China inaugura aeroporto de carros voadores em Guangzhou


Complexo será usado para teste da tecnologia enquanto empresa aguarda certificação de eVTOLs para operar comercialmente (Por Victor Bianchin, AB)
China inaugura aeroporto de carros voadores em Guangzhou

A empresa chinesa EHang acaba de inaugurar no país um aeroporto vertical para pouso e decolagem de eVTOLs. A sigla é para “electric vertical takeoff and landing” ou veículo “elétrico de pouso e decolagem vertical” e serve para designar os carros voadores que prometem mudar o mercado da mobilidade nas próximas décadas.

Oficialmente chamado de 5G Intelligent Air Mobility Experience Center, o aeroporto de 2 mil m2 inclui área de pouso e decolagem para naves autônomas e um hangar para estacionamento, recarga e manutenção dos eVTOLs. Também faz parte do complexo um estacionamento para pessoas deixarem seus veículos antes de embarcarem numa das aeronaves.

O aeroporto fica em Guangzhou, que é a cidade oficial da China para teste de tecnologias de aviação de baixa altitude. Desde 2019, testes são realizados na cidade para estudar a viabilidade e, principalmente, a segurança dos carros voadores.

“Nós vamos usar as melhores tecnologias do mundo em AAVs [veículos aéreos autônomos] e em sistemas de controles para prover soluções de mobilidade aérea urbana e gestão de cidade inteligente em Guangzhou”, afirmou Huazhi Hu, fundador e CEO da EHang, em comunicado à imprensa. Ele prossegue:

“Esperamos transformar Guangzhou em uma cidade modelo para a mobilidade aérea urbana e temos planos de estender isso para mais municípios em todo o país e no mundo”, disse.

A EHang pretende iniciar a operação comercial de seus eVTOLs “nos próximos meses”, embora isso dependa da certificação de seus modelos pelas autoridades chinesas.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO