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Cofap apresenta bieletas em nylon para o mercado de reposição

Novos códigos atendem modelos Fiat, Volkswagen, Audi, Chevrolet, Jeep e Ram

27/10/2025

Comprometida em oferecer produtos inovadores e sustentáveis para o mercado de reposição automotiva, a Marelli Cofap Aftermarket lança uma nova família de produtos: as bieletas em nylon. Mais leves que as versões tradicionais em aço, contribuem para a redução do peso total do veículo, o que resulta em maior eficiência energética, menor consumo de combustível e, consequentemente, diminuição das emissões de dióxido de carbono (CO₂). 

Além disso, o nylon também é um material reciclável, o que permite seu reaproveitamento em novos processos industriais ao final da vida útil da peça. Dessa forma, a Cofap alia tecnologia de ponta, alto desempenho e responsabilidade ambiental, reafirmando sua liderança no mercado de reposição automotiva. 

Outra vantagem é que as peças em nylon são resistentes à corrosão, o que garante maior durabilidade. Somado a isso, produzem menos ruídos e vibrações, proporcionando mais conforto aos ocupantes do veículo. 

Essenciais para o funcionamento do sistema de suspensão, as bieletas conectam a barra estabilizadora aos braços oscilantes da suspensão (também conhecidos como bandejas). Essa conexão permite que as rodas trabalhem de modo coordenado com a suspensão, garantindo maior estabilidade em curvas e manobras, além de segurança para o motorista e os passageiros. 

A bieleta também tem a função de distribuir as forças e os movimentos entre os componentes da suspensão, contribuindo para um desgaste mais uniforme dos pneus e melhorando o desempenho geral do veículo. No entanto, quando está desgastada ou apresenta folgas, pode causar problemas. 

Por isso, é fundamental que o motorista esteja atento a alguns sinais de desgaste, como folga nas buchas de fixação, deformações ou rupturas na estrutura da peça, o que geralmente gera ruídos persistentes. 

Os novos produtos atendem modelos das marcas Audi, Chevrolet, Fiat, Jeep, RAM e Volkswagen. 

Confira os novos códigos e modelos: 

BTC04123N atende modelos Chevrolet: Astra de1999 a 2011; Cobalt, fabricado a partir de 2011; Onix, a partir de 2012; Novo Onix e Novo Tracker, produzidos a partir de 2020; Nova Montana, fabricada a partir de 2023; Sonic 2012 a 2014; Spin a partir de 2012; Prisma, a partir de 2013; Vectra, produzido entre 2006 a 2011 e Zafira, fabricado de 2001 a 2012. 

O BTC03117N destinado a modelos Fiat, Jeep e RAM: Fiat Toro 4X2 e 4X4, que saíram da linha de montagem a partir de 2016; Jeep Compass 4X2 e 4X4, a partir de 2015; Jeep Renegade 4X2 e 4X4, produzido a partir de 2015; RAM Rampage a partir de 2023. 

Já o terceiro código é o BTC1113N que atende modelos Volkswagen e Audi: Polo Sedan, fabricado a partir de 2002; Polo Hatch, a partir de 2001; Gol, a partir de 2008; Fox produzido a partir de 2003; Crossfox, a partir de 2005; Space Fox, a partir de 2006; Up!, partir de 2014; Saveiro, a partir de 2008; Voyage; a partir de 2008; Nivus, a partir de 2020; T-Cross, a partir de 2018; Virtus, a partir de 2018; Novo Polo, a partir de 2017; A1 TFSI, produzido de 2011 a 2018; e A1 Sportback, fabricado entre 2013 e 2018. 

Importante frisar que a tecnologia de bieletas em nylon passou a ser utilizada em determinados modelos de veículos de diversas montadoras como equipamento original e, dadas as vantagens que apresentam em relação às de aço, também passaram a ser lançadas para o mercado de reposição como alternativa para os veículos que originalmente foram lançados com bieletas em aço. Ou seja, para um mesmo veículo o consumidor pode optar por bieletas em aço ou em nylon. Vale destacar, também, que as duas famílias da Linha de Bieletas Cofap, em aço e em nylon, já podem ser encontradas no catálogo eletrônico da marca, sendo que os códigos da família de bieletas em nylon possuem a letra “N” no final, inclusive, com as correspondências entre as peças em nylon e em aço para mesmas aplicações.

Fonte: Move News

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