Os emplacamentos de veículos registraram o melhor mês de setembro da série histórica. Conforme dados da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, foram registradas 509.686 unidades, alta de 1,15% sobre agosto e de 8,32% na comparação com setembro de 2025. Vale ressaltar que agosto e setembro tiveram mesmo número de dias úteis (21 dias). Entre janeiro e setembro, os emplacamentos chegaram a 4.233.468 unidades, crescimento de 14,41% sobre igual período do ano passado, o que coloca 2026 como o segundo maior acumulado dos três primeiros trimestres da série, atrás apenas do ano de 2011.
“O mercado continua demonstrando demanda por veículos novos, mesmo em um ambiente ainda complexo de crédito. Para automóveis e comerciais leves, por exemplo, a concorrência entre marcas e os programas especiais de fomentação do setor, como o Move Brasil e Carro Sustentável, que têm reduzido preços e melhorado taxas de financiamento, continuam tendo peso importante na decisão do consumidor. Para segmentos como caminhões, ônibus e implementos rodoviários, os incentivos ofertados pelo Programa Move têm estancado o movimento de queda e, no caso dos implementos, temos observado até saldo positivo após longos períodos de sucessivas quedas”, afirma Arcelio Junior, Presidente da Fenabrave, que comemora os resultados da maior parte dos segmentos.
Emplacamentos de veículos em setembro de 2026

Emplacamentos – Avaliação por Segmento






Projeções para 2026
As projeções para 2026, divulgadas em julho, pela Fenabrave, seguem conservadoras, mas poderão ser revisadas em novembro.
“Os resultados atuais nos indicam um fechamento de ano melhor do que o esperado, para a maior parte dos segmentos, mas vamos aguardar o desempenho de outubro, que pode apontar ajustes no mercado”, declara Arcelio Junior.

Fonte: Fenabrave





























