“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Volkswagen inicia em abril a produção do Virtus no Paraná

31/01/2025

  • Medida, confirmada em 2024, faz parte de acordo feito com o quadro local de funcionários da fabricante

Por Bruno de Oliveira

Está programada para começar na primeira semana de abril a produção do sedã Volkswagen Virtus na fábrica que a montadora mantém em São José dos Pinhais (PR).

Segundo fonte ligada à montadora, a programação indica uma produção de 100 unidades/dia do sedã na fábrica, podendo chegar a 125 unidades/dia no segundo semestre.

Existe a possibilidade da realização de algum tipo de solenidade para marcar o início da produção no local, ainda segundo o interlocutor.

A configuração do Volkswagen Virtus que será produzida ali ainda é uma incógnita. Hoje são vendidas as versões Sense, TSI, Confortline, Highline e Exclusive.

A linha já estaria pronta para iniciar a produção, seguiu a fonte. Trabalhadores do Paraná também finalizaram treinamento em São Bernardo do Campo (SP) para montar o Virtus.

O movimento de produzir um modelo da fábrica do ABC paulista também no Paraná faz parte de um acordo com os trabalhadores e foi antecipado pela reportagem da AB em 2024.

A confirmação da produção do sedã veio em evento na fábrica paranaense, no qual estiveram presentes funcionários, representantes do sindicato local dos metalúrgicos e membros do poder público.

A logística para produzir o Virtus em São José dos Pinhais envolve uma operação de transporte das carrocerias do modelo de São Paulo ao Paraná por meio de caminhões.

Essas carrocerias, armadas e soldadas em São Bernardo do Campo, serão pintadas na fábrica de São José dos Pinhais. Ali também será feita a montagem final dos componentes.

Procurada pela reportagem, a montadora confirma a produção do Virtus no Paraná em 2025, mas “ainda mantém em sigilo o mês de início das operações”.

Produção do Volkswagen Virtus equilibra ocupação das fábricas

Com a produção do Virtus no Paraná, as fábricas da VW no país mantêm um certo equilíbrio na ocupação de cada uma.

Com o arranjo, a unidade paranaense passará a produzir, portanto, o SUV T-cross, o sedã Virtus e, em breve, uma picape inédita.

Em São Bernardo do Campo, na planta também conhecida como Anchieta, são produzidos os modelos Virtus, Nivus, Polo e a picape Saveiro.

Em Taubaté (SP), por ora é produzido apenas o compacto Polo Track, o qual dividirá o espaço, também em futuro não tão distante, com a produção do SUV compacto Volkswagen Tera.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?