A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a EcoUrbis começam a testar a viabilidade de caminhão a gás na operação de coleta de resíduos na cidade de São Paulo com o Constellation Biometano, versão apresentada pela montadora na Fenatran 2024.
O projeto pretende comprovar viabilidade do biogás no serviço, combustível com potencial de reduzir em até 90% a emissão de CO2.
Pelas contas da VWCO, em uma operação típica de coleta, na qual o veículo percorre de 50 a 70 mil quilômetros por ano, proporcionaria uma redução de 150 toneladas de CO2 no período.
“Este projeto é resultado de uma análise criteriosa do mercado e das necessidades da EcoUrbis por uma solução que alie alto desempenho à responsabilidade ambiental”, destaca em nota Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus.
LEIA MAIS
→VWCO coloca para andar desenvolvimento com caminhão a biometano
O Constellation Biometano é baseado na configuração Compactor da fabricante, produto já reconhecido pelo operador. Para o uso do gás ou biogás, o caminhão incorpora tanques de aço carbono que somam 240 m³ (960 litros) de capacidade de armazenamento, a maior do seu segmento, segundo a VWCO. A autonomia é de até 300 km, o que permite circulação na grande São Paulo sem necessidade de reabastecimento frequente.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação VWCO