Material estará disponível para download em português e espanhol no novo site da entidade
A Associação Latino Americana de Pneus e Aros – ALAPA, entidade de referência técnica do setor na América Latina disponibilizará, a partir desta quarta-feira (30), o Manual de Normas Técnicas 2021 de forma totalmente gratuita. O arquivo estará disponível no novo site www.alapa.org.br, que traz a versão em língua portuguesa e espanhola.
O documento atualizado possui 12 capítulos e mais de 300 páginas de informações técnicas voltadas para pneus, aros e válvulas de automóveis, camionetas, motocicletas, caminhões, ônibus, veículos industriais, tratores e máquinas fora de estrada. No manual é possível encontrar ainda informações sobre os tamanhos e perfis dos acessórios, com as combinações adequadas para facilitar a montagem e assegurar o assentamento dos veículos. Além disso, nele são encontrados dados referentes à capacidade de carga e pressão, limites de velocidade, entre outros.
As normas e manuais são produzidos por especialistas de cinco comissões, que representam as maiores fabricantes do setor de pneus, aros e válvulas da América Latina: Bridgestone, Continental, Dunlop, Fate, FVA, Goodyear, Maggion, Maxion, Michelin, Pirelli, Prometeon, Rinaldi e Titan.
Disponível no site reformulado e de fácil navegação, o conteúdo do manual destina-se principalmente a revendedores, reconstrutores de pneus, borracheiros, frota de transporte de carga e de passageiros, além de usuários e autoridades que necessitem de tais dados.
Os coordenadores das comissões responsáveis pelo conteúdo do manual comentam abaixo sobre esse importante lançamento da indústria e mais detalhes.
“O manual combina nomenclaturas e aplicações descritas de outras organizações técnicas dos principais mercados consumidores do mundo como ETRTO (EU), TRA (EUA), JATMA (Japão), assim facilitando a consulta dos usuários – Antonio Seta (Bridgestone)– coordenador da comissão técnica – categoria de caminhões.
“Com a introdução do capítulo de pneus reformados, fechamos o ciclo de vida do pneu e conseguimos orientar o mercado também quanto aos critérios necessários para os procedimentos de reforma e reparos de pneus, assim, asseguramos o processo de reforma e a segurança dos seus usuários finais.” – comenta – Vinicius Marrara (Goodyear)– coordenador da comissão técnica – categoria reforma e conserto de pneus.
“Este é um Manual de aplicabilidade frequente e de consulta mais fácil e imediata do que os desenhos técnicos de cada dimensão, de cada escultura e de cada SKU (número individual de identificação do produto) que temos.” – comenta, Flavio Santana (Michelin) – coordenador da comissão técnica – categoria automóveis e camionetas.
“Um ponto importante que destacamos é que os pneus de motocicletas não são fabricados para serem reformados em função de suas características de construção e condições de aplicação. O Manual Técnico ajuda a melhorar a qualidade do serviço e isso automaticamente melhora a produtividade” destaca – Cassio Corsi (Pirelli)– coordenador da comissão técnica – categoria motocicletas e similares.
“Temos uma norma atualizada que agiliza as informações para a tomada de decisão do Agronegócio, que cresce constantemente e demanda soluções em pneus” destaca – Fernando Aleixo (Titan)– coordenador da comissão técnica – categoria agrícola, equipamentos fora de estrada e industriais.
Sobre a ALAPA
Fundada em 1952, a Associação Latino Americana de Pneus e Aros (ALAPA) é responsável pela normalização, padronização e recomendações de segurança na América Latina para: aros, rodas, pneus, válvulas, materiais para reforma e reparação de pneus e seus acessórios para automóveis, camionetas, motocicletas, caminhões, ônibus, veículos industriais, tratores e máquinas fora de estrada.
Informações
Imprensa ANIP
imprensa.anip@agenciarace.com.br