“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Grupo Timber investe R$ 40 milhões para representar veículos Farizon no Brasil

٠ Grupo Timber investe R$ 40 milhões e oficializa sua entrada no mercado de veículos comerciais elétricos com a chegada da Farizon ao Brasil ٠ Modelo de negócios inclui vendas diretas para frotistas e locadoras, com suporte completo em pós-venda, infraestrutura de recarga e soluções financeiras

13/06/2025

A representação exclusiva da Farizon, marca global do Grupo Geely especializada em veículos comerciais elétricos, marca o início de uma nova fase institucional do Grupo Timber, que passa a integrar de forma definitiva o setor automotivo nos seus negócios, com foco na transição energética. A estreia no Brasil será realizada oficialmente durante a Eletrocar Show 2025, evento que reunirá os principais players da mobilidade elétrica, entre os dias 23 e 26 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Com mais de 20 anos de atuação nos setores florestal, agrícola, de construção e energia, o Grupo Timber avança em seu plano estratégico de diversificação, ampliando o portfólio com soluções de transporte sustentáveis. Essa frente teve início no fim de 2024 com a chegada da Riddara, marca de picapes elétricas também pertencente ao Grupo Geely, e ganha escala com a incorporação da Farizon, referência global em veículos comerciais eletrificados.

“A chegada da Farizon ao Brasil reforça nosso compromisso com soluções robustas, inteligentes e alinhadas à nova era da mobilidade sustentável”, destaca Jober Cardoso Da Fonseca, CEO do Grupo Timber. “Em nossa estratégia estão previstos investimentos iniciais de R$ 40 milhões, contemplando aquisição dos primeiros lotes, capacitação técnica, estrutura de atendimento, homologação dos veículos e construção de uma concessionária modelo, além da adaptação das filiais já existentes do Grupo para o pós-vendas”. 

Os planos do Grupo Timber ainda envolvem a formação de uma equipe dedicada, com profissionais do time atual somados a especialistas do setor automotivo que já atuaram na consolidação de marcas eletrificadas no Brasil. A estratégia inclui também vendas diretas para frotistas e locadoras, com condições comerciais específicas, além do desenvolvimento de um ecossistema de suporte técnico, com infraestrutura de recarga e soluções financeiras como leasing operacional e serviços complementares.

A atuação com a Farizon será nacional, mas terá início pelas regiões Sul e Sudeste, onde há maior maturidade de mercado e de infraestrutura de recarga. A estrutura de pós-venda está em fase de implantação, com foco inicial nessas praças. A cadeia de peças será organizada com fornecedores homologados por estado, com estoques estratégicos — peças de reposição distribuídas regionalmente e centro logístico principal em Curitiba. Equipes da Farizon também permanecerão no Brasil para apoiar a capacitação local e garantir excelência técnica.

Além de impulsionar a modernização dos modais de transporte, a entrada do Grupo Timber no setor de eletromobilidade comercial amplia as possibilidades para que seus clientes avancem em suas próprias agendas ESG. As soluções oferecidas contribuem diretamente para a redução de emissões, a eficiência operacional e o uso responsável de recursos, especialmente em operações logísticas, urbanas e industriais com metas ambientais e compromissos públicos assumidos.

“Esse novo capítulo reforça nossa visão de futuro e vocação em integrar soluções inovadoras aos segmentos nos quais atuamos. A eletromobilidade comercial passa a ser estratégica em nossos negócios — com o mesmo compromisso que nos consolidamos como referência em tecnologia, atendimento e pós-venda nos últimos 20 anos”, finaliza Fonseca.

Sobre a Farizon – Fundada em 2014, a Farizon é uma fabricante global de veículos comerciais elétricos, voltada ao desenvolvimento de soluções de mobilidade limpa, inteligente e eficiente. Pioneira na China como o primeiro grupo automotivo dedicado exclusivamente a novas energias no segmento comercial, a marca reúne tecnologia, engenharia avançada e conectividade para atender às demandas crescentes da logística urbana e das operações de entrega. Presente em mercados estratégicos da Ásia, Europa e América Latina, a Farizon atua como referência global em plataformas elétricas para aplicações comerciais. Para mais informações, acesse: https://global.geelycv.com.

Sobre o Grupo Timber – O Grupo Timber, integrante do Grupo Rodoparaná, atua há mais de 20 anos como referência nacional em soluções para mecanização e mobilidade nos setores florestal, agrícola, de construção, mineração, energia e movimentação de materiais. Reconhecido pela oferta de tecnologia de ponta e excelência em suporte técnico, o Grupo combina portfólio diversificado, atendimento especializado e cobertura regional com oito filiais distribuídas em cinco estados brasileiros. Com foco em inovação, eficiência operacional e proximidade com o cliente, o Grupo Timber atualmente representa os seguintes players globais: Ponsse, Sany, Fuchs, Plantma, XAG, Falcon Forestry, Veriga, Risutec e, mais recentemente, a Riddara, expandindo sua atuação para o mercado de veículos elétricos. Para mais informações, acesse: www.grupotimber.com.br.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?