A reinvenção das feiras automotivas


Em 2022 haverá Salão do Automóvel em Interlagos, além dos eventos Duas Rodas e Fenatran. A Automec ficará para 2023. Saiba como a pandemia mudou o calendário das feiras do setor (por Paulo Braga, jornalista, sócio fundador de Automotive Business)
A reinvenção das feiras automotivas

Já está com saudade do Salão do Automóvel? Pois saiba que o evento, cuja última edição ocorreu em 2018 no São Paulo Expo (o antigo Pavilhão de Exposições Imigrantes) já está sendo arquitetado pelos promotores para ser realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, em meados de 2022, com a estreia marcada para o dia 6 de agosto. 

A feira, organizada pela RX, será um evento bem diferente dos anteriores, como você descobrirá em breve. O salão, tradicionalmente esquematizado para o fim do ano, esbarraria no GP de Fórmula 1, que estará na agenda do autódromo em outubro e novembro. Daí a alteração no período do empreendimento. Estarão em pauta na programação da nova edição do salão exposição de veículos, test-drives e palestras sobre mobilidade, além de experiências off-road.

2021 foi um ano de desgaste para as feiras automotivas em razão da pandemia, que levou ao adiamento da Fenatran, da Automec e o do Salão Duas Rodas, feiras que estão no portfólio da RX (antiga Reed Exhibitions) e passam por uma verdadeira reinvenção. “Estamos reorientando nossos programas”, explica Luiz Bellini, diretor de portfólio da RX.

Automec

A próxima edição da Automec, que seria realizada de 9 a 13 de novembro, fica adiada para 25 a 29 de abril de 2023, como uma realização híbrida, com a parte presencial programada para o São Paulo Expo. A fórmula será a mesma adotada para a Fenatran, que aconteceria de 18 a 22 de outubro, mas foi deslocada para 16 a 20 de novembro de 2022, também no São Paulo Expo.

Havia uma enorme torcida no mercado para que a Automec vingasse e repetisse a história de sucesso do evento, considerado o principal do gênero na América Latina para o segmento de reposição, reparação e manutenção automotiva. Mas infelizmente a 15ª edição do empreendimento precisou ser adiada, já que o evento tinha perdido expositores importantes. Vale lembrar que a 14ª edição da feira ocorreu em 2019.

Luiz Bellini, diretor de portfólio da RX

É razoável atribuir apenas à pandemia o adiamento da feira? Ou a decisão foi resultado de uma série de acontecimentos em conjunto? Veja o que diz Elias Mufarej, diretor de mercado de reposição e de fomento à exportação do Sindipeças, sobre a decisão.

“O Sindipeças foi favorável ao adiamento da Automec pelos riscos que as condições sanitárias ainda podem representar para expositores e público. Além disso, alguns fabricantes acabaram desistindo da participação justamente para não correr riscos. Embora a pandemia esteja bem mais controlada, ainda há incertezas que precisam ser consideradas. Como parceiro da RX na organização dessa feira, que é a mais importante para o setor de autopeças em toda a América Latina, desde sua criação, em 1993, estaremos juntos, para fazer da edição de abril de 2023 a maior de todas”, conclui.

Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP, concorda com Mufarej e acrescenta que o adiamento foi uma decisão responsável, especialmente porque o evento deveria atrair muita gente de fora do País, em situação ainda não confiável da pandemia. “Foi a melhor decisão”, garantiu a Automotive Business.

A RX informa que, de acordo com dados da indústria, o aftermarket automotivo movimenta mais de R$ 40 bilhões em volume de peças no mercado brasileiro. E a Automec é o principal palco presencial dos players do setor para a divulgação de novas tecnologias e geração de negócios.

A RX garante que em 2023 a Automec contará com projetos inovadores e marcará o reencontro presencial dos expositores, patrocinadores e público desse segmento. Até lá, a promotora continuará trabalhando fortemente para proporcionar uma plataforma permanente de negócios com a interação entre expositores e visitantes em formato digital, com webinars e experiências alinhadas à inovação e tendências, características da Automec. “O evento presencial da Automec continuará sendo a principal forma de geração de negócios e conexão do setor”, anuncia a RX.

Experiência na Fenatran

“2022 será o ano da Fenatran. O evento que, em 2021 pegou a rota digital e levou muito conteúdo de valor, experiências e geração de negócios para o mercado, vai continuar conectando a comunidade virtualmente até o grande reencontro do setor em novembro de 2022”, afirmou Ana Paula Pinto, gerente da Fenatran na RX, a Automotive Business. 

Segundo ela, a Rota Digital 2022 relativa ao evento começa logo no início do ano, mantendo a abordagem a temas relevantes, como a sustentabilidade, que vai direcionar todas as ações deste próximo ano, 100% alinhado com o momento do setor.

Experiência também será a tônica do ano, com a manutenção do test-drive virtual e interativo em fenatran.com.br, que pode, inclusive, assumir formatos híbridos ao longo do ano, com o ápice da interação presencialmente no pavilhão pelo Fenatran Experience, permitindo que os visitantes dirijam as máquinas lá mesmo no São Paulo Expo. 

“A geração de negócios, uma constante no digital, também se potencializa no pavilhão, com as centenas de reuniões de negócios que o ambiente promove. E as tendências do mercado marcarão presença novamente, desta vez sobre intralogística e D2C, o direct-to-consumer, que explodiu com o e-commerce na pandemia”, disse Ana Paula, explicando que a Fenatran 2022 trará uma área dedicada a cada uma dessas frentes, com demonstração de serviços e produtos, além de muita conexão e conteúdo. Ela faz um alerta para que todos agendem para novembro de 2022 o reencontro do setor de transporte rodoviário e logística na Fenatran 2022.

Salão Duas Rodas

Maior evento do segmento do País e um dos três mais importantes do mundo, o Salão Duas Rodas é considerado pela RX, sua organizadora, o principal palco para a expressão de cultura e lifestyle do mundo das motocicletas. “Além de exibir as novidades das montadoras, o Salão Duas Rodas possui o firme propósito de oferecer experiências aos mais de 240 mil visitantes”, afirma Luiz Bellini, o diretor de portfólio da RX. 

Na última edição, em 2019, a mostra contou com 560 motocicletas expostas e mais de 15 mil test-rides nas cercanias do São Paulo Expo, onde é realizado o evento. Além da exibição e da experiência, o Salão Duas Rodas também se notabiliza como plataforma na geração de negócios de todo o setor, reunindo mais de 400 expositores de acessórios, peças, serviços e conteúdos em geral do universo das duas rodas. A próxima edição irá ocorrer de 1 a 6 de novembro de 2022, na São Paulo Expo. Até lá, a RX pretende introduzir diversas ações digitais que irão retratar as novidades e as tendências do segmento.

Calendário

Uma das novidades sobre as feiras agendadas para 2022 é que apenas eventos no formato presencial foram confirmados, com data definida, sendo 18 dos setores automotivos e náuticos e seis dos segmentos de logística, transporte e armazenagem. As informações são de Gustavo Chaves, editor-chefe do site Feiras do Brasil. “Os eventos on-line ainda não começaram a ter suas datas confirmadas”, disse ele a Automotive Business.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO