Altas temperaturas impactam na autonomia dos veículos elétricos


Calor faz com que a queda na autonomia dos VEs seja mais rápida
Altas temperaturas impactam na autonomia dos veículos elétricos

As altas temperaturas impactam diversos aspectos dos veículos, principalmente os sistemas de arrefecimento do motor elétrico e das baterias. Apesar de carros elétricos terem uma mecânica mais simples, eles também são impactados pelo calor e podem ter sua performance reduzida. Isso pode representar um desafio extra para o gestor da frota, já que a diminuição da autonomia requer mudanças nos planejamento inicial e  impacta diretamente no custo das entregas e na experiência do cliente.

A Geotab, líder global em soluções de transporte conectado, analisou dados anonimizados de milhares de veículos elétricos e concluiu que, apesar das temperaturas mais baixas impactarem a performance dos VEs (pois o frio afeta a capacidade das baterias de armazenar e liberar energia), o calor faz com que a queda na autonomia dos VEs seja mais rápida. As análises mostram também que temperaturas na faixa de 21°C são ideais para a autonomia desses veículos, apresentam melhor desempenho do que sua autonomia nominal, atingindo picos de 115%. Assim, em um dia de condições amenas, um veículo que deveria ter a autonomia de 100km, pode ir além e entregar até 115km. 

É importante que motoristas e gestores contem com ferramentas de monitoramento, que possam analisar os dados de performance dos veículos e oferecer insights sobre como obter a melhor performance em temperaturas extremas. A Geotab oferece uma ferramenta gratuita <https://www.geotab.com/CMS-GeneralFiles-production/ev-tool-2022/EVTool.html?language=pt-br&speed=km&temp=c>  que mostra o impacto da temperatura e velocidade na autonomia do veículo elétrico.

Os veículos elétricos representam um grande avanço em relação ao combate às mudanças climáticas, por isso muitos países já estão adotando planos para a migração de suas frotas. “Cada veículo a combustão que deixa de circular é um passo rumo a cidades mais sustentáveis e menos poluídas. Nos orgulhamos muito de apoiar nossos clientes em seus processos de eletrificação de frotas”, diz Eduardo Canicoba, VP da Geotab no Brasil.

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO