“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Escola do Mecânico lança o projeto Oficina Verde focado no atendimento de condutoras

14/10/2024

De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Sophia Mind, sete a cada dez mulheres brasileiras se sentem inseguras na hora da revisão do carro

Em parceria com os lubrificantes Mobil e zero impacto ambiental, a nova oficina é dedicada ao público feminino, que é o mais vulnerável e, frequentemente, induzido ao erro na compra e trocas de itens para o carro

Quem nunca passou pela experiência ou conhece alguém que já foi convencido a aderir a uma extensa lista de serviços na hora de fazer a revisão do carro, sem que tivesse segurança sobre a real necessidade daquilo? De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Sophia Mind, sete a cada dez mulheres brasileiras se identificam com essa situação e afirmam preferir repassar a responsabilidade de cuidados com os automóveis para homens que integram seus núcleos familiares, sejam eles irmãos, pais, tios, namorados e etc.

É o caso da Mariana Kraetzer, moradora de Sumaré, no interior de São Paulo. “Lembro bem de uma situação em que, na oficina que havia levado meu carro, me disseram que eu tinha que trocar uma peça, porém, o custo era muito alto e acabei me sentindo insegura em arcar com aquilo sem ter certeza da real necessidade. Mais tarde, descobri que se tratava apenas de apertar um parafuso e estava resolvido. Por isso, a dica que dou é que busquem um lugar de confiança, pois teremos sempre que levar o automóvel em revisões periódicas e o bolso agradece”, alerta.

Relatos como o apresentado por Mariana Kraetzer são comuns a cerca de 70% das condutoras do Brasil e o principal fator que desencadeia a mencionada insegurança a esse segmento é o processo de diagnóstico sobre os problemas do veículo, que muitas vezes não é transparente. Diante desse cenário, a Escola do Mecânico e os lubrificantes Mobil, marca com mais de 150 anos de tradição, anunciam o lançamento da Oficina Verde, espaço inteligente para entrega de serviços em mecânica, inaugurado em Americana, região pertencente à Campinas, no interior de São Paulo.

Projetado por Sandra Nalli, que também é fundadora da Escola do Mecânico, os serviços da nova oficina contam com tecnologias inovadoras, pouco difundidas em oficinas convencionais. Com zero impacto para o meio ambiente, a proposta do lançamento é ressignificar a mecânica, além de ser financeiramente sustentável, ecologicamente correta e basear suas ações na transparência dos diagnósticos.

Inserida no setor automotivo, responsável pelo movimento de cerca de R$ 249,5 bilhões por ano, a oficina tem como objetivo levar informações confiáveis para o consumidor final, além de gerar emprego e renda, acelerando o mercado de ponta a ponta. A previsão é inaugurar mais duas unidades ainda esse ano nas cidades de Mogi Guaçu e Piracicaba, ambas no Estado de São Paulo.

“Além do fator ambiental, a grande motivação em criar uma oficina verde veio por conta da demanda em torno da mulher condutora, ela que é a mais suscetível e alvo de algumas armadilhas no mercado. Estamos investindo nesse modelo inteligente para também oferecer uma experiência nova do que é a mecânica, sem empurrar nada ou forçar uma situação que não existe.”, explica Sandra, que atua há mais de 20 anos no segmento.

A falta de informação é um dos motivos pelos quais a falta de segurança aumenta no setor, porém a especialista ressalta que existem exceções e bons profissionais no mercado que prezam pelo bom relacionamento com os clientes e exercem seu ofício de forma respeitosa e leal. “Seguimos a mesma metodologia que é passada nas aulas. O aluno aprende a realizar o diagnóstico de forma correta, sem que seja realizado nenhuma substituição desnecessária”, garante.

Tecnologia nova para a entrega de serviços inteligentes

Nessa empreitada, Sandra conta um time de peso na linha de frente e parceiros alinhados com a causa sustentável e inovação, como é o caso os lubrificantes Mobil, líder no mercado de lubrificantes e que está patrocinando o espaço. “Estamos orgulhosos em anunciar mais uma parceria com a Escola do Mecânico, dessa vez para viabilizar o projeto Oficina Verde, que está em linha com o propósito dos lubrificantes Mobil em promover soluções que contribuam para o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a preservação ambiental no Brasil. Nessa dinâmica, o principal fator de destaque é o processo de Troca Inteligente, criado pela marca Mobil e implementado na Oficina Verde, o qual permite que a troca de óleo seja realizada diretamente no cárter dos veículos. Dessa forma, o uso de embalagens é descartado, evitando desperdício com sobra de óleo e de plástico, além de proporcionar uma economia de até 20% e diminuir impactos no meio ambiente”, destaca Marina Teixeira, Coordenadora de Marketing B2C dos lubrificantes Mobil.

Conforme pontua Marina Teixeira, na Oficina Verde, o motorista consegue fazer a troca inteligente de óleo, um sistema de bombeamento que é possível colocar exatamente a quantidade correta de óleo que o carro suporta, zero desperdício. “Hoje, o condutor (a) acaba descartando muito produto, impactando o solo. Essa tecnologia que implantamos vai na contramão do mercado em geral e gera uma economia de quase 400 garrafas de plásticos que seriam descartadas no meio ambiente de forma irresponsável”, diz Gustavo Marcon, Gerente Operações Oficina Verde, que atua na área automotiva há 27 anos, e é um dos idealizadores do projeto.

De acordo com Marcon, um dos idealizadores do projeto ao lado de Sandra, existem duas formas de realizar a coleta do óleo nos veículos. “A primeira e a mais comum é por meio de gravidade utilizando coletores de óleo de fabricantes diversos. Esse método é realizado soltando o bujão do cárter do veículo e escoando todo o óleo do motor. A segunda forma é utilizar equipamentos de sucção método utilizado em oficinas especializadas com o equipamento preciso e rápido sem a necessidade de soltar o bujão do cárter ou erguer o veículo”, explica.

Além desse serviço, o espaço oferece alinhamento, balanceamento e manutenção na suspensão do veículo (substituição de amortecedores, bandejas) manutenção em freios, higienização de ar-condicionado e motores. “Também atendemos o público de motocicletas realizando revisões e manutenções preventivas”, diz Josiane Volfgram, Gerente Oficina Verde.

De acordo com Josiane, a Oficina Verde tem como principal filosofia trocar peças somente necessárias e conscientizar os clientes como rodar de maneira segura preservando as peças de seu veículo. “Nas manutenções preventivas o cliente não estará trocando peças antes do tempo aumentando a vida útil, claro que conscientizamos sobre a importância de manter os pneus sempre calibrados, trocar óleo na quantidade exata conforme o manual do proprietário, que são maneiras de economizar com a manutenção do veículo”, assegura.

Sobre os lubrificantes Mobil   

Os lubrificantes Mobil estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?