Brasileiros mantêm preferência por carros para se locomover nas cidades

Pesquisa sobre Tendências do Consumidor, promovida pelo Data OLX Autos, ressalta a contínua relevância do carro em meio a melhorias na infraestrutura de transporte, especialmente nas grandes cidades
Brasileiros mantêm preferência por carros para se locomover nas cidades
Conecta Autos 2023

Em um cenário de contínuas melhorias na infraestrutura de transporte, especialmente nas grandes áreas urbanas, com o objetivo de aumentar a disponibilidade de transporte público e promover o uso de bicicletas, a pesquisa “Tendências do Consumidor – Mobilidade Urbana”, promovida pelo Data OLX Autos, braço de inteligência da OLX, revela que o automóvel ainda é essencial para os deslocamentos diários. Os resultados da pesquisa foram oficialmente divulgados durante a edição 2023 do Conecta Autos, o principal evento de inovação do setor automotivo promovido pelo Grupo OLX.

O estudo tem como objetivo analisar o comportamento das pessoas em relação à mobilidade e seus hábitos de locomoção. “Estamos orgulhosos de fornecer informações que ajudarão a moldar o futuro da mobilidade no Brasil, com base nas preferências e tendências que identificamos. O Grupo OLX está comprometido em antecipar as necessidades de nossos clientes e oferecer soluções que acompanhem a evolução do cenário de mobilidade urbana”, afirma o vice-presidente de Autos e Comercial do Grupo OLX, Flávio Passos.

Carro ainda na dianteira como meio de transporte preferido

A pesquisa, promovida pelo Data OLX Autos, destaca que o carro é o meio de transporte mais utilizado, enquanto aplicativos de mobilidade são usados de forma ocasional. Outras opções, como táxi, trem, metrô, ônibus e bicicleta, são menos utilizados pelos entrevistados.

De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados têm planos de adquirir um carro nos próximos 6 meses. A geração Z, a mais jovem, é a mais indecisa, com cerca de um terço ainda não tendo decidido sobre o tipo de veículo a ser comprado. Carros usados estão em alta, especialmente entre a classe C (44%), enquanto carros novos atraem mais mulheres (17%) e a geração BB (18%).

As condições financeiras desempenham um papel crucial nas decisões de compra, especialmente para a geração Z e Y, que citam questões financeiras como o principal motivo para adiar a compra de um carro nos próximos 6 meses (30%). Entre os participantes que não pretendem adquirir um automóvel nos próximos 12 meses, cerca de 4 em cada 10 sinalizaram que o principal motivo é o fato de já ter um veículo. Entre eles, destaca-se a classe A, com 65% de menções neste aspecto. Além disso, 96% dos interessados em comprar um carro planejam usá-lo para fins pessoais, principalmente para transportar 1 ou 2 pessoas.

Preferências tecnológicas e segurança

A pesquisa destaca que características tecnológicas, como visibilidade noturna e assistente de estacionamento, são mais valorizadas do que o design inovador na escolha de um veículo. Além disso, cerca de 6 em cada 10 entrevistados consideram importante o nível de emissão de CO² pelos veículos.

A pesquisa também revela que cerca de 4 em cada 10 entrevistados consideram comprar um carro híbrido ou elétrico. Entre eles, a classe A se destaca, com 58% considerando veículos deste tipo.

Quanto aos veículos autônomos, a pesquisa aponta opiniões divergentes. Por um lado, há uma parcela expressiva que indica que o Brasil ainda não está preparado para esse tipo de tecnologia, onde 2 em cada 10 entrevistados sinalizam desconfiança e a necessidade de mais testes. Na outra ponta, cerca de 3 em cada dez gostam da tecnologia e acreditam que ela representa o futuro da mobilidade.

Preocupações e percepções sobre seguro de carro

A maioria dos entrevistados que possui automóvel, declara ter algum tipo de seguro de carro. Cerca de 4 em cada 5 entrevistados acreditam que o valor do seguro de carro aumentou no último ano, e 3 em cada 4 esperam algum tipo de aumento no futuro.

Popularidade da bicicleta

Dentre os respondentes, 43% indicou utilizar bicicleta na rotina. Este grupo é formado por 14% mulheres e 85% homens; 7% da classe A, 38% da classe B, 36% da classe C e 12% classe D/E.

Entre quem indicou utilizar bicicleta, 9 em cada 10 as utiliza para todo o percurso até o destino pretendido. Do público que usa somente bicicleta alugada, destaca-se principalmente a geração Z (13%) e o público feminino (8%).

Inteligência de mercado

A pesquisa “Tendências do Consumidor – Mobilidade Urbana 2023” do Data OLX Autos oferece uma visão abrangente das mudanças nas preferências e percepções dos brasileiros em relação à mobilidade urbana. A pesquisa entrevistou 5.529 pessoas de 27 Estados do Brasil entre 7 e 19 de setembro de 2023, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 1,3 ponto percentual.

Sobre o Grupo OLX

No Brasil desde 2010, o Grupo OLX tem como missão capacitar as pessoas para que alcancem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. Com a aquisição do Grupo ZAP, concluída em outubro de 2020, a companhia opera a OLX, plataforma horizontal com posição de liderança nas categorias de automóveis, bens de consumo usados e imóveis; e duas plataformas líderes do mercado imobiliário, ZAP e Viva Real.

Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em mídia e marketplaces: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de valores da Noruega.

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