“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

61% dos brasileiros querem comprar carro usado até 2024

20/09/2023

Pesquisa da Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, aponta que 89% dos entrevistados têm a intenção de trocar ou adquirir um novo veículo até 2024, de acordo com dados do Webmotors Autoinsights.

O levantamento, que apresenta a intenção de compra dos usuários da plataforma, indica que 61% dos respondentes desejam comprar um modelo usado; destes, 53% indicaram que o financiamento parcial é o modo de pagamento escolhido. Daqueles que já possuem um veículo, 76% pensam em ofertá-lo como entrada.

A preferência da maioria das pessoas ouvidas pelo estudo é pelos SUVs (38%) com motorização flex (70%). Entre os respondentes que possuem carro com idade entre um e dois anos, 31% já são proprietários de um modelo SUV e, entre eles, 54% pretendem comprar ou trocar de veículo ainda no segundo semestre de 2023. 

Híbridos e elétricos

O levantamento mostra também que apenas 6% dos respondentes têm a pretensão de adquirir um veículo com motor híbrido. Quando questionados sobre os motivos pela escolha de híbridos ou elétricos, 63% dos entrevistados disseram que a perspectiva de economia de combustível é a razão mais latente, seguida do apreço por experimentar novas tecnologias (38%) e da preocupação com o meio ambiente (33%). Ao todo, 61% das pessoas que responderam a pesquisa estão dispostas a pagar um valor mais alto por modelos eletrificados.

“O estudo traz outro ponto importante: os entrevistados em sua maioria já têm um carro e são donos de modelos entre os anos 2012 e 2015 (26%) e não adquiriram o veículo em 2023 (83%), o que pode, de certa forma, justificar a intenção de comprar um carro nos próximos meses”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.

O levantamento foi realizado com cerca de 3,5 mil usuários da plataforma – a maioria homens (88%) com idade entre 46 a 55 anos (29%).

Sobre a Webmotors  

Webmotors foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.

Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à Carsales Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a Carsales Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.

Informações para a imprensa – Webmotors 
RPMA Comunicação
Jaqueline Nunes: jaqueline.nunes@rpmacomunicacao.com.br
(13) 98821-0853
João Pedro Ribeiro – joaopedro.ribeiro@rpmacomunicacao.com.br
(11) 98151-3704

Relações com a imprensa – Santander Brasil
Felipe Guimarães: imprensa@santander.com.br 
(11) 3553-5157

Informes