BMW Group Brasil lidera mercado premium em 2021 e projeta expansão em 2022

Veículos BMW apresentam 16,8% de crescimento, impulsionados por produção nacional, inovações em vendas e marketing, além de eletrificação da gama
BMW Group Brasil lidera mercado premium em 2021 e projeta expansão em 2022
BMW M3 Competition

O BMW Group Brasil, que reúne as marcas BMW, MINI e BMW Motorrad, celebra crescimento de 15,1% em suas vendas de 2021, em comparação com 2020. Foram emplacadas no período 27.844 unidades de automóveis e motocicletas das marcas do BMW Group, ante 24.177 unidades registradas no ano imediatamente anterior, de acordo com dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O crescimento do BMW Group como um todo teve como sustentação quatro pilares: foco no cliente, produção no Brasil, aceleração da digitalização e eletrificação. “Superamos um ano de incertezas com muita criatividade e uma estratégia de pensarmos como uma start up e agirmos como uma empresa centenária. Para 2022, continuaremos com o mesmo foco, principalmente voltado à eletrificação, com o lançamento, entre outros, apenas falando na marca BMW, dos novíssimos BMW iX e i4, já confirmados para o Brasil. Teremos aproximadamente 30 lançamentos de todas as marcas do BMW Group neste ano”, afirma Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil. “O cliente ainda pode esperar por mais novidades em 2022”, reforça o executivo.

Foram mais de 20 lançamentos de produtos das três marcas, diversas ações em mídias sociais e games, como o lançamento do M3 no TikTok, a venda exclusiva do BMW X7 Dark Shadow no site Farfetch e a presença de modelos da BMW e da MINI em jogos de simuladores de corrida, além de conectividade com Amazon Alexa. A BMW é ainda a única marca no Brasil a contar com atualização remota de software para toda sua gama de produtos. Outros destaques foram os APPs My BMW e MINI App que visam aumentar interatividade dos clientes com produtos e serviços. Ambos tiveram seu desenvolvimento mundial apoiado pela engenharia do BMW Group Brasil. As duas marcas oferecem ainda conectividade dos seus veículos com internet e Concierge sem custos em todos os modelos. Também houve a retomada gradual de eventos presenciais, como a realização da etapa brasileira do BMW GS Trophy, que reuniu centenas de clientes a apaixonados pela BMW Motorrad. Outro destaque fica para o BMW Road Show que viajou por todo o Brasil, de forma a permitir maior contato de interessados na marca com seus produtos e tecnologias, além da retomada das ações do BMW Driver Training e do BMW Motorrad Rider Experience.

BMW iX M60

BMW – Destaque para crescimento de 162% em eletrificados

A marca BMW registrou vendas de 14.552 unidades em 2021, o que representa um crescimento de 16,8% em comparação com as 12.429 unidades comercializadas em 2020. Destaque para a linha de eletrificados, que computou 2.661 unidades emplacadas, cresceu 162% em comparação com 2020 e correspondeu a mais de 18% dos registros totais da marca no ano passado.

A linha M, que celebra 50 anos em 2022, também teve um papel de destaque. Impulsionada pelas versões M Sport e pelo lançamento do novíssimo BMW M3, eleito o “Carro Super Premium do Ano” por uma das premiações de mídia mais importantes da indústria automotiva brasileira. Foram emplacadas 1.276 unidades dos modelos BMW que proporcionam o “Puro Prazer em Dirigir”, o que representa incremento de 31% em comparação com o ano anterior.

“Agradecemos aos nossos clientes e nossa Rede de Concessionários pelo ano fantástico que tivemos, pelo entendimento da nossa estratégia e pela confiança em nossa marca, que vendeu mais que os concorrentes diretos somados. Procuramos atender o mercado oferecendo produtos com o posicionamento correto, e a aceitação dos nossos consumidores nos mostra que estamos no caminho certo e nos encoraja a seguir em frente. Fiquem ligados para as novidades que estamos preparando para 2022, quando cresceremos acima do mercado mais uma vez”, diz Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil.

