Actros é o caminhão com mais itens de segurança de série no Brasil

Actros é o caminhão com mais itens de segurança de série no Brasil

Caminhão mais seguro e inteligente do País, Novo Actros sai de fábrica com 16 itens de série de avançada tecnologia

Clique aqui e assista ao vídeo sobre a Segurança do Novo Actros e, aqui, sobre o MirrorCam

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, quase 90% das causas de acidentes rodoviários têm origem em comportamentos que poderiam ser evitados, como distração e imprudência. Além dos trabalhos para a conscientização constante dos motoristas, modernas tecnologias instaladas nos caminhões, por exemplo, podem resguardar muitas vidas pelas estradas brasileiras e também ajudar o transportador a preservar o seu patrimônio e de seus clientes.

O levantamento da Polícia Rodoviária Federal realizado em 2020 aponta algumas classificações para os acidentes, que consideram o modo como ocorreram e como poderiam ter sido evitados. É nesse contexto que fica evidente a importância dos Sistemas de Alerta e Prevenção, equipamentos de segurança do Novo Actros da Mercedes-Benz que se configura como o mais completo pacote de itens de série do mercado.

Cerca de 3,4 mil caminhões do modelo Novo Actros já rodam pelo Brasil desde o seu lançamento, no final de 2019, agregando mais segurança ao trânsito nas estradas. O caminhão mais seguro do país é equipado de série com 16 recursos inteligentes, conectados e eficientes, sem que os clientes paguem a mais por isso.

Esse é o caso de acidentes causados pela distração do motorista, que somam 42% do total e que poderiam ter sido poupados caso sistemas como o Assistente Ativo de Frenagem ABA5, Monitoramento de Fadiga, Controle de Estabilidade, Sensor de Ponto Cego e Sensor de Faixa estivessem presentes nos caminhões envolvidos. Todos esses equipamentos estão na lista dos 16 itens de segurança de série do Novo Actros.

A seguir, veja a tabela com as causas de acidentes indicadas pela Polícia Federal e que podem ser evitados com o uso dos sistemas de segurança do Novo Actros:

“O Novo Actros é o único caminhão do Brasil que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente. Soma-se a isso, o fato de ser também o único caminhão do mercado brasileiro a oferecer de série 16 itens de segurança. Sem dúvida, é o detentor do título de caminhão mais seguro em seu segmento”, diz o vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini. “Isso comprova o nosso compromisso em oferecer segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, trouxemos para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”.

De acordo com o executivo, a adoção do pacote de segurança como item de série reflete esse compromisso da Mercedes-Benz de evitar acidentes, de ajudar o motorista em situações de risco e usar a tecnologia a seu favor 100% do tempo. “Proteger a vida nas estradas é o nosso maior objetivo, evitar acidentes é uma obrigação e, para isso, trabalhamos com as melhores e mais modernas tecnologias”, afirma Roberto Leoncini. “Nesse sentido, conectividade, segurança e inteligência para a tomada de decisões que evitam acidentes faz parte do DNA do Novo Actros. Então, nosso cliente que roda com o nosso top de linha está seguro e também está mantendo altos níveis de segurança para os que rodam ao seu entorno”.

Novo Actros oferece o mais completo pacote de segurança ativa do mercado brasileiro

ABA 5 – Active Brake Assist (Assistente Ativo de Frenagem) – Tecnologia de segurança ativa exclusiva da Mercedes-Benz. Por meio de radar e câmeras, a 5ª geração do ABA identifica veículos à frente, como também pedestres e objetos estáticos e móveis na via. Além de avisos sonoros e visuais ao motorista, o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário. Assim, o ABA minimiza riscos de colisão, assegurando drástica diminuição no volume de acidentes nas estradas e preservando vidas, além de preservar o patrimônio do cliente e aumentar a disponibilidade do veículo.

Side Guard Assist (Assistente de Ponto Cego)  Oferece ampla visão ao redor do caminhão, trazendo mais segurança para o motorista, demais veículos da via, ciclistas e pedestres.

