Recém-lançada no EICMA 2024, a mais recente versão da moto aventureira chegará ao Brasil já em 2025
Reforçando o compromisso com o mercado brasileiro de motocicletas, a Yamaha confirma que a nova Ténéré 700, apresentada globalmente durante o EICMA 2024 (Salão de Milão), será lançada no Brasil já em 2025.
Perseguindo o Próximo Horizonte: a nova Ténéré 700
A icônica Ténéré da Yamaha não precisa de introdução. A moto que dominou o extenuante Rally Paris Dakar na década de 1990 será para sempre lembrada como uma das muitas motocicletas lendárias na história da Yamaha, e a Ténéré 700 honrou essa herança quando o caminho para o Próximo Horizonte foi revelado em 2018.
Equipada com o aclamado motor CP2 e proporcionando uma pilotagem de aventura genuína para qualquer lugar em um pacote mais leve e acessível, a Ténéré 700 foi um sucesso imediato que transformou o mundo do motociclismo de aventura.
Apesar do aumento da concorrência, a Ténéré 700 continua sendo a moto mais vendida globalmente em sua classe e agora, para 2025, vem uma nova geração da Ténéré 700 pronta para dar continuidade ao legado da Ténéré. Ela continua sendo uma máquina emocionante inspirada nos sucessos de rali da Yamaha, mas agora está ainda mais completa para os mais exigentes motociclistas.
Com uma especificação superior e um novo estilo de rali ousado, a plataforma CP2 aclamada pela crítica, a linha Ténéré 700 2025 passou por uma evolução significativa que mantém a Yamaha na vanguarda desta classe cada vez mais popular.
E embora a Yamaha tenha evoluído a especificação da Ténéré 700, testemunhe a introdução do acelerador eletrônico YCC-T, modos de atuação do ABS e suspensão atualizada, a equipe de design teve o cuidado de adicionar tecnologia. Como os auxílios eletrônicos, que aumentam o envolvimento do piloto com a motocicleta, com os ajustes para atender às necessidades pessoais do piloto ou às condições da estrada.
Mais do que nunca, a Ténéré 700 é a motocicleta para qualquer lugar que permite que os pilotos viajem sem limites. Seu amplo apelo a torna a moto preferida de uma grande variedade de pilotos, desde pilotos que usam a moto no dia a dia e apreciam o apelo e a presença que apenas a icônica Ténéré traz, até pilotos off-road experientes que procuram enfrentar terrenos mais desafiadores. Onde a Ténéré lidera, outros certamente seguirão em busca do Próximo Horizonte.
O mais recente design aventureiro da Yamaha
Inspirada nas famosas motos de Rally Raid da Yamaha do passado e do presente, a Ténéré 700 2025 ostenta um visual totalmente novo combinado com ergonomia desenvolvida para ser mais eficaz tanto para pilotagem em estrada quanto off-road.
A silhueta da Ténéré 700 se tornou icônica, ficando alta e ereta (com design vertical), na parte dianteira, antes de afinar para uma traseira compacta. Ela leva em conta as lições aprendidas ao longo de décadas vencendo provas de rali, combinando harmoniosamente funcionalidade, ergonomia e desempenho para proporcionar a pilotagem mais envolvente em todas as condições. O design frontal oferece excelente visibilidade e proteção para o piloto, em grande parte graças ao grande para-brisa de uma peça, enquanto a seção central e traseira minimalista contribui para uma posição de pilotagem que dá ao piloto bastante espaço para posicionar seu corpo, com atenção especial aos pilotos que querem se levantar e redistribuir o peso do corpo ao pilotar off-road, em pé.
Em comparação com o modelo anterior, o tanque de combustível foi movido para a frente, com grande consideração para equilibrar o tamanho com a ergonomia ideal, mantendo a linguagem de design clássica da Ténéré. A parte superior do tanque de 16 litros agora fica mais baixa do que a encontrada no modelo da geração anterior e essas mudanças contribuem para uma distribuição de peso mais equilibrada e melhor pilotagem.
A seção intermediária da Ténéré 700 2025 foi projetada não apenas para facilitar uma transição visual equilibrada entre a frente e a traseira da moto, mas também para fornecer um assento confortável e eficaz para o piloto – uma área na qual ele pode facilmente mover o peso do corpo enquanto usa a moto no fora da estrada. O design é descomplicado, com ênfase em fornecer um contato seguro entre a moto e as pernas do piloto e para facilitar um bom fluxo de ar nas posições sentada e em pé. O novo assento de uma peça, inspirado pelo rali, também é clássico da Ténéré, sendo longo e estreito em design e, em comparação com o design anterior de duas peças, oferece maior liberdade de movimento durante a pilotagem.
