Checagem do nível do fluido de freio garante eficácia na frenagem


Quando a validade do líquido do fluido está vencida, a viscosidade pode sofrer alteração, assim como a temperatura de ebulição diminuída, também pode haver o surgimento de oxidações na parte interna dos componentes
Checagem do nível do fluido de freio garante eficácia na frenagem

O líquido de freio funciona como um condutor de pressão. A ação do motorista ao pisar no freio aciona as pastilhas contra os discos gerando o atrito e reduzindo a velocidade do veículo, por isso o fluídoé tão importante para a segurança e estabilidade do sistema. Por ser uma substância higroscópica, ou seja, possui uma grande capacidade de absorver umidade precisa ser substituído seguindo a recomendação da montadora.

De acordo com Luciano Costa, gerente geral da Jurid, fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, o líquido de freio possui validade e quando a mesma está ultrapassada algumas das consequências possíveis são oxidação interna dos componentes e formação de partículas sólidas no sistema.

Luciano Costa lembra que, ao fazer a checagem do nível do líquido, é possível perceber já indícios de contaminação como coloração mais escura, e presença de “borras”.

Uma das recomendações importantes da fabricante para que essa situação não ocorra é fazer inspeções a cada um ano ou 10 mil quilômetros no reservatório para verificar o nível e as condições do fluído.

A possível troca do fluído pode ser avaliada através da medição da porcentagem de contaminação de umidade no fluído.

Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid conta com linha de fluidos de freio com padrão de qualidade que atende as exigências das montadoras e possui ampla abrangência da frota circulante. A diferença básica entre os DOTs é a temperatura de ebulição. O DOT 3 atinge o seu ponto de ebulição acima dos 205ºC, enquanto o DOT 4 tem o seu ponto de ebulição acima dos 230ºC e o DOT 5.1 acima dos 260ºC.

O amplo portfólio da marca também é composto com linhas de sapatas de freio, pastilhas e lubrificantes para o mercado de reposição, atendendo a frota circulante de veículos.

Para acesso as aplicações completas, consulte os catálogos da empresa através do site: http://versoassessoriadeimprensa.com.br/checagem-do-nivel-do-fluido-de-freio-garante-boas-condicoes-de-todo-o-sistema-e-eficacia-na-frenagem/

Sobre a Jurid do Brasil – A Jurid do Brasil é fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, reconhecidas mundialmente como referência em pastilhas de freio com atuação em vários países. Possui diversificado portfólio para veículos leves e motocicletas para atender o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original. Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid do Brasil produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS. Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializa fluidos e lubrificantes para freios.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO