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Brasileiros mantêm preferência por carros para se locomover nas cidades

Em um cenário de contínuas melhorias na infraestrutura de transporte, especialmente nas grandes áreas urbanas, com o objetivo de aumentar a disponibilidade de transporte público e promover o uso de bicicletas, a pesquisa “Tendências do Consumidor – Mobilidade Urbana”, promovida pelo Data OLX Autos, braço de inteligência da OLX, revela que o automóvel ainda é essencial para os deslocamentos diários. Os resultados da pesquisa foram oficialmente divulgados durante a edição 2023 do Conecta Autos, o principal evento de inovação do setor automotivo promovido pelo Grupo OLX.

O estudo tem como objetivo analisar o comportamento das pessoas em relação à mobilidade e seus hábitos de locomoção. “Estamos orgulhosos de fornecer informações que ajudarão a moldar o futuro da mobilidade no Brasil, com base nas preferências e tendências que identificamos. O Grupo OLX está comprometido em antecipar as necessidades de nossos clientes e oferecer soluções que acompanhem a evolução do cenário de mobilidade urbana”, afirma o vice-presidente de Autos e Comercial do Grupo OLX, Flávio Passos.

Carro ainda na dianteira como meio de transporte preferido

A pesquisa, promovida pelo Data OLX Autos, destaca que o carro é o meio de transporte mais utilizado, enquanto aplicativos de mobilidade são usados de forma ocasional. Outras opções, como táxi, trem, metrô, ônibus e bicicleta, são menos utilizados pelos entrevistados.

De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados têm planos de adquirir um carro nos próximos 6 meses. A geração Z, a mais jovem, é a mais indecisa, com cerca de um terço ainda não tendo decidido sobre o tipo de veículo a ser comprado. Carros usados estão em alta, especialmente entre a classe C (44%), enquanto carros novos atraem mais mulheres (17%) e a geração BB (18%).

As condições financeiras desempenham um papel crucial nas decisões de compra, especialmente para a geração Z e Y, que citam questões financeiras como o principal motivo para adiar a compra de um carro nos próximos 6 meses (30%). Entre os participantes que não pretendem adquirir um automóvel nos próximos 12 meses, cerca de 4 em cada 10 sinalizaram que o principal motivo é o fato de já ter um veículo. Entre eles, destaca-se a classe A, com 65% de menções neste aspecto. Além disso, 96% dos interessados em comprar um carro planejam usá-lo para fins pessoais, principalmente para transportar 1 ou 2 pessoas.

Preferências tecnológicas e segurança

A pesquisa destaca que características tecnológicas, como visibilidade noturna e assistente de estacionamento, são mais valorizadas do que o design inovador na escolha de um veículo. Além disso, cerca de 6 em cada 10 entrevistados consideram importante o nível de emissão de CO² pelos veículos.

A pesquisa também revela que cerca de 4 em cada 10 entrevistados consideram comprar um carro híbrido ou elétrico. Entre eles, a classe A se destaca, com 58% considerando veículos deste tipo.

Quanto aos veículos autônomos, a pesquisa aponta opiniões divergentes. Por um lado, há uma parcela expressiva que indica que o Brasil ainda não está preparado para esse tipo de tecnologia, onde 2 em cada 10 entrevistados sinalizam desconfiança e a necessidade de mais testes. Na outra ponta, cerca de 3 em cada dez gostam da tecnologia e acreditam que ela representa o futuro da mobilidade.

Preocupações e percepções sobre seguro de carro

A maioria dos entrevistados que possui automóvel, declara ter algum tipo de seguro de carro. Cerca de 4 em cada 5 entrevistados acreditam que o valor do seguro de carro aumentou no último ano, e 3 em cada 4 esperam algum tipo de aumento no futuro.

Popularidade da bicicleta

Dentre os respondentes, 43% indicou utilizar bicicleta na rotina. Este grupo é formado por 14% mulheres e 85% homens; 7% da classe A, 38% da classe B, 36% da classe C e 12% classe D/E.

Entre quem indicou utilizar bicicleta, 9 em cada 10 as utiliza para todo o percurso até o destino pretendido. Do público que usa somente bicicleta alugada, destaca-se principalmente a geração Z (13%) e o público feminino (8%).

Inteligência de mercado

A pesquisa “Tendências do Consumidor – Mobilidade Urbana 2023” do Data OLX Autos oferece uma visão abrangente das mudanças nas preferências e percepções dos brasileiros em relação à mobilidade urbana. A pesquisa entrevistou 5.529 pessoas de 27 Estados do Brasil entre 7 e 19 de setembro de 2023, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 1,3 ponto percentual.

Sobre o Grupo OLX

No Brasil desde 2010, o Grupo OLX tem como missão capacitar as pessoas para que alcancem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. Com a aquisição do Grupo ZAP, concluída em outubro de 2020, a companhia opera a OLX, plataforma horizontal com posição de liderança nas categorias de automóveis, bens de consumo usados e imóveis; e duas plataformas líderes do mercado imobiliário, ZAP e Viva Real.

Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em mídia e marketplaces: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de valores da Noruega.

Informações para a imprensa
imprensa@olxbr.com

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