“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Produção de motocicletas cresce 10% e vendas são recorde até maio

Mercado doméstico cresceu 15% e chegou perto de 1 milhão de unidades em cinco meses

11/06/2026

Saíram das linhas das fábricas do Polo Industrial de Manaus, AM, de janeiro a maio, 932,5 mil motocicletas, volume que supera em 10,1% o volume registrado no mesmo período de 2025. No mês passado foram produzidas 186,7 mil motos, 8,2% acima de maio do ano anterior e 1,3% a mais do que em abril. Foi o que informou a Abraciclo.

Os emplacamentos foram recorde no acumulado do ano, com 980 mil unidades, alta de 15,3% sobre o mesmo período de 2025. Em maio o emplacamento de motos totalizou 197,7 mil unidades, acréscimo de 2,2% com relação ao mesmo mês do ano passado. Em comparação a abril, no entanto, houve retração de 6,1%.

Para Marcos Bento, presidente da Abraciclo, os números até maio demonstram a consistência do ritmo de produção da indústria e a capacidade de atender ao crescimento da demanda do mercado: “Também reforçam a relevância do setor de duas rodas para a economia, com reflexos positivos sobre investimentos, geração de empregos, arrecadação e fortalecimento da cadeia produtiva”.

Foram exportadas 19 mil motocicletas de janeiro a maio, 22,8% a mais do que no acumulado do mesmo período do ano passado. Em maio 4,1 mil unidades exportadas representaram alta de 23,4% frente ao mesmo período de 2025 e de 19,7% com relação a abril.

Fonte: AutoData

Informes