Nova pesquisa nacional realizada junto a proprietários de veículos nos Estados Unidos revela que mais de 83% dos americanos apoiam o REPAIR Act (Projeto de Lei H.R 1566, S. 1379), que criaria uma lei nacional de direito ao reparo de veículos, garantindo aos consumidores o direito de escolher como e onde consertar seus veículos. Além disso, 77% apoiam o SMART Act, que alteraria as leis de patentes para proporcionar aos consumidores mais opções de conserto.
O acesso aos dados que os veículos coletam é necessário para um número crescente de reparos, mesmo para peças comuns, como para-brisas. As montadoras querem restringir o acesso a esses dados, forçando os consumidores a usarem peças e concessionárias autorizadas, onde os preços são mais altos e as opções mais limitadas. O REPAIR Act garantiria que os proprietários de veículos e as oficinas independentes escolhidas por eles tivessem acesso aos dados necessários para realizar os reparos. O SMART Act promoveria reformas nas leis de patentes, permitindo que fabricantes do mercado de reposição produzissem peças equivalentes e mais baratas que as das montadoras, aumentando a concorrência e reduzindo os preços.
Segundo a pesquisa realizada pelo The Tarrance Group, encomendada pela CAR Coalition, o apoio ao direito de reparo de veículos é fortemente bipartidário: 84% dos republicanos e 82% dos democratas apoiam o REPAIR Act. “Os números não mentem: os proprietários de veículos acreditam que devem estar no controle quando se trata de reparar seus próprios veículos e acessar os dados dos seus carros, e não as montadoras. À medida que cresce o apoio bipartidário à criação de uma lei nacional de direito ao reparo, aplaudimos nossos representantes na Câmara e no Senado por apoiarem o REPAIR Act e esperamos devolver aos consumidores o direito de reparar seus próprios veículos de uma vez por todas”, declarou Justin Rzepka, diretor executivo da CAR Coalition.
Outros destaques da pesquisa:
• 98% dos entrevistados disseram ser importante poder escolher onde consertar seus veículos.
89% acreditam que os proprietários devem poder acessar os dados dos próprios veículos.
• 86% dos eleitores de Trump e 83% dos eleitores de Harris apoiam o REPAIR Act.
• 78% defendem que oficinas independentes devem ter acesso aos dados dos veículos para realizar reparos.
• 72% disseram que as montadoras não devem poder restringir o acesso a esses dados.
A maioria dos proprietários de veículos prefere utilizar oficinas independentes para realizar reparos.
Criada em 2020, a CAR Coalition tornou-se uma das principais defensoras da proteção à escolha do consumidor e ao acesso aos dados dos veículos, combatendo as tentativas das montadoras de monopolizar o mercado de reparos pós-colisão e reter informações dos veículos. A coalizão realiza um trabalho intenso de articulação com parlamentares de ambos os partidos e apoia legislações federais que protejam a liberdade de escolha do consumidor no mercado de reparo pós-colisão.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de junho de 2025, com 1.000 proprietários de veículos em todo o país, e possui margem de erro de +/- 3,1%.
Fonte: Mais Automotive