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Carregador de carro na calçada? Ideia avança na Alemanha

Após testes bem-sucedidos, empresa diz que produto está pronto para uso em massa

16/06/2025

Por Victor Bianchin

A empresa alemã Rheinmetall concluiu em maio o período de testes de seu novo produto. Batizado de Curb Charger (algo como “carregador de calçada” ou “carregador de meio fio”), ele consiste em uma tomada acoplada ao piso, sem os famosos totens que costumam figurar nas estações de recarregamento.

De acordo com a empresa, o fato de o produto ser tão compacto facilita sua implementação e permite expansão rápida da rede. O Curb Charger oferece 22 kW de potência e traz um plugue tipo 2.

O projeto piloto começou em abril de 2024 em dois locais na cidade de Colônia. O objetivo era validar, ao longo de um período de doze meses, a adequação prática e as vantagens em termos de planejamento urbano e design, além da aceitação do produto.

Como foram os testes

Os resultados foram positivos: o Curb Charger teve mais de 2.800 ciclos de recarga bem-sucedidos (média de mais de dois por dia e por ponto de recarga). Em média, foram carregados cerca de 19 kWh por ciclo, o que corresponde a uma autonomia de aproximadamente 120 quilômetros. Com a conclusão do projeto piloto, os quatro pontos de recarga passam agora a operar regularmente.

O design compacto e modular permite manutenção rápida e fácil por meio da substituição do módulo de recarga dentro do meio-fio, aponta a fabricante. Isso resultou em disponibilidade quase contínua de mais de 99%, com baixos custos operacionais. Acompanhando o teste de campo, 100 usuários compartilharam suas experiências por meio de um questionário entre agosto de 2024 e março de 2025.

Em média, eles avaliaram os meios-fios de recarga com 4,38 de 5 pontos possíveis, sendo que os participantes mais velhos (acima de 60 anos) deram retornos especialmente positivos. Os usuários valorizaram a possibilidade de contar com uma opção de recarga disponível localmente e com uso facilitado.

Em comparação a estações de recarga convencionais, o Curb Charger se destacou em aspectos como integração ao cenário urbano existente, proteção contra vandalismo, economia de espaço, preservação das linhas de visão e menor risco de tropeçar nos cabos de recarga. As principais vantagens mencionadas nas discussões foram a maior facilidade para estacionar, o uso simples mesmo a partir da rua, a ausência de postes de proteção e a possibilidade de operação com uma só mão.

O produto teve pontuação ligeiramente menor no quesito visibilidade — um aspecto que pode ser aprimorado por meio de marcações direcionadas e integração à navegação, além de aplicativos de recarga em operação regular de campo. 

Outras características

O Curb Charger é conectado à internet, o que permite o compartilhamento de informações em tempo real sobre sessões de recarga, reservas de clientes e o status dos pontos, além de permitir a realização de atualizações de software à distância.

Ele também possui um sistema de resfriamento integrado que permite operação confiável em altas temperaturas externas e evita o superaquecimento. Da mesma forma, em temperaturas abaixo de zero, um sistema de aquecimento embutido assegura visibilidade e operação confiável sem neve ou gelo.

Os componentes eletrônicos possuem encapsulamento IP68, o que significa que o dispositivo é totalmente protegido contra poeira e resistente à submersão prolongada em água a mais de um metro de profundidade. Também há vedação na tomada de recarga e drenos de água, o que garante uma recarga confiável mesmo sob chuva. Se houver acúmulo de água na rua que comprometa o processo de recarga seguro, um sensor corta automaticamente a energia.

Fonte: Automotive Business

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