Carro da Apple vem aí? Patente de realidade virtual reacende rumores


Empresa desenvolve seu projeto de carro elétrico desde 2008, embora nada seja oficial (Por Victor Bianchin, AB)
Carro da Apple vem aí? Patente de realidade virtual reacende rumores

A Apple, tradicional fabricante de eletrônicos como o iPhone, registrou nos EUA uma patente para um sistema de realidade virtual interno para carros sem janelas. Embora a patente seja só do sistema virtual, e não do carro em si, o fato reacendeu os rumores antigos de que a empresa pode estar se preparando para entrar no segmento automotivo.

A imagem que ilustra esta notícia é só uma arte conceitual produzida pelo site VRScout e não representa nada de oficial. Ela foi criada com base na informação inusitada de que o projeto de carro da Apple não teria janelas. A imagem gerou memes na internet.

De acordo com a patente, o conteúdo de realidade virtual seria sincronizado com o movimento e aceleração do veículo conforme ele se dirigisse ao destino escolhido. O carro seria completamente autônomo e não teria nenhuma forma de controle físico, como volante ou pedais. 

Em vez das janelas convencionais, o carro teria câmeras instaladas ao seu redor, as quais transmitiriam as imagens ao vivo para o óculos de realidade virtual dos passageiros. Também seria possível assistir vídeos, ler livros e participar de conferências em um ambiente sem as trepidações características de uma viagem de carro.

Entre o final de 2021 e o começo deste ano, diversos profissionais deixaram a Apple para trabalhar na Meta, de Mark Zuckerberg. Na debandada, deixaram a empresa Mark Gurman e Joe Bass, dois nomes importantes envolvidos no Apple Car. Em maio, a Apple contratou Desi Ujkashevic, que foi diretora global de engenharia na Ford, para trabalhar no seu projeto de carro elétrico, embora o cargo dela não tenha sido divulgado.

Especula-se que a Apple esteja em conversas com outras empresas, como BMW, Nissan e até a Panasonic para o desenvolvimento do veículo. O projeto, entretanto, continua sendo não confirmado pela empresa, que o mantém em “segredo” há mais de uma década.

A ideia de criar um carro da Apple surgiu em 2008 e vem sendo desenvolvida desde então dentro da empresa com o nome Projeto Titan. De acordo com relatos na imprensa, o iCar (nome especulativo) era um dos maiores sonhos do antigo CEO Steve Jobs antes de morrer. De lá para cá, o projeto foi marcado por falsos começos e voltas à estaca zero, eventos que foram monitorados pelo público apenas por meio de vazamentos, já que a Apple nada divulga.

Apesar de tudo isso, há rumores que dizem que o carro pode ser anunciado em 2025 ou 2026. Resta esperar para saber se ele existirá mesmo.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO