a proteção do ocupante. Para isso, ele é conectado não apenas aos sensores, mas também ao assistente automático de frenagem de emergência e desloca o ocupante para a posição certa e o mantém durante a frenagem. No caso de uma colisão subsequente, o sistema pirotécnico é iniciado e a funcionalidade do airbag e do sistema de retenção do cinto de segurança é aprimorada.

Buffer de segurança adicional

O sistema de cinto de segurança ACR8 também pode ser usado como um transmissor de sinal háptico (por tato) — alertando ou transmitindo informações ao ocupante. Ele pode enviar um sinal para ‘acordar’ os motoristas quando algum outro sistema detecta que eles estão cansados. Ao mudar de direção automatizada para manual, o ARC8 pode usar pulsos de alta frequência do cinto de segurança para alertar o motorista de que ele deve assumir o controle novamente. Dessa forma, o sistema de cinto de segurança pode ser integrado à interface do usuário de veículos automatizados para chamar sua atenção. 

No coração do sistema está o tensor de cinto ativo ACR8

No coração do sistema de proteção está o avançado Active Control Retractor – Retrator de Controle Ativo – ACR8, que conecta as informações disponíveis no veículo, retrai o cinto por motor elétrico e pode, assim, aumentar a força do cinto de maneira direcionada. Além disso, o ACR8 oferece outras vantagens para as montadoras como por exemplo, o fato de que nenhuma autocertificação NCAP separada é necessária para usar o novo sistema. O ACR8 também está disponível como uma versão integrada no assento, que requer uma profundidade de instalação de apenas 60 milímetros em vez de 82. Isso significa que ele pode ser integrado a muitos tipos de assentos de carro sem restringir o design.

Sobre a ZF

A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece sistemas para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, promovendo a mobilidade da próxima geração. A ZF possibilita que os veículos vejam, pensem e ajam. Nos quatro domínios tecnológicos, sendo Controle de Movimento de Veículos, Segurança Integrada, Condução Automatizada e Mobilidade Elétrica, a ZF oferece soluções abrangentes de produtos e software para montadoras de veículos estabelecidas e prestadores de serviços de transporte e mobilidade novos e emergentes. A ZF eletrifica uma ampla variedade de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para a redução de emissões, protegendo o clima e melhorando a segurança na mobilidade.

Com cerca de 165.000 colaboradores em todo o mundo, a ZF relatou vendas de 43,8 bilhões de euros no ano fiscal de 2022. A empresa opera 168 locais de produção em 32 países.

Mais informações de imprensa e imagens podem ser encontradas em: www.zf.com

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