“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Programa Pé na Estrada faz imersão para capacitação de caminhoneiros

08/10/2025

Pedro Trucão e sua filha Paula Toco

O programa Pé na Estrada lança no próximo dia 19 de outubro, em São Paulo, a imersão “Caminhoneiro que Lucra”, um curso prático voltado a motoristas profissionais que enfrentam desafios financeiros e buscam maior valorização na carreira.

Com investimento simbólico e acessível para que haja a valorização do ensinamento, a atividade será realizada no Butantã (SP), das 8h às 18h, e promete entregar conhecimento direto, sem enrolação, sobre temas que impactam os caminhoneiros.

A ideia do programa nasceu após a equipe do Pé na Estrada constatar que as dificuldades apresentadas nas estradas estão praticamente extinguindo a profissão.

Entre os temas abordados no workshop estão:

· Como organizar o dinheiro e controlar os gastos;

· Como avaliar se o valor do frete compensa;

· Como preparar currículo e se destacar em entrevistas;

· Como rodar dentro da lei, evitando multas e problemas;

· Quais leis protegem o caminhoneiro.

Para o apresentador do Pé na Estrada, Pedro Trucão, o evento é o momento da grande virada. Ele destaca que a atualização do motorista é fundamental os desafios diários:

“A estrada não espera. Esta imersão é pra quem tá pronto pra fazer diferente e colher os resultados. O caminhoneiro pode continuar rodando sem rumo ou decidir rodar com foco.”

O mercado tem enfrentado uma grande falta de mão de obra, principalmente por temas cotidianos que afetam diretamente a vida na estrada, como banheiros precários, restrição de acesso a pátios e restaurantes, além da falta de respeito e reconhecimento.

Segundo a CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos), hoje existem só oito pontos de parada e descanso (PPDs) feitos de verdade para caminhoneiro: com pátio grande e seguro para estacionar, internet, restaurante e chuveiro. Todos esses lugares ficam em rodovias administradas por concessionárias.

Teoricamente, até existem 176 postos de combustível certificados como PPDs, mas muitos motoristas reclamam que a estrutura não corresponde ao que deveria ou que esse, atrelam a estadia ao abastecimento. Essa realidade aliada à baixa remuneração tem feito com que cada vez menos pessoas se interessem pela profissão.

Um dos objetivos da Imersão é mostrar que, apesar dessa realidade, existem boas oportunidades no mercado, mas o motorista precisa estar preparado para ela. Além disso, ao se capacitar, o motorista passa também a ver ainda mais o seu valor e, consequentemente, o mercado passa a entender isso também.

“A verdade é uma só: o caminhoneiro move o Brasil. E está mais que na hora de ser tratado como profissional de valor. Essa imersão é uma oportunidade para o motorista conhecer seus direitos e entender como uma mudança de postura pode transformar sua realidade”, afirma Paula Toco, apresentadora do Pé na Estrada.

O evento é voltado tanto a motoristas empregados quanto autônomos, e as vagas são limitadas.

  • Serviço
    • Imersão Caminhoneiro que Lucra
    • Local: Butantã – São Paulo
    • Data: 19 de outubro
    • Horário: 8h às 18h
    • Valor: R$ 50,00
    • Inscrições: caminhoneiroquelucra.com.br

Informes