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Catalisador automotivo é essencial para as montadoras cumprirem o Proconve L8

04/10/2024

Componente é essencial para o controle das emissões e está presente nos veículos vendidos no Brasil desde o final da década de 19

Por Miguel Zoca

Em 2025, entrará em vigor a primeira fase do Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Leves 8) com normas de emissões ainda mais criteriosas. Para atender essa etapa da legislação, componentes como o catalisador automotivo continuarão a ser um importante aliado na diminuição dos gases poluentes.

O conversor catalítico, peça metálica onde o catalisador automotivo está inserido, é essencial para o controle das emissões e está presente nos veículos vendidos no Brasil desde o final da década de 1990. Toda a parte interna do catalisador, suportado em um substrato cerâmico ou metálico,  é composta por um revestimento de óxidos e metais nobres, como platina, paládio e ródio. Quando os gases produzidos durante a queima do combustível entram em contato com esses metais, reações químicas acontecem, transformando-os em gases inofensivos e água, que são lançados na atmosfera pelo escapamento. Esse número de conversão pode chegar até 98%.

Com a chegada do PL8, a média de emissões dos carros comercializados no país pelos fabricantes individualmente deverá ser de até 50 mg/km de NMOG (gases orgânicos não metanos) + NOx (óxidos de nitrogênio), 4mg/km de PM (material particulado), 600 mg/km de CO (monóxido de carbono) e 10 mg/km de aldeídos.

Para auxiliar as montadoras no cumprimento dessas exigências, a Umicore, uma das maiores fabricantes de catalisadores do mundo, trouxe mudanças na tecnologia do catalisador. Neste componente, novas tecnologias de washcoat (mistura de óxidos de alumínio, zircônio e terras raras) foram implementadas e cargas de metais preciosos foram otimizadas. Em alguns casos, um catalisador extra é acoplado nos veículos.

Além disso, a legislação exige um esforço conjunto para desenvolver um produto que atinja os resultados desejados. Neste quesito, a Umicore e os seus clientes trabalharam juntos, utilizando o Centro Tecnológico de Emissões Veiculares da empresa, para que cada especificidade fosse atendida corretamente.

A segunda fase do PL8 terá início em 2027 e a terceira, em 2029. A partir da última etapa, o atendimento dos limites de NMOG poderá ser um desafio para veículos com partida a frio, especialmente aqueles que possuem a partida frio muito rica em etanol. Nesse contexto, a Umicore já está preparada para atender essas futuras normas com soluções tecnológicas inovadoras.

Fonte: Balcão Automotivo

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