“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Goodyear lança aplicativo de controle digital de pneus para motoristas e gestores de frotas

Tecnologia permite acompanhar status dos pneus, com histórico de manutenção e acesso à Rede Goodyear

27/05/2025

Novo appGoodyear auxilia no acompanhamento dos pneus dos caminhões

A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, anuncia o lançamento da versão Beta do aplicativo Fleet Hub, uma ferramenta inédita que revoluciona a forma como os pneus são gerenciados por motoristas autônomos e gestores de frotas no Brasil. Com uma proposta acessível e totalmente digital, o aplicativo oferece controle completo do ciclo de vida dos pneus diretamente na palma da mão, além de conectar os usuários à Rede Goodyear em todo o Brasil.

A novidade traz um salto tecnológico ao integrar diversas soluções já oferecidas pela Goodyear, como o CheckPoint, o TPMS Plus e os pneus com chip RFID.

Fleet Hub permite que o usuário cadastre veículos e pneus para acompanhamento de manutenções, como inspeção de sulco e pressão de cada pneu, movimentação de pneus no veículo, pneus em estoque ou mesmo para descarte; realizando o cálculo do CPK (Custo por Quilômetro) e o acesso automático às inspeções feitas pelos revendedores oficiais Goodyear, tudo isso, com alta padronização e qualidade nos serviços prestados.

“O Fleet Hub surge como o centro de comando digital da gestão de pneus. Nossa intenção é ampliar o acesso às tecnologias e levar mais previsibilidade e economia para todos os perfis de transportadores, desde o caminhoneiro autônomo até o administrador de grandes frotas. A inovação está em integrar soluções que já temos no mercado em uma experiência mobile simples e poderosa”, destaca Fernanda Baré, Gerente Sênior de Serviços & Soluções da Goodyear do Brasil.

Ao fazer o download do aplicativo, já disponível em Android e em breve no sistema iOS, o usuário escolhe seu perfil: motorista autônomo, proprietário de pequena frota ou gestor de frota. A partir dessa seleção, o sistema adapta a interface e as funcionalidades de forma personalizada, tornando a navegação prática e aderente à rotina de cada tipo de operação.

Na etapa inicial, o aplicativo solicita informações como tipo de veículo, número de pneus montados, quilometragem média e tipo de carga transportada. Com esses dados, o Fleet Hub já oferece um primeiro resumo da operação e inicia o acompanhamento técnico dos pneus, permitindo uma personalização dos veículos cadastrados, algo bastante valorizado pelos motoristas.

As três áreas principais do Fleet Hub

  • Início: Nesta etapa, o usuário visualiza indicadores operacionais, como o CPK, permitindo decisões mais eficientes na compra e na manutenção dos pneus. A aba também apresenta conteúdos relevantes aos usuários, como vídeos e campanhas de produtos.
  • Gestão: Espaço onde se cadastra pneus e veículos, executa e acompanha as inspeções. O motorista ou frotista que tiver o Fleet Hub instalado, e chegar a uma revenda oficial Goodyear, terá seus dados de inspeção automaticamente disponibilizados, proporcionando fácil acesso ao status dos pneus, ganhando agilidade.
  • Serviços: Nesta aba, o motorista localiza o Truck Center Goodyear mais próximo e é direcionado ao local via seu aplicativo de navegação favorito. A integração com a Rede Goodyear permite mais agilidade na execução de serviços preventivos e corretivos, com acesso instantâneo às informações dos pneus.

Além de oferecer funcionalidades próprias, o Fleet Hub é compatível com toda a gama de soluções da Goodyear, integrando diversas tecnologias já disponíveis do portfólio, como:

  • Pneu com chip RFIDControle patrimonial de cada pneu a partir de uma identidade única em toda vida do pneu.
     
  • CheckPointInspeção automatizada de pneus, em segundos, com o veículo em movimento.
     
  • TPMS PlusMonitoramento em tempo real de pressão e temperatura dos pneus, oferecendo rastreamento do veículo para gestores e condutores.

O app funciona perfeitamente mesmo que o usuário ainda não possua nenhuma dessas tecnologias, servindo como porta de entrada para digitalização da operação e melhoria contínua da frota.

“Esse lançamento representa mais um passo da Goodyear na transformação digital do transporte brasileiro, conectando múltiplos fluxos de dados, melhorando a tomada de decisão e promovendo a sustentabilidade das operações. Estamos entregando governança de forma acessível, com um ecossistema completo de serviços e soluções”, completa Fernanda Baré.

Com a nova solução, a Goodyear reforça sua jornada de ciclo completo: pneus de alto desempenho, serviços de recapagem, tecnologias digitais e uma rede nacional especializada, conectada e pronta para atender em qualquer ponto do Brasil.

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus e pneus para aviação. Com 68 mil colaboradores, 53 fábricas em 20 países ao redor do mundo. A companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus, e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional. A empresa também é conhecida por seus centros de inovação em Akron e Colmar-Berg, Luxemburgo, que buscam desenvolver produtos e serviços de última geração.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?