“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Automec 2025 se consolida como a Melhor da História

Evento realizado em São Paulo bate recorde de geração de negócios

29/04/2025

A 16ª edição da Automec, além de ser considerada a maior da história em presença de marcas, também bateu recorde em potencial de negócios. A RX, organizadora do principal evento voltado para o mercado de reparação e reposição automotiva da América Latina, estima que as empresas expositoras realizaram mais de 220 mil contatos para conversão em vendas para os próximos meses. Em relação aos visitantes, a feira atraiu 105 mil profissionais, ao longo dos cinco dias, superando as expectativas da organização.

“Nosso principal compromisso foi reunir, num só lugar, expositores capazes de apresentar produtos inovadores e com os mais avançados recursos tecnológicos. Com isso, foi possível criar novas conexões e reforçar as mais antigas”, afirma o gerente da Automec, Eduardo Marchetti. “O volume expressivo de leads confirma a Automec como o ambiente ideal para fortalecer conexões e impulsionar negócios no mercado de reposição e reparação automotiva”, complementa.

A Automec teve a participação de mais de 1.500 marcas que apresentaram as principais novidades e tendências dos segmentos de reposição, manutenção, acessórios e equipamentos automotivos para todos os tipos de veículos. A presença de empresas internacionais foi 20% maior em relação à edição anterior, com marcas provenientes de diversos países, como Turquia, Argentina, Índia, China, Coreia, Japão, EUA, Alemanha e Holanda, entre outros.

Presente desde a concepção do evento, na década de 1990, o presidente da Abipeças e do Sindipeças, Cláudio Sahad, reafirma a importância do evento. “O segmento da reposição, principal foco da mostra, é responsável pela manutenção da frota circulante brasileira, de mais de 48 milhões de veículos, que transporta pessoas e riquezas por este País, de dimensões verdadeiramente continentais”, diz.

Expectativas superadas

A Bosch comemorou os bons resultados alcançados no evento. “Apresentamos nossas soluções em peças, diagnósticos e serviços para um público relevante e engajado. Foi uma ótima oportunidade de reafirmar nosso compromisso com o futuro do setor automotivo na América Latina”, enfatizou o diretor de marketing da divisão Mobility Aftermarket para a América Latina, Robinson Silva.

Este ano, a empresa contou com dois estandes: um na rua principal outro, com foco em conceitos de oficina, na área externa. “Fortalecemos o relacionamento com nossos clientes, parceiros, colegas e colaboradores. Saímos ainda mais motivados a continuar inovando e colaborando com toda a cadeia do setor de reposição automotiva, sempre com o objetivo de oferecer soluções completas e de alta qualidade para os nossos clientes”, ressalta.

Já a divisão Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions fez sua estreia, apresentando diversas tecnologias e lançamentos para mobilidade. Para Rubens Campos, vice-presidente sênior da empresa para a América do Sul, o evento destacou a forte posição da Schaeffler e das marcas LuK, INA e FAG. “Mais uma vez, o Espaço Super Dicas REPXPERT foi um sucesso entre os mecânicos. Com treinamentos diários rápidos, levamos dicas importantes e práticas de reparo para transmissão, motor e chassi”, destaca.

A Perfect Automotive, que além do estande, teve presença marcante como patrocinadora na ativação de Drift da Automec, segundo seu CEO, Gérson Coronado, fortaleceu ainda mais o posicionamento da marca como uma das principais do aftermarket automotivo brasileiro. “A feira foi uma oportunidade estratégica para estreitar o relacionamento com clientes, ampliar nossa rede de contatos e, principalmente, apresentar as últimas evoluções do nosso portfólio — agora ainda mais robusto, com a entrada definitiva no segmento de veículos pesados”, diz.

Muitas horas de palestras e painéis

A programação de conteúdos técnicos da Automec somou, com eventos de parceiros, um total de mais de 140 horas.

Arena de Conteúdos promoveu cerca de 40 horas de palestras e painéis, abordando os principais temas relacionados ao setor de aftermarket automotivo. A pauta de ESG também integrou a programação, com um dia dedicado exclusivamente ao tema em mais uma edição do Fórum de Transporte Sustentável.

