Aftermarket se mobiliza em favor de política setorial


Palestra apresentou desafios que se apresentam para a reposição independente, em especial, o momento disruptivo decorrente de tendências já concretizadas como digitalização e conectividade veicular (Por Claudio Milan claudio@novomeio.com.br)
Aftermarket se mobiliza em favor de política setorial
Heber Carvalho, presidente do Sincopeças-SP; Rodrigo Carneiro, presidente da Andap; e Francisco De La Tôrre, ex-presidente do Sincopeças-SP compuseram a mesa do encontro

Retomando os eventos presenciais, o Sincopeças de São Paulo realizou nesta terça-feira, 6 de julho, no auditório da entidade, um encontro que teve como destaque palestra do consultor Luiz Sergio Alvarenga, da Alvarenga Projetos Automotivos.

Com 30 anos de experiência no mercado, Alvarenga fez um apanhado em detalhes dos principais desafios que se apresentam para a reposição independente considerando, em especial, o momento disruptivo decorrente de tendências já concretizadas como digitalização e conectividade veicular.

Consultor Luiz Sergio Alvarenga, da Alvarenga Projetos Automotivos

Entre estes desafios se apresenta o fortalecimento das ações do movimento Right to Repair (direito à reparação), uma urgência que vai se intensificar com a presença cada vez maior nas ruas de carros equipados com o SGW – Security Gateway, uma espécie de “porteiro” que cuida da segurança dos carros conectados contra a invasão de hackers, mas que também tem a habilidade de impedir o acesso dos reparadores independentes ao “cérebro” eletrônico dos veículos, leitura indispensável para o diagnóstico de defeitos e a realização dos reparos. “Isso já é uma realidade, esses carros estão nas ruas. As oficinas não conseguem mais acessar as informações e ficam reféns das concessionárias”, expôs o palestrante.

O Right to Repair faz parte de um conjunto de demandas do mercado que, afinal, estarão contidas dentro de uma política setorial que está sendo desenhada para o Aftermarket Automotivo num trabalho conjunto das entidades de representação de distribuição, varejo, reparação e retíficas. A proposta será respaldada por avanços já conquistados, como a recente Norma ABNT para os vendedores de autopeças e o novo anuário do varejo, que será lançado em agosto na feira Autop, em Fortaleza (CE).

O evento contou com as presenças de Rodrigo Carneiro, presidente da Andap; Heber Carvalho, presidente do Sincopeças-SP; Francisco De La Tôrre, ex-presidente do Sincopeças-SP, Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA; além de lideranças de todos os elos do mercado independente de reposição.

Fonte: Novo Varejo

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO