Por Vitor Matsubara
O dinamismo da indústria automotiva da China pode ser muito interessante para nosso país. Algumas atrações entre os carros chineses expostos no Salão de Xangai, inclusive, vão chegar às ruas do Brasil nos próximos meses ou anos.
Descubra a seguir cinco carros chineses que serão lançados no Brasil em breve.
Chevrolet Captiva EV entre os carros chineses para o Brasil

O Wuling Starlight S chegará ao mercado brasileiro pelas mãos da Chevrolet, que vai rebatizá-lo com um nome de sucesso no fim dos anos 2000: Captiva.

O novo Captiva EV usa motor elétrico de 150 kW (204 cv) e torque de 31,6 kgfm. O SUV vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h. Um lote destes carros chineses já desembarcou e está em processo de homoloção no Brasil.
BYD Dolphin

O novo Dolphin está entre as atrações da BYD e entre os carros chineses já preparados para o Brasil. O design foi repaginado e inclui novos faróis, grade dianteira e para-choques.
Há mudanças também na cabine, que tem duas telas: a do painel de instrumentos LCD tem 8,8 polegadas e a da central multimídia giratória, 12,8”.
Chevrolet Spark EUV

O Chevrolet Spark EUV está confirmado para o Brasil e deve estrear nos próximos meses. Ele é fabricado na China pela Wuling, que também produz o Starlight S/Captiva EV, mas é vendido como Baojun Yep Plus.

O Spark EUV tem motor elétrico de 102 cv e 18,4 kgfm de torque. A ideia da GM é posicioná-lo como rival do BYD Dolphin.
JAC Hunter híbrida

A recém-lançada Hunter já tem uma versão híbrida plug-in.
A picape combina motor 2.0 turbo a dois motores elétricos (um em cada eixo), que resultam em 523 cv de potência combinada e torque de 102 kgfm.
Sua chegada está confirmada pelo grupo SHC, que representa a JAC no Brasil, ainda para 2025.
Nova Volkswagen Amarok

A nova Volkswagen Amarok feita para a América do Sul já teve vários detalhes revelados. O que não foi dito oficialmente é que a base do projeto virá da China. Mais precisamente da Saic, que vende a Maxus Terron T9.
A picape impressiona ao vivo. Tem 5,50 m de comprimento, 2 m de largura, 1,86 m de altura e 3,30 m de distância entre-eixos.
O design será completamente repaginado e um esboço assinado por JC Pavone, chefe de design da Volkswagen para as Américas do Norte e do Sul, já foi apresentado.
Fonte: Automotive Business