A Foton, uma das fabricantes de veículos comerciais que mais crescem no Brasil, acaba de atingir um marco importante em sua trajetória no País. Entre janeiro e julho de 2025, a empresa emplacou 696 caminhões, superando os 669 veículos registrados ao longo de todo o ano de 2024. O desempenho é ainda mais expressivo quando se consideram as vendas das novas picapes Tunland, lançadas em junho deste ano: com o primeiro lote de unidades disponíveis comercializadas em menos de um mês, a marca já totaliza 778 veículos emplacados em 2025, entre caminhões e picapes.
O salto nas vendas reflete o avanço constante da Foton no mercado brasileiro desde que passou a ser administrada diretamente pela matriz chinesa, em 2023. Entre janeiro e julho daquele ano, a empresa emplacou 127 caminhões no Brasil. Em comparação com os 696 caminhões emplacados nos sete primeiros meses de 2025, o crescimento registrado é de 448%.
“A evolução acelerada da Foton é reflexo direto de uma combinação de fatores positivos. Apostamos em um portfólio de produtos comprovadamente de alta qualidade, com tecnologias de ponta, preços competitivos e especificações que atendem plenamente às demandas dos transportadores brasileiros nos segmentos onde atuamos”, afirma Fábio Pontes, Diretor de Operações da Foton no Brasil.
Segundo o executivo, outro pilar fundamental para esse desempenho é a capilaridade da Rede Foton. “Estamos investindo fortemente na qualificação e na expansão da nossa rede de concessionárias, que hoje conta com mais de 40 revendas estrategicamente localizadas em 19 estados. Esses parceiros oferecem pós-venda ágil e eficiente, abastecido por um centro de distribuição de peças em Santa Catarina que conta com mais de sete mil part numbers disponíveis para o mercado de reposição. Isso traz confiança para o mercado e fideliza clientes”.

Linha de montagem e portfólio variado
A estrutura da Foton no Brasil inclui ainda uma linha de montagem de caminhões localizada em Caxias do Sul (RS). A expansão da rede de concessionárias também está em ritmo acelerado: o objetivo é encerrar 2025 com mais de 80 revendas em todas as regiões do País.
O portfólio atual de caminhões da Foton inclui seis modelos voltados a diferentes aplicações. São eles os veículos urbanos de carga Aumark S 315 (com Peso Bruto Total de 3,5 toneladas e disponíveis nas versões manual e automatizada), o caminhão semileve 100% elétrico iBlue (com PBT de 6 toneladas e voltado a operações de curta distância com emissão zero) e os caminhões leves Aumark S 715 e S 916 (com PBT de 7 e 9 toneladas, respectivamente). Já no segmento de médios e semipesados, a marca oferece os modelos Aumark S 1217 (11,5 toneladas de PBT) e Auman D 1722 (16 toneladas de PBT). Todos os caminhões da marca utilizam componentes de reconhecida reputação positiva no mercado nacional como motor Cummins e transmissão ZF, além de oferecerem elevada tecnologia embarcada.
Já as novas picapes Tunland marcam a entrada da Foton em um novo segmento no Brasil. Com design robusto, acabamento refinado, recursos tecnológicos avançados e alto padrão de conforto, os modelos têm preços cerca de 20% menores que os de concorrentes mais próximos e garantia que pode chegar a 10 anos, uma das maiores do setor.
SOBRE A FOTON
Fundada em 28 de agosto de 1996, a Foton é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, oferecendo a mais abrangente gama de produtos. É também a primeira empresa de veículos comerciais da China a atingir vendas totais de onze milhões de unidades. Os produtos e serviços da Foton estão presentes em 130 países.
A Foton é uma empresa líder em tecnologia limpa e sustentável. O objetivo global da empresa é a redução das emissões de carbono, com foco na eficiência energética, desenvolvimento de produtos verdes e sistemas mais eficientes de produção. A Foton pretende atingir a neutralidade de carbono em suas principais fábricas até 2035 e a neutralidade de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2050.
A Foton comercializa no Brasil, através de uma eficiente rede de concessionárias, o caminhão semileve Aumark 315, os caminhões leves Aumark S 715 e Aumark S 916, o médio Aumark S 1217, o semipesado Auman D 1722 e o caminhão semileve totalmente elétrico iBlue 6T, além das picapes Tunland.