“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Scania lança novo caminhão a gás RH 460 6×4 na Agrishow 2025

Pacote com condições especiais para os clientes da feira contempla as linhas de veículos rodoviários e fora de estrada, serviços e soluções financeiras

02/05/2025

RH 460 6x4 X-gás

A Scania escolheu a 30ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) para apresentar seu mais novo produto, o caminhão a gás RH 460 6×4 X-gas. Além disso, a marca oferece condições especiais em negócios realizados com preços diferenciados para os caminhões rodoviários e fora de estrada, nos pacotes de Serviços do Scania PRO e nas alternativas financeiras da Locação, do Scania Banco e do Consórcio. Os atendimentos aos visitantes são feitos pelas equipes das Casas Scania Escandinavia, WLM Quinta Roda e P. B. Lopes. O evento será realizado até esta sexta-feira (2 de maio), em Ribeirão Preto (SP).

No estande de 600 metros quadrados da Scania estão expostos quatro caminhões e um motor. Além do novo rodoviário RH 460 6×4 a gás/biometano, o rodoviário Super 500 RH 6×4 (transporte de grãos), o fora de estrada G 560 6×4 XT (canavieiro) e o P 280 6×4 XT – Light Construction, lançado na Fenatran 2024. Além de um propulsor de 13 litros OC 13 (movido a gás e potência de 400 kVA) para geração de energia nas aplicações industriais, lavoura, pecuária, petroquímica e aterros sanitários. Há também o Scania Shop, área para os fãs comprarem os produtos licenciados da marca.

Uma grande iniciativa da Scania sobre o estande foi a parceria com a Eccaplan para receber o Selo Evento Neutro, que reconhece a garantia de práticas mais conscientes. Ou seja, todas as emissões de CO2 relacionadas ao estande da Scania – desde a montagem e desmontagem até o deslocamento da equipe e materiais de cenografia – serão quantificadas e compensadas. Há ainda a certificação Sou Resíduo Zero também em parceria com a Eccaplan. Essa certificação garante que os resíduos descartados durante o evento serão devidamente geridos, promovendo práticas de reaproveitamento e reciclagem.

“O nosso espaço tem sido muito procurado pelo público para conhecer o lançamento da feira, o Scania RH 460 6×4 a gás, que traz a potência de 460 cavalos, o conceito ‘mochilão’ com maior autonomia (até 450km) na tração 6×4, 311 metros cúbicos de volume de gás nos cilindros, e expande ainda mais as possibilidades aos clientes do Agro com veículos movidos a gás e/ou biometano”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “Teremos duas opções de capacidade máxima de tração (CMT), de 90 toneladas, sem redução nos cubos, e de 150t com redução nos cubos.”

“Ano passado aqui mesmo na Agrishow mostramos o “irmão” GH 460, prova que temos certeza do sucesso que será no Agro a linha X-gas. Desde dezembro de 2024, a Resolução CONTRAN nº 1.015/2024 autoriza o aumento de uma tonelada no peso permitido por eixo dianteiro de caminhões que utilizam tecnologias de propulsão alternativas ao diesel. Com isso, temos agora a opção pela cabine R, a nossa mais vendida do mercado, de teto alto. Outra vantagem da tração 6×4 é tracionar composições de até 74 toneladas”, conta Gallao. É possível financiar os produtos a gás via CDC Verde, pelo Scania Banco.

“A Agrishow é uma feira muito tradicional. Convidamos os clientes e interessados em conhecer as soluções da Scania com oportunidades atrativas de preços imperdíveis e de pronta entrega de caminhões para diversas aplicações. Além de condições especiais nos serviços, especialmente para os planos de manutenção do Scania PRO, e descontos de até 40% nos valores das peças originais e em kits de reparo”, afirma Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “A Scania oferece a melhor solução do mercado com o menor custo total de operação. Por outro lado, com mais um modelo a gás no portfólio realçamos nossa liderança na transição para um sistema de transporte mais sustentável. Desde 2019, a Scania já vendeu 1.500 caminhões da linha a gás no Brasil”, salienta Piccirillo.

“Estamos reforçando com os clientes todas as vantagens comerciais dos nossos chassis rígidos e cavalos mecânicos na tração 6×4, por ser a configuração mais utilizada no agronegócio. Não poderíamos deixar de trazer o nosso campeão de vendas, o líder de mercado, o canavieiro Super 560 G XT”, explica Piccirillo. “O sucesso de vendas da nossa linha XT é absoluto. Trouxemos pela primeira vez na Agrishow o novíssimo P 280 para a construção leve, que nas aplicações off-road também pode ser utilizado como veículo de suporte, caminhão pipa ou comboio. É um verdadeiro coringa”.

“Outra boa novidade é o nosso cavalo mecânico rodoviário 6×4 na motorização Super, com a nova potência de 500 cavalos. Escolhemos ofertar a partir deste ano na gama 6×4. Ele forma uma dupla de respeito com o outro Super de 560cv para as composições 6×4. Reforçando que o cardan é reto na linha Super”, explica Marcelo Gallao.

O fora de estrada G 560 6×4 XT (canavieiro) tem 560cv de potência, desenvolve torque de 2.800Nm, e oferece uma capacidade máxima de tração (CMT) de 150 toneladas. Já o rodoviário Super 500 RH 6×4 (transporte de grãos) dispõe de 500cv, 2.650Nm de torque e CMT de 90t. Por fim, o P 280 6×4 XT (Light Construction), é equipado com 280 cavalos, desenvolve torque de 1.200Nm e tem CMT de 150 toneladas.