MINI Cooper S E

MINI — Participação de eletrificados nas vendas chega a 40%

A MINI também obteve resultados expressivos em 2021, quando vendeu 1.418 unidades, crescendo 9% em comparação com o ano anterior (1.301 unidades). A marca fechou o ano passado com 4,2% de participação de mercado no segmento Premium, o que representou um avanço de 0,4 pontos percentuais em comparação com 2020.

O destaque foi o lançamento do MINI Cooper S E, primeiro modelo 100% elétrico da marca britânica, que chegou ao país no segundo semestre, conquistou de início 313 clientes, se destacando no mercado de veículos puramente elétricos compactos. Outro modelo eletrificado da marca, o MINI Cooper S E Countryman ALL 4, um híbrido plug-in, contabilizou 262 unidades vendidas em 2021. Somados, os dois veículos totalizaram 575 emplacamentos, representando 40,5% de participação das vendas da MINI no Brasil no ano passado.

“Os modelos eletrificados da MINI têm, aqui no Brasil, uma grande representatividade em nossas vendas. Como exemplo de comparação, em mercados europeus como Portugal, a participação de eletrificados atingem no máximo 37%. Isso mostra que estamos firmes na direção de contribuir com a estratégia global da marca MINI de se tornar uma marca 100% elétrica até 2030”, enfatiza Rodrigo Novello, Diretor de Vendas e Marketing da MINI no Brasil.

Vale destacar, ainda dentro da marca, as vendas da linha John Cooper Works, que totalizaram, em 2021, representando mais de 14% do volume de vendas da MINI. A linha John Cooper Works entrega esportividade única e traduz o verdadeiro “Go-Kart Feeling” característico da marca de Oxford. Em tecnologias, a MINI reforçou a conectividade com os clientes e digitalização por meio do MINI app, apostou em eventos de automobilismo virtual com clientes e ainda ampliou a oferta de conectividade de Amazon Alexa nos seus modelos. Além disso segue a oferecer concierge e conectividade grátis para todos os clientes.

BMW R 1250 GS

BMW Motorrad — Crescimento e perspectiva de entrada em novos segmentos em 2022

A BMW Motorrad consolidou sua liderança no segmento de motocicletas Premium em 2021 com a comercialização de 11.904 unidades, um aumento de 13,9% em comparação com 2020 (10.447). A estratégia da marca teve como base novos produtos, reforço na comunicação dos 40 anos da linha GS e estreitamento de eventos com o cliente, com o retorno ao Brasil do GS Trophy. A produção local, na fábrica manauara do BMW Group, foi um dos pilares a permitir a sustentação da liderança em vendas no segmento premium nacional de motocicletas.

A BMW Motorrad fechou 2021 com 24% de participação de mercado entre as motocicletas acima de 500 cilindradas, reforçando sua liderança. Destaque para a família R 1250 GS, que manteve o seu reinado entre as Maxitrails, com 21,2% de participação neste segmento. Outro ponto positivo foi a renovação da linha de produtos, com importantes lançamentos: G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure e S1000 RR.

Para 2022, a BMW Motorrad prepara novidades. “Traremos para o Brasil produtos de segmentos novos e de outros que já são tradicionais na BMW Motorrad, mas os quais ainda não atuamos no país. Também continuaremos a nos relacionar com nossos clientes de maneira próxima e personalizada”, diz Julian Mallea, Diretor Geral da BMW Motorrad Brasil.

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Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2020, o BMW Group vendeu cerca de 2,3 milhões de automóveis mais de 169.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2020 foi de aproximadamente 5,222 bilhões de Euros com receitas de 98,990 bilhões de Euros. Desde 31 de dezembro de 2020, o BMW Group tem uma força de trabalho de 120.726 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

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