Por Bruno de Oliveira
Sustentabilidade se tornou mais presente no universo das autopeças no país, sobretudo depois que virou exigência por meio do programa Mover.
Nesse sentido, a Thyssenkrupp costurou parceria com a Arcelormittal para fornecer uma suspensão veicular que usa uma barra metálica produzida com material reciclado.
No caso, a Barra Chata Mola XCarb, criada pela produtora de aço e disponível no mercado desde janeiro. O produto está em fase de homologação.
Inscreva-se agora no #ABX25 e saiba os próximos passos das principais marcas do setor automotivo
Além dos projetos do mercado de reposição, a solução também está pronta para ser testada nos projetos das montadoras.
“O produto garante a mesma resistência e durabilidade da suspensão produzida com aço convencional, sem qualquer perda de performance”, explica Alessandro Alves, CEO da divisão de molas da Thyssenkrupp.
Afora as demandas do Mover, a iniciativa tem aderência às metas das duas fabricantes. A Thyssenkrupp e a ArcelorMittal querem ser empresas neutras em carbono até 2050.
Até 2030, a meta global da Thyssenkrupp é reduzir em 30% as emissões diretas de CO₂ associadas aos processos produtivo, enquanto a ArcelorMittal quer trabalhar na adoção de alternativas energéticas para reduzir em 25% suas emissões.