Por todas as razões práticas por trás do estilo, a equipe de design da Yamaha tem se esforçado para garantir a criação de uma motocicleta atraente que capture a essência da pilotagem off-road – afinal, é uma Ténéré.
Vista de frente, a Ténéré 700 dá o visual clássico de “torre de rally”. O novo design do farol apresenta quatro projetores de LED individuais empilhados em uma estrutura de alumínio, no estilo dos pilotos de rally contemporâneos da Yamaha, com a montagem em forma de “Y” dando um visual distintamente novo. Onde muitas motos de aventura podem parecer volumosas, as novas carenagens da Ténéré 700 transmitem sensação de leveza, mas permanecem resistentes e prontas para lidar com qualquer situação que o piloto desejar enfrentar. É uma motocicleta que tem capacidades off-road genuínas e a roda dianteira de 21 polegadas não está lá por acaso. Ela foi projetada para enfrentar qualquer estrada, pavimentada ou não, com bastante distância do solo e suspensão de longo curso configurada para absorver até as piores condições. Novos protetores de mão, com cores combinadas com a moto, não só confirmam as credenciais off-road da Ténéré 700, mas também têm os benefícios práticos de dar ao piloto proteção contra obstáculos ou qualquer arbusto que possa estar no caminho.
Suspensão dianteira ajustável de corrida
Qualquer moto off-road precisa de um design de suspensão de alto nível e longo curso, especialmente para o que se propõe, e a nova Ténéré 700 se beneficia da suspensão dianteira desenvolvida para corrida.
Os novos garfos invertidos são projetados para enfrentar até mesmo os terrenos mais hostis, com tubos de 43 mm de diâmetro resistentes à torção e 210 mm de curso da roda dianteira, contribuindo para impressionantes 240 mm de distância do solo.
Os garfos dianteiros da Ténéré 700 agora são totalmente ajustáveis. Os ajustes de compressão e retorno do amortecedor podem ser realizados com precisão girando parafusos em cada extremidade dos garfos. Além disso, o novo ajuste de pré-carga pode ser facilmente acessado também na parte superior de cada garfo.
A equipe de design da Yamaha também desenvolveu novas mesas, com uma braçadeira inferior de alumínio forjado e coroa de alumínio fundido combinando para fornecer resistência adicional ao mesmo tempo em que contribui para uma motocicleta muito leve e que realmente veste o piloto, transmitindo a sensação natural na qual moto e piloto são apenas um.
Suspensão traseira desenvolvida para rali
Assim como a suspensão dianteira da nova Ténéré 700 excede as expectativas de uma moto de alta cilindrada para aventura, a disposição traseira revisada aumenta a aposta com sua ação macia e ajuste sem ferramentas de fácil acesso.
Projetada para oferecer um passeio suave e estável na estrada e no off-road, a nova configuração combina um novo design do link traseiro com um amortecedor traseiro revisado, que oferece fácil ajuste para pré-carga, compressão e retorno.
Desenvolvido como resultado do feedback do programa de Rally Raid da Yamaha, o novo link progressivo da suspensão traseira foi redesenhado e melhorou a capacidade de amortecimento da suspensão, mantendo o curso da roda de 200 mm da Ténéré 700 anterior.
Com uma abordagem meticulosa para melhorar o desempenho da suspensão nas condições mais exigentes, sem comprometer o conforto na pilotagem regular, o corpo principal do sofisticado amortecedor traseiro é feito de alumínio devido à sua dissipação de calor superior. Isso se combina com um reservatório separado a gás, que mantém o óleo da suspensão resfriado e é pressurizado para evitar a formação de bolhas de ar quando o amortecedor está totalmente estendido. O ajuste remoto foi projetado para permitir que as mudanças sejam feitas rapidamente e sem ferramentas, enquanto um batente da haste do amortecedor de borracha superdimensionado fornece amortecimento adicional em condições extremas de pilotagem.
O resultado é uma configuração de suspensão traseira que fornece excelente feedback ao piloto e desempenho consistente, não importa quão difíceis sejam as condições.
Painel e interruptores premium elevam a experiência de pilotagem
A nova linha Ténéré 700 estreia um painel TFT colorido premium maior, agora de 6,3 polegadas, com estilo e funcionalidade excepcionais.
