Produção continua até 2033, mas o Q5 marcará o fim da era de novos modelos não elétricos
O jornal alemão Sueddeutsche Zeitung reportou nesta quinta-feira, 17 de junho, que a Audi vai lançar seu último carro a combustão em 2026. A partir daquele ano, nem mesmo híbridos serão mais anunciados e a montadora vai se dedicar aos veículos elétricos. Apesar de seguir com a produção dos modelos tradicionais por mais alguns anos, a companhia não pretender lançar nenhum novo carro a gasolina ou diesel depois dessa data.
A fonte de informação do jornal seria uma troca de mensagens entre o CEO Markus Duesmann e alguns gerentes da empresa. O último veículo a combustão da Audi será o Q5, com lançamento em 2026 e produção prevista até 2033. Com isso, modelos populares da fabricante, como o A3 e o A4, não terão continuidade.
Recentemente, a empresa tem investido em modelos elétricos. Já estão no mercado o e-Tron GT, o Q4 e-Tron e o Q4 Sportback e-Tron. Para 2022, devem chegar o A6 E-Tron e o Q5 E-Tron.
Com isso, a Audi se tornará a primeira fabricante alemã a ser completamente elétrica. A Mercedes-Benz anunciou que pretende atingir essa meta em 2039 e a BMW ainda não estipulou uma data para ficar 100% zero emissão, embora pretenda ter metade de sua produção elétrica já em 2030. De acordo com recente estudo da ONG Transport & Environment, as três empresas estão atrasadas na corrida pelos elétricos.
Fonte: Automotive Business