Por Vitor Matsubara
Ao mesmo tempo em que confirma o início das operações no Brasil para abril, a Omoda Jaecoo já fala em produção local de híbridos flex.
O lançamento oficial das marcas está programado mais especificamente para os dias 15 e 16 do próximo mês.
A montadora vai iniciar a operação nacional com 50 lojas. A rede abrange 18 estados e inclui grandes grupos de concessionárias, como o Grupo Amazonas, que abriu sua primeira revenda em São Paulo (SP).
Produção no Brasil começa “bem antes” de 2028

Felipe Amaral, diretor de desenvolvimento de rede e planejamento de vendas da Omoda Jaecoo, garantiu que a produção de carros no Brasil acontecerá bem antes de 2028.
O executivo não quis comentar sobre a localização da futura fábrica, tampouco confirmou se a planta de Jacareí (SP) será escolhida.
Mesmo assim, Felipe disse que não se pode descartar a possibilidade de usar a fábrica, que teve as atividades encerradas pela Caoa Chery em 2022.
A fabricante assegura que a decisão de produzir carros no Brasil não está atrelada a resultados de vendas, e sim ao tamanho de mercado.
O sinal verde se deu porque o volume desejado pela Omoda Jaecoo é para um mercado total local de 1,5 milhão de unidades/ano, número que a indústria brasileira já supera há anos.
Carros nacionais serão híbridos flex

Felipe também revelou que os primeiros carros da Omoda Jaecoo feitos no Brasil serão híbridos flex. A empresa vai trabalhar com propulsores de combustão, híbridos puros, híbridos plug-in e elétricos.
Por fim, o executivo disse que um modelo a ser apresentado no Salão de Xangai, em abril, é forte candidato a ser fabricado no Brasil.
As vendas em abril, contudo, começam com os SUVs elétricos Omoda 5 e Jaecoo 7 que ilustram essa reportagem.
Omoda e Jaecoo não terá ligação com Caoa
A Omoda Jaecoo faz parte do grupo Chery, que também controla as marcas Jetour, Exeed e iCar.
Apesar disso, as operações não terão relação alguma com a Caoa, com quem a Chery tem um acordo comercial no Brasil.
Em termos de estratégias com as novas marcas, cada uma será posicionada de olho em um público. A Omoda mira no consumidor da nova geração que está dentro do mercado de luxo, enquanto a Jaecoo se apega à Geração Z.
Marcas estão em 40 países pelo mundo

Todas as revendas seguem padrões visuais de fachada e showroom. O posicionamento dos veículos, com os modelos Omoda do lado direito e os da Jaecoo no canto esquerdo, também é padronizado.
A meta da Chery é inserir as marcas Omoda e Jaecoo em 60 novos mercados e atingir o volume de 1,5 milhão de unidades vendidas globalmente até 2030.
Atualmente, a empresa está em 40 mercados espalhados por cinco continentes. São 873 concessionárias em funcionamento e, até agora, 460 mil unidades foram comercializadas.
A fabricante já tem um centro de distribuição de peças a ser inaugurado em Cajamar (SP). Segundo a empresa, toda a infraestrutura de pós-vendas está pronta, incluindo a área de atendimento ao cliente.
Fonte: Automotive Business