Attention Assist (Assistente de Fadiga)  Garante mais segurança ao motorista, alertando-o para a necessidade de descanso. Por meio de avançados algoritmos, o caminhão monitora o comportamento dinâmico do condutor, avaliando ações como mudanças de faixa, tempo de viagem e uso dos pedais. Assim, essa tecnologia reduz o número de acidentes por cansaço do motorista.

Assistente de Parada Holder – Integrado ao sistema Hill Holder (assistente de partida em rampa), o Novo Actros conta com o sistema de freio Hold. Ao parar o veículo e acionar o pedal do freio, ele entra em ação. Ao acelerar, o freio desativa e o caminhão segue a viagem.

Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) – Com essa tecnologia, a marca se antecipa à legislação brasileira, que exigirá o ESP como item de série a partir de janeiro de 2023 para caminhões. O sistema amplia o nível de segurança do veículo, com maior controle sobre a estabilidade do caminhão, reduzindo o risco de tombamentos e acidentes.

Lane Warning System (Assistente de Faixa de Rolagem) – Diferencial do Actros desde o seu lançamento no Brasil. Avisa o condutor a manter o caminhão na faixa correta da estrada, o que garante mais segurança para o motorista e demais veículos, reduzindo o número de acidentes.

Proximity Control (Assistente de Manutenção de Distância) – Mais um diferencial do atual Actros que já é reconhecido nos modelos com Pacote de Segurança. O sistema identifica que o caminhão está se aproximando do veículo da frente, mantendo a distância determinada pelo motorista. Garante mais segurança para o motorista e os demais veículos, reduzindo o número de acidentes.

Os 16 itens de segurança de série

·         ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem)

·         Side Guard Assist (assistente de ponto cego)

·         Attention Assist (assistente de fadiga)

·         Assistente de parada Hold

·         ESP (controle eletrônico de estabilidade)

·         Piloto automático adaptativo com limitador de velocidade

·         Proximity Control (assistente ativo de proximidade)

·         EBS (sistema eletrônico de frenagem)

·         ASR (sistema de controle de tração)

·         ABS (sistema antibloqueio)

·         Sensor de chuva e iluminação

·         Alarme de ré com luzes intermitentes

·         Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem)

·         Hill Holder (auxílio de partida em rampa)

·         Farol para auxílio em manobras

·         Farol alto inteligente

Inovador e exclusivo MirrorCam amplia o já alto padrão de segurança
O Novo Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível opcionalmente para os clientes. Trata-se de um sistema de câmeras digitais que substitui os espelhos retrovisores convencionais do caminhão, trazendo mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística.

Entre os recursos de segurança do Novo Actros também estão disponíveis, como itens opcionais, o freio auxiliar retarder e airbag para o motorista, o que reforça o posicionamento do top de linha da marca como o caminhão mais seguro do Brasil.

Potencial de economia de R$ 200 mil em cinco anos
“Para Mercedes-Benz, segurança não é opcional. Agregamos aos nossos caminhões tecnologias avançadas e eficientes que trazem excelência em segurança e que também contribuem para o melhor desempenho dos caminhões dos clientes no transporte de cargas e para a economia nos custos operacionais”, diz Roberto Leoncini.

Segundo dados de transportadores, o índice de acidentes, dependendo da operação, pode chegar a 5% da frota. Isso significa que, em uma frota de 60 caminhões, até 3 veículos por ano poderão se envolver em algum tipo de colisão.

O custo médio de reparo de uma colisão frontal de pequeno porte (grade, faróis, para-choque e mão de obra) gira em torno de R$ 16.400. Ou seja, no caso de 3 veículos, são R$ 49.200. Considerando 5 anos de operação, isso representa R$ 246.000.

“Os sistemas de alerta ou prevenção do Novo Actros podem reduzir os riscos ou mitigar os efeitos de até 80% dos acidentes”, ressalta Roberto Leoncini. “Estamos falando então de até cerca de R$ 200.000 em redução de custos para o cliente, considerando as condições citadas”.

Mais informações, visite o site: https://www.mercedes-benz.com.br/institucional/imprensa/releases

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