A bateria do carro é o coração do sistema elétrico, alimentando tudo, desde itens essenciais de segurança até recursos de conforto. Por isso, é importante saber o quanto cada componente consome? De acordo com Ailto Sola, engenheiro de Aplicações da Clarios — empresa responsável pela marca Baterias Heliar e líder global em tecnologia de baterias de baixa tensão, conhecer esses valores pode ajudar a equilibrar economia e funcionalidade no dia a dia.
Segundo ele, os veículos estão cada vez mais recheados de dispositivos eletrônicos — do conforto à segurança. Mas todos têm algo em comum: consomem energia da bateria. “O uso constante desses sistemas pode colocar o sistema elétrico sob pressão. E mais: um consumo de apenas 100 watts já representa um acréscimo de 0,1 litro de combustível a cada 100 km”, aponta.
Para quem busca economia, abrir mão de itens de conforto pode ser uma escolha válida. Já os sistemas de assistência e segurança devem continuar operando, mesmo com baixa carga, pois desligá-los pode ter consequências muito mais graves do que uma bateria descarregada.
Luzes e faróis
Não há como discutir: segurança vem em primeiro lugar. No inverno, os para-brisas e vidros traseiros aquecidos são essenciais para manter a visibilidade, consumindo cerca de 120 watts. Já os limpadores de para-brisa, dependendo da velocidade, exigem entre 80 e 150 watts. As luzes do veículo são outro item indispensável, especialmente nas manhãs e noites mais escuras. Felizmente, os faróis com tecnologia LED conseguem garantir visibilidade com um consumo bem mais baixo — apenas 50 watts.
Conforto de condução
O aquecedor do carro aproveita o calor do motor por meio de um permutador de calor, mas o sistema de ventilação interna, responsável por distribuir esse calor, exige cerca de 170 watts em potência média. No frio, os aquecedores de banco são uma benção — consomem entre 100 e 200 watts, mas sistemas inteligentes ajudam a economizar energia ao desligá-los automaticamente após certo tempo. E não podemos esquecer do ar-condicionado: além de resfriar no verão, ele é o grande aliado contra o embaçamento no inverno. Apesar de ser movido principalmente pelo motor, ele também impõe uma carga de até 500 watts à bateria.

Assistentes e conexões
Para quem aprecia ar fresco, o teto solar elétrico é quase indispensável. Abrir ou fechá-lo consome 200 watts. Vidros elétricos e travas centrais operam com servomotores de 150 watts — felizmente, por poucos segundos. Já o acendedor de cigarros, que hoje serve como tomada universal, consome apenas 50 watts, mesmo quando utilizado para carregar smartphones ou alimentar dispositivos externos.
Unidades elétricas e dispositivos de controle
Quando falamos de consumo pesado, o motor de arranque reina absoluto. É ele que dá a partida no carro — e se a bateria estiver velha ou mal conservada, algumas tentativas já bastam para esgotá-la. Em dias quentes, com o carro parado no trânsito, o ventilador do radiador entra em ação para evitar o superaquecimento do motor — e consome nada menos que 800 watts. Nos modelos mais recentes, o controlador eletrônico do motor gerencia diversas funções e garante mais eficiência e menor impacto ambiental, com consumo de até 200 watts. E se o carro tem sistema de limpeza dos faróis, saiba que, em conjunto com luzes H7 convencionais, ele pode exigir mais de 100 watts.
“Lembrando que, com o motor em funcionamento, o alternador é responsável por alimentar toda a demanda elétrica do veículo e também recarregar a bateria. Com o avanço e a aplicação de novas tecnologias que visam reduzir emissões e economizar combustível (como “stop-start”, alternador inteligente e gerenciamento de energia), em alguns momentos, mesmo com o motor em funcionamento, o alternador é “desligado” e a bateria supre toda a demanda elétrica, visando a redução de consumo e emissões. Por isso, é fundamental uma revisão periódica do sistema elétrico, e a aplicação da tecnologia adequada de bateria de acordo com a necessidade do veículo (EFB ou AGM)”, detalha Ailto Sola.
Baterias AGM
Com cada vez mais eletrônica embarcada, garantir uma bateria à altura é fundamental. Por isso, a recomendação da Baterias Heliar é clara. Ao fazer revisões ou até mesmo trocar os pneus, aproveite para checar a bateria.
As baterias AGM (Absorbent Glass Mat) representam o que há de mais moderno nesse quesito. Oferecem maior capacidade de energia, suportam cargas pesadas e têm vida útil até três vezes maior que as convencionais. “São verdadeiras centrais de energia, preparadas para manter o carro em funcionamento com segurança e confiabilidade — faça chuva ou sol, verão ou inverno”, destaca o engenheiro de Aplicações.

SOBRE A CLARIOS
A Clarios é a líder global em tecnologias avançadas de baterias de baixa tensão para mobilidade. Impulsionamos o progresso por meio de soluções cada vez mais inteligentes para praticamente todos os tipos de veículos. Com 17.000 funcionários em mais de 100 países, trazemos profundo conhecimento aos nossos parceiros do mercado de reposição e OEM, além de confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Respondemos ao planeta com um rigoroso foco em sustentabilidade com um foco rigoroso em sustentabilidade, promovendo as melhores práticas de sustentabilidade da categoria e defendendo-as em todo o nosso setor. A Clarios está comprometida com a sustentabilidade e a eficiência operacional. Trabalhamos para garantir que até 99% dos materiais da bateria sejam recuperados, reciclados e reutilizados. A Clarios é uma empresa do portfólio da Brookfield.