Serviços Scania: máxima disponibilidade para o Agro

A Agrishow 2025 está sendo palco de uma nova forma de mostrar a eficiência dos Serviços Scania. Há no estande uma estação de serviços, um contêiner especialmente dedicado para as equipes demonstrarem as vantagens Scania de todos os pacotes de soluções do Scania PRO, da Control Tower, Driver Services, Serviços Dedicados, Scania Fit, Sistema de Troca, Scania Assistance (24h) e da conectividade, com simulações online para aumentar a experiência dos clientes.

Linha Scania a gás: seguros e viáveis

As pioneiras soluções a gás e biometano da Scania são plenamente viáveis para o mercado brasileiro e cadeias sucroenergética e do agronegócio. O biometano pode ser gerado de restos de culturas agrícolas, fezes de animais, resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano.

O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Abastecido de biometano a redução de emissões de CO2 pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.

Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.

Scania e Megatec

Outros caminhões Scania estão expostos em estandes de empresas parceiras, dentre elas, a Megatec, de implementos agrícolas, com o modelo MGTraktor XT, oriundo do Scania G 560 6X4, que teve a quinta roda adaptada para acoplar, de uma maneira rápida e fácil, uma distribuidora de vinhaça e um transbordo. Com isso, ele alcança o dobro da capacidade de transporte de cana. A caixa de transmissão é a G33, sucesso absoluto no mercado.

  • Serviço
    • 30ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação)
    • Quando: 28 de abril a 2 de maio das 8h às 18h
    • Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

Scania lança Edição Especial Super 500

São 500 unidades exclusivas, que serão vendidas até o final de junho de 2025

A Scania, pioneira na criação de séries e edições especiais de caminhões pesados no Brasil, apresenta seu mais novo modelo customizado e com apenas 500 veículos disponíveis: Edição Especial Super 500. As vendas já estão liberadas em todas as concessionárias da marca e o período vigente será até o último dia de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo seguinte site alusivo: Link.

O caminhão escolhido foi o de 500cv na tração 6×2, motor de 13 litros e que desenvolve torque de 2.650Nm entre 900 @ 1.320rpm, para comemorar o sucesso da gama Super no Brasil, desde seu lançamento em 2022.

A Edição Especial Scania Super 500 tem cor cinza Nardo, adesivagem em forma de raio, bancos de couro, multimídia e novo painel digital de 12,9’’, geladeira e climatização premium, kit aerodinâmico completo com defletores exclusivos e saias laterais, rodas de aço pretas e acabamento refinado. Além de pacote de segurança com airbags lateral (cortina) e de volante, freio de emergência (AEB), assistente de mudança de faixa (LDW), sistema de estabilidade (ESP) e preparação de fábrica para a instalação de rastreador. Estão pintadas na cor Ebony Black grade frontal, as saias laterais, para-choque e painel inferior dos degraus. Outra vantagem fundamental está nos serviços agregados do Scania PRO com manutenção preventiva e mão de obra inclusa, inteligência da manutenção Scania, pacote Avaliação do Motorista e Control Tower. Por fim, a aquisição da solução completa via apoio da Scania Serviços Financeiros (Banco, Consórcio e Corretora de Seguros).

“Estamos celebrando o sucesso da gama Super no Brasil, a única que é 100% nova do mercado, e não apenas uma atualização para se enquadrar na lei de emissões Proconve P8, ou Euro 6. São modelos que estão oferecendo entre 8% e 14% a mais de economia de combustível em comparação à geração anterior, um resultado inigualável no mercado dos pesados”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “A Edição Especial Scania Super 500 tem equilíbrio perfeito entre força e desempenho com máxima segurança e tecnologia. As vendas já começaram.”

“Todas as séries ou edições especiais da Scania tem um objetivo, comemoram um fato. Desta vez, vamos celebrar o Super no motor 500cv, que faz muito sucesso nesta versão, e tem como principal diferencial uma velocidade média superior”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “O modelo combina todas as premissas de uma Edição Especial da Scania. Une força e eficiência, design único e marcante, um pacote completo de itens de segurança e de componentes no interior do veículo que aprimoram o já reconhecido conforto premium e a ergonomia da cabine Scania ao motorista. Além disso, a gama Super tem o maior torque do mercado (2.650Nm) com excelente performance já em baixas rotações”, completa Gallao.

“É a primeira vez que usamos uma identidade visual inspirada na força da natureza. Transformamos as tradicionais faixas das edições especiais da Scania em raios estilizados, que simbolizam o poder (torque) e a energia (velocidade média superior) do veículo. Assim, quando unimos a imagem externa aos diferenciais únicos desse modelo criamos um caminhão extraordinário, capaz de tornar a jornada do cliente ainda mais notável e grandiosa”, explica Lana Piccoli, gerente de Marketing da Scania Operações Comerciais Brasil.

Sobre a Scania

A Scania é líder mundial no fornecimento de soluções de transporte. Juntamente com os nossos parceiros e clientes, estamos liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. Em 2024, entregamos 96.443 caminhões, 5.626 ônibus, bem como 11.170 motores industriais, marítimos e para geração de energia aos nossos clientes. As vendas líquidas totalizaram mais de 216 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% foram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera hoje em mais de 100 países e emprega cerca de 59.000 pessoas. No Brasil, a fabricante está desde 1957. A pesquisa e o desenvolvimento são realizados globalmente em nossa sede principal em Södertälje, na Suécia. A produção ocorre na Europa e na América Latina, com centros regionais de produtos na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte do Grupo TRATON.

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