Instalado verticalmente em um design inspirado em “roadbooks” de Rally Raid, a tela oferece conectividade simples com smartphone para desbloquear uma série de recursos, incluindo a integração perfeita de chamadas telefônicas e mensagens, bem como música e navegação “turn-by-turn” pelo aplicativo Y-Connect. Esses recursos podem ser controlados usando o interruptor esquerdo, o que significa que o motociclista pode assumir o controle sem precisar parar ou mesmo tirar as mãos do guidão.
Para facilitar a integração perfeita com o smartphone do usuário, a motocicleta vem com uma tomada de carregamento USB Tipo C como padrão. A tomada é protegida por uma tampa à prova d’água e está convenientemente situada no lado direito do cockpit, garantindo que os dispositivos móveis permaneçam totalmente carregados mesmo nas viagens mais longas.
O novo display TFT de 6,3 polegadas permite que o piloto verifique claramente a velocidade da estrada, rpm e navegação, enquanto outros recursos incluem medidor de combustível, consumo médio de combustível, temperatura ambiente e um indicador de mudança de marcha.
Complementando a nova leitura TFT estão os novos interruptores do guidão, que oferecem mais funcionalidade do que aqueles encontrados na geração anterior da Ténéré 700 e tornam a rolagem pelas muitas funções fácil e intuitiva. Projetados ergonomicamente para fácil operação, circuitos impressos flexíveis são usados para permitir que cada interruptor manipule mais funções por meio do uso de um joystick de cinco direções. Além disso, os indicadores de direção foram atualizados, com novos recursos adicionados ao comutador do lado esquerdo: a seta pode ser configurada para sinalizar três vezes e apagar ou então sinalizar continuamente por mais tempo e apagar automaticamente.
Motor CP2 atualizado com YCC-T
O aclamado motor bicilíndrico paralelo de 690 cc da Yamaha, de quatro válvulas e refrigeração líquida, recebe uma atualização para a nova Ténéré 700, com a mais relevante sendo a adoção do YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle) que, por sua vez, facilita mapas de aceleração comutáveis pela primeira vez na plataforma CP2.
A entrega de potência linear e a natureza única do motor CP2 sempre foram propostas exclusivas da Ténéré 700 e os engenheiros da Yamaha trabalharam duro para melhorar ainda mais esses pontos fortes, atendendo às necessidades dos regulamentos de emissões PROMOT M5.
Os ingredientes permanecem os mesmos, com o virabrequim de 270 graus continuando a fornecer o batimento cardíaco deste premiado motor, com a introdução do YCC-T.
Também atualizado em relação às edições anteriores do Ténéré 700 está o duto de admissão de ar, que agora é mais curto e contribui para uma curva maior de torque em baixas rotações, um benefício ideal para a prática de off-road.
Diversas atualizações mecânicas foram introduzidas, todas focadas em melhorar a conexão entre piloto e máquina. A posição de atuação da embreagem foi movida para frente (35° no sentido horário) e uma nova capa protetora com formato mais simples e ergonômico foi adicionada. Essas atualizações garantem que o ponto de atuação da embreagem e a capa protetora não interfiram na perna do piloto, seja sentado ou em pé, dando mais espaço para o piloto se movimentar.
Outros refinamentos incluem o interior revisado da caixa de câmbio para uma troca de marchas mais suave. O número de engrenagens convexas e côncavas nas marchas foi aumentado de cinco para seis entre a primeira e a terceira marchas, para reduzir impactos, enquanto o ângulo da engrenagem foi modificado nas marchas quatro a seis, reduzindo a folga ao acelerar e desacelerar. Todas as mudanças resultam em uma motocicleta mais refinada e capaz, projetada para estar ainda mais em sintonia com seu piloto.
ABS e Controle de Tração comutáveis para o máximo controle off-road
Dando ao piloto da Ténéré 700 o controle máximo em um ambiente off-road, os sistemas de Controle de Tração (TCS) e ABS podem ser desligados para o controle manual total em qualquer superfície.
O TCS tem duas configurações, ligado e desligado, e pode ser selecionado por meio do menu no painel TFT, enquanto um botão grande na lateral do painel pode ser usado para controlar as configurações do ABS. Além disso, para uma operação mais rápida e conveniente, um toque longo no botão ABS dedicado desliga o sistema antibloqueio e o TCS.