No âmbito da equidade, o espaço sediou a primeira edição do Elas na Automec, que marcou o lançamento da AMMA – Associação Brasileira das Mulheres do Mercado Automotivo e contou a presença de importantes lideranças femininas. A entidade foi criada com o propósito de promover a inclusão e ampliar a participação das mulheres, que atualmente representam apenas 21% da força de trabalho no segmento automotivo. Também contou com o painel do CSB – Caminhoneiros Surdos do Brasil, que trouxe a temática da inclusão, sobre como o setor automotivo pode integrar profissionais surdos em oficinas e empresas de autopeças, criando um impacto social positivo.

Manobras radicais e conhecimento

Entre as atrações mais disputadas da Automec, o Garage Show reuniu 18 pilotos profissionais em duas baterias de apresentações diárias de Drift, na Arena Perfect Automotive, estrutura exclusiva montada na área externa do São Paulo Expo. Com carros adaptados para competição, utilizando peças de reposição disponíveis no mercado, testou a qualidade dos componentes e a habilidade dos condutores. A iniciativa contou com patrocínio da Mahle, NGK e SKY Group.

Já a Universidade Automec, que estreou na edição de 2025, teve uma programação de aproximadamente 70 horas de cursos e treinamentos em parceria com SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, ZF e Tirreno. Desenvolvida para o repositor e reparador interessado na qualificação profissional, abordou temas como descarbonização, sustentabilidade, digitalização e novos combustíveis. Para se ter uma ideia da adesão, nos cinco dias de evento, o IQA realizou mais de 70 provas e o SENAI emitiu centenas de certificados.

“A aceitação da Universidade mostrou o interesse do mecânico em aprimorar seus conhecimentos, e isso é fundamental para se destacar frente à concorrência. A iniciativa reforça a importância da formação continuada no setor e contribui para elevar o nível técnico dos serviços prestados”, conclui Marchetti.

A próxima edição da Automec já está marcada, e acontecerá entre os dias 20 e 24 de abril de 2027, no São Paulo Expo. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site oficial: www.automecfeira.com.br.

Gigante, Automec 2025 recebe expositores de todo o planeta

Feira reuniu recebeu representantes de Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul

A força da Automec como maior plataforma de negócios do Aftermarket Automotivo da América Latina se reflete em números que impressionam: mais de 50% dos expositores da edição 2025 são internacionais.

Vindos de mercados como Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul, eles chegam de olho nas oportunidades abertas pelo crescimento da frota e pela expansão do mercado de reposição no Brasil, a organização do evento ampliou em 700 metros quadrados a área da marquise para receber 28 novas empresas estrangeiras.

O movimento confirma a tendência de internacionalização da feira, que, em relação à última edição, registrou um crescimento significativo no número de participantes vindos de fora do país.

Caminhando pelos corredores do São Paulo Expo, nossa reportagem conversou com executivos de diferentes partes do mundo que enxergam no Brasil e na América Latina uma fronteira estratégica para a expansão global de seus negócios.

Entre fabricantes consolidados em seus mercados de origem e empresas que buscam estrear no continente, a percepção é unânime. A de que o aftermarket da região está em ascensão e consiste em um dos mais relevantes do mundo.

Confira a seguir as entrevistas

Jack Yang, diretor de vendas da Winhere Auto-Part Manufacturing Co. da China

Diário da Automec – Que tipo de produtos vocês vendem?
Jack Yang
 – Principalmente braços de suspensão e discos de freio. Encontramos vários fabricantes grandes no Brasil que também nos procuram por aplicações para veículos chineses. Mas também atendemos veículos da Europa e dos EUA.

Diário da Automec – Você já tem uma relação com empresas brasileiras ou está prospectando novos negócios?
Jack Yang
 – Até agora, não temos negócios no Brasil, mas já atuamos no continente. No mercado americano, na Argentina, no Chile, no Peru e na Colômbia, mas aqui ainda não. Temos alguns contatos antigos e viemos para começar um negócio com eles, trazendo produtos da China para o Brasil.

Diário da Automec – Como você vê o potencial do mercado brasileiro?
Jack Yang
 – Estamos otimistas. O Brasil é um grande mercado, com muitos carros na rua. Vemos veículos novos da Europa, do Japão e cada vez mais carros da China. Por isso, achamos que é um bom momento para trazer nossos produtos.

