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Agronegócio impulsiona segmento de comerciais leves

Enquanto venda de carros subiu 5% até maio, a de picapes teve alta de 7% e a de furgões de expressivos 54%

12/06/2025

Por Alzira Rodrigues

Ao apresentar balanço dos primeiros cinco meses do mercado automotivo na semana passada, o presidente executivo da Anfavea, Igor Calvet, fez questão de destacar o melhor desempenho dos comerciais leves em relação aos automóveis, cujas vendas no varejo estão inclusive em queda.

Na avaliação do executivo, o bom momento do agronegócio tem sido decisivo para gerar demanda maior por picapes e furgões, que totalizaram 209,6 mil unidades emplacamentos no período, expansão de 10% sobre as 189,5 mil licenciadas de janeiro a maio de 2024.

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No mesmo comparativo, a demanda por carros, considerando vendas diretas e varejo, cresceu 5%, passando de 684,5 mil para 717,5 mil unidades. Na média, o mercado de veículos leves – puxado pelos comerciais – evoluiu 6,2%, de 874,4 mil para 719,5 mil, conforme dados da Fenabrave.

No caso das picapes, a expansão ficou um pouco acima da média, na faixa de 7%, com os negócios subindo de 168,9 mil para 180,9 mil unidades. 

Já a demanda por furgões explodiu este ano. Entre unidades pequenas e médias/grandes, foram comercializados 28.672 furgões até maio, alta expressiva de 54,4% sobre os 18.565 negociados nos primeiros cinco meses do ano passado.

A Fiat detém relevante participação de 41% no segmento de veículos leves (veja tabela abaixo), o que certamente é decisivo para a sua liderança no mercado  como um todo.

A marca italiana é a primeira colocada entre as picapes pequenas e médias/grandes – com Strada e Toro, respectivamente –  e também entre os furgões pequenos, com o Fiorino, que teve mais de 7,6 mil licenciamentos entre janeiro e maio.

As demais participações são de 12,5%, da Volkswagen, 9,5% da General Motors, 8,8% da Toyota, 7,3% da Ford e 6,1% da Renault. Entre os furgões médios/grandes, a líder é a Renault, com o Master, que vendeu 6,6 mil unidades este ano. Na sequência vêm dois modelos da Fiat, Ducato e Scudo.

O desempenho de alguns modelos este ano é realmente surpreendente. As vendas da Ducato mais do que dobraram, de 840 para 1,9 mil unidades, as da Master cresceram 62%, de 4.058 para 6.569 unidades, e as da Iveco Daily evoluíram mais de 50%, de 665 para 1.008 veículos.

PARTICIPAÇAO DAS MARCAS NO MERCADIO DE COMERCIAIS LEVES – Jan/maio 2025

Fonte: Fenabrave

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/Fiat

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