Com a proteção balística de um Porsche Taycan, a BSS Blindagens atingiu 14 mil unidades blindadas em junho, mês de comemoração de seu 14º ano de atividades
A BSS Blindagens – empresa líder do setor, com cerca de 11% de marketshare dos veículos de passeio no Brasil e 30% entre os automóveis Premium (acima de R$ 200 mil) – atingiu este mês a produção da 14.000ª unidade com proteção balística, coincidindo com o mês de comemoração de seu 14º ano de atividades no mercado brasileiro. O veículo blindado de número 14.000 foi um Porsche Taycan.
Nesses 14 anos, as marcas Premium mais blindadas na BSS foram a Mercedes-Benz (2.880 unidades), BMW (1.768), VW (1.524), Porsche (1.383) Jaguar Land Rover (1.375), Volvo (872), Audi (820), Toyota (637), Jeep (455) e Lexus (281 unidades), total de 11.995 unidades. As demais 2.005 unidades compõem o portifólio de modelos até R$ 200 mil e também esportivos, superesportivos e de alto luxo.
Maior blindadora do País, a BSS tornou-se uma referência do setor por sua liderança em inovação de materiais e processo de fabricação de veículos blindados. Na proteção balística de automóveis da BSS é utilizada a manta de Aramida, formada por um conjunto de várias camadas de tecido de Aramida, cuja “trama” é composta por fios entrelaçados e, por sua vez, cada fio é um conjunto de filamentos que possuem diferentes resistências mecânicas, dependendo da origem e procedência. Assim uma manta mais “grossa” e/ou mais pesada não significa necessariamente ser mais resistente ao teste balístico.
Toda “malha de Aramida” é hidroscópica, ou seja, absorve água propiciando a perda de eficiência balística precocemente. Por causa deste fator, o material utilizado pela BSS possui entre todas as camadas de Aramida uma camada de Neoprene, o que torna a manta praticamente impermeável, mesmo quando imersa em água.
Quanto aos vidros blindados, são fabricados com a lâmina de aço inoxidável “engastada”, comumente chamada de Steel Glass. Esse aço inoxidável é o AISI 304 L, laminado a frio. Com o uso em todas as peças de vidro com Steel Glass, dispensa-se o tradicional aço soldado à carroceria, desta forma elimina-se o risco de danos elétricos/eletrônicos aos componentes do veículo, elimina-se assim a possibilidade da corrosão galvânica entre diferentes metais condutores, elimina-se os famosos rangidos e/ou estalos, do movimento entre partes metálicas do veículo e o aço ali aplicado, também se reduz de forma muito significativa o peso da blindagem, já que o aço em placas pesa aproximadamente seis vezes mais que a manta de Aramida.
Em um sedã médio, esta diferença pode chegar a 50 kg de diferença em peso, o que significa maior consumo de combustível, desgaste precoce de pastilhas de freio e certamente redução da vida útil de molas e amortecedores da suspensão.
Atualmente as carrocerias não são fabricadas com aço carbono AISI 1010 ou 1020. São empregados materiais mais leves e mais resistentes, tais como alumínio, fibra de carbono, plásticos de engenharia ou até mesmo fibra de vidro, entre outros. Portanto, inviabilizando a solda elétrica – MIG, TIG – já que não é possível soldar aço em plástico. Também fica inviabilizada a construção do tão necessário “overlap”. Isso demonstra que os vidros com Steel Glass são a forma mais inteligente, leve e segura de construir o “overlap”.
Vale ressaltar que nos testes realizados pelo Exército Brasileiro, como determina a norma ABNT15000, as placas de manta de Aramida recebem uma camada na “frente” (face que será atingida primeiro pelo projétil) uma lâmina de aço carbono com 0,6 mm de espessura, representando a lataria do veículo. Ocorre que este material não é mais utilizado na construção dos modelos mais novos, logo a norma deveria ser atualizada.
A BSS realiza – por precaução – testes em laboratório homologado pelo Exército Brasileiro, nos quais são utilizados diferentes materiais empregados nas carrocerias, com o propósito de assegurar máxima garantia à resistência aos projéteis do nível IIIA da norma. Consequência destes estudos, dependendo do modelo do veículo ou do local da carroceria, a BSS emprega manta de Aramida de níveis mais resistentes. Exemplo: tampa traseira de fibra de carbono, a empresa utiliza placas de 11 camadas de Aramida, que resistem aos disparos sem nenhum outro material de revestimento “stand-alone”. A placa sozinha já segura os projéteis. As portas recebem placas de Aramida com 9 camadas, e assim cada região do veículo é estudada e analisada, proporcionando garantida assegurada de resistência aos disparos.
O ponto forte da BSS Blindagens sempre foi na linha de produção. Mas nos quatorze anos de sua atuação jamais se descuidou dos serviços de assistência técnica, até porque trata-se de extensão da blindagem veicular. Três anos atrás, porém, a BSS foi mais longe: inaugurou um Centro de Assistência Técnica, em unidade operacional separada, capaz de não só atender a blindagem cativa da empresa mas como de outras blindadoras, onde ampliou sua capacidade de atendimento.
Serviços de revisões periódicas, reparos decorrentes de abalroamentos e de colisões, troca de vidros, acertos de eliminação de ruídos, entre outras demandas, são oferecidos aos proprietários de veículos com proteção balística.
BSS Blindagens – Fundada em junho de 2007, a BSS Blindagens já blindou mais de 14 mil unidades. Com esse número, a BSS é a maior blindadora do país, com cerca de 11% de marketshare. No segmento de automóveis Premium, a empresa detém mais de 30% de participação. A empresa produz, atualmente, tem capacidade produtiva de 220 veículos por mês. Emprega cerca de 200 colaboradores diretos e outros 200 indiretos. Mais informações – www.bssblindagens.com.br.
Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633
textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo – MTb 13224 – (11) 99983.1075