Diário da Automec – Você já conseguiu fazer contatos positivos durante a feira?
Jack Yang
 – Sim. Pelo menos 10 clientes com quem conversamos têm intenção de trabalhar conosco. Está sendo uma boa feira.

Sebastián Franco, gerente comercial da Friccion da Bolívia

Diário da Automec – Por que você veio para a Automec?
Sebastián Franco
 – Viemos buscar novas oportunidades de negócios, consolidar os negócios que já temos no Brasil e também para mostrar a nossa marca.

Diário da Automec – Vocês produzem peças industriais?
Sebastián Franco – Sim, nós produzimos peças industriais focadas em sistemas de freios, na Bolívia.

Diário da Automec – Com quantas empresas brasileiras vocês já têm negócios?
Sebastián Franco
 – Temos algumas relações já estabelecidas e estamos buscando ampliar.

Diário da Automec – E como estão os negócios na feira?
Sebastián Franco – Estão surgindo muitas oportunidades. Ainda não finalizamos nada, mas apareceram vários contatos interessantes.

Naishdadh Patel, CEO da Global Liners da Índia

Diário da Automec – O que trouxe vocês à Automec?
Naishdadh Patel – Recebi uma indicação de um amigo para expor nesta feira.

Diário da Automec – Vocês já têm negócios no Brasil?

Naishdadh Patel – Sim. Temos muitos negócios no Brasil e em outros países da América Latina.

Diário da Automec – Com quantas empresas brasileiras vocês já trabalham?
Naishdadh Patel
 – Trabalhamos com 8 a 10 empresas no Brasil.

Diário da Automec – Que tipo de produtos vocês vendem?
Naishdadh Patel
 – Fabricamos componentes de motores. Vendemos peças para tratores, caminhões e carros, focados no mercado de reposição.

Diário da Automec – Como está sendo a experiência na feira? Você está otimista para fechar novos negócios?
Naishdadh Patel
 – Talvez. Esperamos que sim. Há muitos brasileiros por aqui. Vamos ver, depois da feira, quantos negócios conseguimos concretizar.

Entrevista com Leonardo Borghi, diretor de vendas da Way Assauto da Itália

Diário da Automec – O que fez você querer vir para a Automec?
 Leonardo Borghi – Nós somos uma empresa italiana fundada em 1906 e estamos focando em ampliar nossa presença no exterior. O próximo passo é nos aproximar da América Latina. Descobrimos que a Automec era a exposição perfeita para conhecer possíveis parceiros em toda a região, não só no Brasil, mas também na Argentina, no Peru e em outros países. Por isso decidimos participar este ano.

Diário da Automec – Vocês já têm relação com empresas da América Latina, especialmente no Brasil?
 Leonardo Borghi – Ainda não. Tivemos alguns contatos, mas estamos aproveitando esta oportunidade para fortalecer o relacionamento e encontrar novos parceiros. Estamos apenas começando a nos aproximar do mercado.

Diário da Automec – Que tipo de produtos vocês vendem?
Leonardo Borghi – Produzimos amortecedores para carros de passeio e aplicações pesadas, como ônibus e caminhões, principalmente para o mercado de reposição. Também somos fornecedores originais para a Iveco. Nosso principal produto são os amortecedores.

Diário da Automec – Como estão sendo os resultados na feira? Você está otimista para fechar negócios?
Leonardo Borghi – A feira foi realmente interessante para nós. Conhecemos muitas pessoas. Agora teremos que fazer um bom trabalho de acompanhamento quando voltarmos para casa. Mas, sim, absolutamente, a feira foi boa.

Diário da Automec – Você participa de outros eventos como a Automec? Como ela se compara a feiras na Europa?
Leonardo Borghi – No ano passado participamos de nove feiras ao redor do mundo: Istambul, Frankfurt, Berlim, Dubai, Milão, Xangai… Este ano decidimos vir ao Brasil, e no próximo mês estaremos em Istambul de novo e na França. Nossa presença internacional é bastante intensa. Comparando com Frankfurt, a Automec é absolutamente interessante. Talvez aqui o público inclua não apenas profissionais, mas também consumidores finais, o que nos dá uma visão diferente e muito interessante do mercado.

Fonte: Novo Varejo

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