Por Otavio Rocha
Na última terça-feira, 11, na sede da FIESP, em São Paulo, aconteceu o AMMA Next, evento promovido pela Associação das Mulheres do Mercado Automotivo (AMMA). Sob o tema “o futuro da diversidade dos negócios”, a cerimônia reuniu centenas de profissionais mulheres do setor e contou com as palestras de Marcelo Gabriel, diretor da Aliança do Aftermarket Automotivo, Carol Albuquerque, mentora executiva, e Cristiana Arcangeli, empresária e investidora.

Na abertura da cerimônia, a presidente da AMMA, Carla Nórcia, ressaltou a importância do AMMA Next como “um espaço de escuta e construção, onde mulheres se encontram para falar de tecnologia, inovação e futuro”. A executiva frisou: “não é só pelas mulheres: é pelo setor automotivo”.

Marcelo abriu a rodada de palestras com o um balanço sobre as mulheres no setor automotivo. Segundo a pesquisa “Diversidade no setor automotivo 2023”, do Automotive Business, apenas 20% das pessoas que trabalham no mercado automotivo são mulheres. Em cargos de liderança, o número é ainda menor: 5%. O palestrante também abordou o envelhecimento da mão de obra, inteligência artificial e sustentabilidade.

Na sequência, Carol Albuquerque trouxe uma abordagem focada na mudança de pensamento. Utilizando o batom vermelho como símbolo do empoderamento feminino, a mentora falou sobre coragem, a importância de se posicionar e de abrir portas para outras mulheres.

Popularmente conhecida pelo reality show Shark Tank Brasil, Cristiana Arcangeli subiu ao palco para discursar sobre empreendedorismo e gestão de negócios. A empresária enalteceu as mulheres do setor automotivo; inclusive, destacou a sua mãe, que teve uma empresa de autopeças. Realçou a ascensão da representatividade feminina em um meio majoritariamente ocupado por homens, assegurando continuar apoiando o trabalho feito por mulheres.

Ao Balcão Automotivo, Simone de Azevedo, vice-presidente da AMMA, comentou o resultado do evento. “Teve insights, palavras e telas que foram ditas. É para a gente pensar. E o encontro de tantas mulheres juntas do mesmo segmento faz isso acontecer com mais força. Então, o AMMA NEXT cumpriu o seu propósito: dar pertencimento, abraçar as mulheres e fazer conexões de verdade”.

Sobre o próximo AMMA NEXT, a ideia, segundo a executiva, é realizar sempre no mês de novembro. “Essa é a diferença de você fazer uma coisa nichada, querer trazer mais mulheres para dentro do nosso segmento. É um setor maravilhoso, que recebe a gente de braços abertos”, enfatizou.
Fonte: Balcão Automotivo – Fotos: Divulgação / AMMA





