Para o ABS, o Modo 1 é o padrão e ativa o sistema antibloqueio nas duas rodas, enquanto o Modo 2 desativa o ABS apenas na traseira. O Modo 2 é particularmente útil em superfícies com algum cascalho, permitindo a liberdade do piloto de aproveitar do giro da roda traseira em curvas, mas tendo a garantia do ABS na frente. O Modo 3 desliga a intervenção do ABS e entrega o controle total da frenagem ao piloto, fornecendo aos motociclistas experientes o máximo controle em quaisquer superfícies. Esses modos podem ser selecionados por meio do menu no painel TFT.
A mais resistente: estrutura de aço fica ainda mais forte
A Ténéré 700 é a motocicleta aventureira média mais resistente do mercado e sua espinha dorsal continua sendo uma estrutura tubular de aço de berço duplo acoplada a um braço oscilante de alumínio fundido por gravidade, desenvolvido para oferecer resistência e rigidez excepcionais.
Construída a partir de tubos de aço de alta resistência, a estrutura principal permite o uso de materiais mais finos, mantendo o peso geral da nova Yamaha Ténéré 700 o mais baixo possível. Os tubos da estrutura do quadro atuam em conjunto com a proteção do motor, de alumínio, para proteger o cárter de danos severos em caso de impacto forte, enquanto a subestrutura integrada facilita a instalação de opções de bagagem completas da linha de acessórios originais Yamaha.
A altura do assento da Ténéré 700 permanece em 875 mm e continua acessível a muitos pilotos graças ao seu design estreito. O assento estilo rali de uma peça é novo e combina com o mais recente tanque de combustível e tampa de embreagem modificada para dar mais espaço para o piloto se movimentar, permitindo que ele faça a transição entre a pilotagem na estrada e off-road com total facilidade.
Ergonomicamente, o triângulo de pilotagem permanece como o do consagrado modelo de primeira geração, mas o conforto é melhorado graças a uma remodelação da seção frontal do assento. O conforto do passageiro também é melhorado, com a mudança para um assento inteiriço, ajudando a criar uma conexão maior entre o piloto e o garupa.
O modelo Ténéré 700 2025 apresenta várias melhorias significativas para aumentar a resistência e aumentar a durabilidade quando pilotado em situações extremas de off-road. Além disso, o suporte do silenciador foi atualizado. Os pontos de montagem das malas laterais também foram reforçados, enquanto o descanso lateral foi redesenhado e reposicionado a partir do feedback dos clientes.
Outro ponto de contato importante da Ténéré 700 também foi atualizado para o modelo 2025, com novas e maiores pedaleiras de série. Vistas pela primeira vez na Ténéré 700 World Raid, as novas pedaleiras são 10 mm mais largas do que as encontradas no modelo anterior e realmente ajudam o piloto em mudanças de direção por meio das pedaleiras ao pilotar em superfícies soltas.
Disponibilidade no Brasil
O início da pré-venda da Ténéré 700 2025, modelo Yamaha desenvolvido para a prática de off-road, aventuras em trilhas e viagens longas, está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem no mercado brasileiro, quando o preço será divulgado. A nova Yamaha Ténéré 700 será produzida no Brasil, em Manaus (AM), a partir de agosto de 2025, com a chegada à rede de concessionárias brasileiras da marca prevista para o mês de setembro.
*As imagens são ilustrativas, podendo sofrer alterações para o modelo nacional
Sobre a Yamaha
A Yamaha iniciou as operações no Brasil na década de 1970, inaugurando sua primeira fábrica em Guarulhos, uma das primeiras subsidiárias da empresa fora do Japão. Atualmente, a companhia tem uma presença global em mais de 200 países, contando com uma equipe de 54 mil colaboradores. No mercado local, a corporação mantém uma rede com cerca de 559 concessionárias, empregando mais de 4 mil funcionários diretos.
A sede administrativa do grupo está localizada no complexo Cidade Jardim, na capital paulista. O centro logístico e o laboratório de tecnologia estão situados em Jandira, na Grande São Paulo, enquanto o centro de treinamento está estabelecido no complexo Imigrantes, em Diadema (SP). Além disso, em Manaus (AM), estão as 17 instalações fabris distribuídas em uma área construída de 125 mil metros quadrados.
O Grupo Yamaha Motor do Brasil é composto por oito empresas: Yamaha Motor do Brasil, Yamaha Motor da Amazônia, Banco Yamaha Motor do Brasil, Yamaha Administradora de Consórcio, Yamaha Motor do Brasil Corretora de Seguros, Yamaha Motor Componentes da Amazônia, Yamaha Motor do Brasil Logística – Yamalog e Yamaha Motor do Brasil Serviços e Participações.