Por Fernando Miragaya
Em um evento global com vários representantes e executivos da marca de todo o mundo, a Kia apresentou seus futuros veículos elétricos (VEs). Chamado EV Day, a ação aconteceu em Barcelona (Espanha) e revelou o furgão movido a bateria que a fabricante venderá no Brasil.
Conforme Automotive Business noticiou em novembro de 2024, a Kia planeja trazer para o Brasil a nova linha de veículos comerciais elétricos da marca coreana. Essa família começa com o PV5, mostrado no evento de Barcelona.
O furgão/van multifuncional foi apresentado juntamente com o novo plano de eletrificação da Kia, que inclui a gama EV4 (com os primeiros sedã e hatch 100% elétricos da marca) e o carro conceito compacto EV2.
Como é o furgão elétrico da Kia

O PV5 é o primeiro furgão elétrico da Kia. Ele usa a arquitetura E-GMP.S, dentro da PBV, de Platform Beyond Vehice (algo como “plataforma além do veículo”), e foi apresentado em diferentes configurações.
A Cargo tem capacidade para até 4.900 litros e a chassi-cabine pode receber caçamba aberta ou compartimento do tipo baú. Já a opção Crew, também para carga, segundo a fabricante, possibilita diferentes tipos de adaptações e conversões.
O furgão elétrico da Kia também tem duas variantes para transporte de pessoas: a Passenger, com três filas de bancos, e uma específica para cadeirantes, chamada WAV.
A família de comerciais leves chega com opções de baterias com capacidades de 51,5 kWh ou 71,2 kWh – há uma de 43,3 kWh exclusiva para o PV5 Cargo. O motor dianteiro tem potência equivalente a 163 cv e torque máximo de 25,5 kgfm.
Além do design diferentão e futurista, o furgão elétrico da Kia é equipado com quadro de instrumentos eletrônico em display de 7” e central multimídia em outra tela, de 12,9”, com sistema operacional Android. O veículo é habilitado para atualizações over-the-air (OTA).
Quando o furgão elétrico da Kia chega ao Brasil?
O modelo é o primeiro de uma linha de furgões elétricos que a Kia vai completar com os futuros PV3 e PV7. Já as vendas do PV5 devem começar no primeiro semestre na Ásia.
Para o Brasil, o diretor de operações da Kia, Gustavo Gandini, confirmou à AB a vinda do furgão elétrico. Porém, o executivo não quis dar uma data para a chegada do modelo, nem informar quais versões virão.
A reportagem apurou, contudo, que há uma expectativa interna dentro da marca de que o PV5 seja lançado por aqui entre o fim de 2025 e começo de 2026. Mas isso depende de volume de produção lá fora e também do humor do dólar.
Os outros elétricos revelados pela Kia

Como dito, o EV Day também serviu de palco para os próximos veículos de passeio elétricos da montadora. O principal, a versão de produção do EV4, com configurações hatch e sedã.
O modelo tem duas opções de bateria: 58,3 kWh (padrão) e 81,4 kWh (longo alcance). No caso da extended range, a autonomia prometida é de até 630 km, de acordo com os padrões WLTP.
O motor gera 204 cv. Com isso, segundo a Kia, o EV4 faz 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.
Entre os equipamentos, chave digital, sistema i-Pedal (para otimizar a recuperação de energia das desacelerações) e instrumentos e multimídia integrados em uma telona de 30”, com serviços de streaming como YouTube e Netflix.
Apesar de a Kia do Brasil não ter falado nada a respeito, o EV4 também é cotado para ser vendido aqui. Bom lembrar que a marca já importa para o Brasil os SUVs elétricos EV5 e EV9.
Telas interativas de OLED no lugar das janelas

Já o EV2 servirá de base para o futuro compacto elétrico da Kia. A fabricante não deu maiores detalhes técnicos sobre o modelo, que traz aqueles coisas típicas de conceitos.
Por exemplo, as portas têm abertura no sentido invertido. Dentro, divisórias de bagagem retráteis e tecnologia de janela interativa, que exibe mensagens, gráficos ou informações diretamente nas janelas dos veículos, por meio de displays transparentes e projeção de LED/OLED.
Fonte: Automotive Business