ANFAPE promove Reunião de Negócios durante a AUTOPAR 2024

Encontro apresentará oficialmente aos fabricantes e comercializadores de autopeças o grupo Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil e traçará metas de atuação da entidade para o ano, especialmente na Certificação de Peças e engrossando o coro do mercado de reposição para o tema Right to Repair (Direito de Reparar)
ANFAPE promove Reunião de Negócios durante a AUTOPAR 2024

A Associação Nacional dos Fabricantes, Exportadores, Importadores, Comercializadores, Distribuidores e Representantes de Autopeças Destinadas ao Mercado de Reposição – ANFAPE realizará em 10 de maio de 2024 Reunião de Negócios com associados e representantes de toda cadeia do mercado independente de reposição e reparação automotiva. O evento acontece simultaneamente à 11ª edição da AUTOPAR – Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, agendada para o período de 08 a 11 de maio, no EXPOTRADE, em Pinhais/PR.

Para o Diretor Presidente da ANFAPE, Renato Ayres Fonseca, esse encontro visa a alinhar com os associados e o setor em geral, pleitos e ações da entidade para 2024, especialmente na Certificação de Peças para uso no setor de colisão, bem como na defesa ao direito à livre escolha do proprietário em reparar seu veículo, a partir da campanha global Right to Repair, encampada no Brasil pela Aliança do Aftermarket Automotivo, grupo que agrega sete entidades do mercado independente de reposição e reparação automotiva, da qual a ANFAPE é expressiva representante da indústria.

“Será uma importante oportunidade para empresas associadas ou não se informarem sobre a Certificação de Peças não originais fabricadas pelo mercado independente, compatíveis com a certificação por conformidade, que promete abrir um mercado em que os fabricantes independentes ainda não atuam com força, que é o de veículos mais novos que estão em garantia” frisa Fonseca.

Segundo o presidente, o encontro também vai divulgar as inciativas da Aliança do Aftermarket em prol do Right to Repair, movimento global de defesa do interesse dos consumidores, mais especificamente no mercado de autopeças. “Vamos informar sobre o que está acontecendo de mais recente no mundo em relação a esses assuntos, por isso, entendemos ser um importante momento para reforçar os laços entre os players do mercado de colisão, aprimorar network e, sem dúvida, gerar negócios”, destaca.

Renato Fonseca aponta ainda que o mercado de reposição independente, por sua imensa capilaridade, consegue solucionar prontamente problemas de desabastecimento no fornecimento de peças para reparação. “A ANFAPE tem por missão garantir a concorrência no mercado de peças visuais de carroceria, preservando os investimentos, a geração de empregos formais, as exportações, a contribuição fiscal. Por isso, acredito que a liberdade de escolha do consumidor será preservada à medida que houver livre concorrência do mercado”, enfatiza.

Além de toda diretoria da ANFAPE, são convidados do encontro a gerente da Interlink Brasil, Amanda Strumiello; o diretor executivo da Aliança do Aftermarket Automotivo, Marcelo Gabriel; e a sócia titular da Preto Advogados e responsável jurídica da ANFAPE, Drª Raquel Elita Alves Preto.

Serviço
ANFAPE – Reunião de Negócios das Indústrias de Autopeças

  • Data: 10 de maio de 2024
  • Horário: 9h
  • Local: Hotel Slaviero Curitiba Shopping – Rua Dr. Pedrosa, 208 – Batel – Curitiba-PR
  • Informações: anfape@anfape.org.br

AUTOPAR – 11ª Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva

  • Data: 8 a 11 de maio
  • Horário: De 8 a 10/5, das 14h às 22h e dia 11/5, das 9h às 16h
  • Local: EXPOTRADE, Pinhais/PR
  • Site: www.feiraautopar.com.br

Sobre a Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil

Surgida em 2022 como resultado da Carta de Fortaleza, por coalizão entre entidades representativas do mercado de reposição automotiva no Brasil, a Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil congrega sete associações ANFAPE, ANDAP, SINCOPEÇAS BRASIL, SINDIREPA BRASIL, CONAREM, ASDAP e AFER, entidades legitimamente representativas do mercado de reposição automotiva brasileira, reconhecidamente o quarto maior mercado do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão, sendo responsável por mais de 80% da manutenção veicular, incluindo motocicletas, automóveis de passageiros, utilitários, caminhões e ônibus. O setor da reposição representa 2,0% do PIB brasileiro, somando as atividades de fabricação de peças e componentes, distribuição, comercialização e reparação, e está presente em praticamente todos os municípios brasileiros.

Em 2023, primeiro ano de atuação, a Aliança esteve presente na AUTOMEC, maior feira de autopeças e componentes da América Latina e entre as três maiores do mundo, com estande integrado de todas as entidades, em que foram realizadas diversas reuniões e painéis, tanto no âmbito regional como internacional, com destaque para o encontro das lideranças da reparação automotiva da Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai.

No âmbito internacional, a Aliança é integrante da Associations in Motion, união global entre associações de reposição automotiva para debater tendências e defender interesses comuns, sendo que o Brasil está presente nos Grupos de Trabalho priorizados pela entidade, e participa das reuniões ordinárias, tanto virtuais quanto presenciais.

Sobre a ANFAPE

A Associação Nacional dos Fabricantes, Exportadores, Importadores, Comercializadores, Distribuidores e Representantes de Autopeças Destinadas ao Mercado de Reposição – ANFAPE foi fundada em 2007 por pessoas jurídicas com interesse mediato ou imediato no mercado brasileiro e internacional de autopeças para veículos automotores nacionais e/ou importados.

Criada por importantes empresas do setor de autopeças, a ANFAPE tem como objetivo representar e fortalecer o setor de reposição independente de autopeças no Brasil.

A entidade nasceu para unir não só os fabricantes brasileiros independentes de autopeças, mas também integrá-los a outras empresas e instituições que participam desse mercado, possibilitando a troca de experiências e a unificação do setor.

Informações
Imprensa ANFAPE

Robson Breviglieri – MTb 13.084-SP
T. 11 997791091
anfape@anfape.org.br
SP, abril 2024

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO